Personalidade e temperamento do pit bull

Também chamado de american pit bull terrier, essa raça é vítima da reputação que criaram sobre ela

A personalidade e o temperamento do pit bull causam algumas dúvidas entre as pessoas. Isso porque essa é uma das raças mais conhecidas em todo mundo.

Também chamado de american pit bull terrier, esse cão existe desde o século XIX. De acordo com o site da United Kennel Club (UKC), é uma raça oriunda de cruzamentos entre buldogues e terriers.

Já para o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle, o pit bull é vítima da má reputação criada sobre ele. Porque, no geral, essa raça bem socializada e treinada consegue ser um cão com boas características.

Personalidade do pit bull

O american pit bull parece ter total noção da força física que possui, agindo com uma coragem indomável. Determinação é outro aspecto da personalidade dos animais dessa raça. Por isso, são consequentemente um pouco teimosos.

Pit bull deitado

Determinação, inteligência e lealdade são alguns traços da personalidade dessa raça (Foto: depositphotos)

No entanto, com o adestramento feito desde a fase filhote, esses animais conseguem ser obedientes ao tutor.Isso porque o pit bull, além de todas essas características, também apresenta um bom nível de inteligência.

A raça ainda é considerada gentil com os entes queridos. Também pode ser fiel e por isso torna-se um excelente companheiro da família. Segundo a UKC, os cães desse tipo “sempre foram conhecidos por seu amor pelas crianças.”

Tudo isso, sem deixar para trás um lado desajeitado, que parece ser um charme para um cão dessa raça. Além desses aspectos, a personalidade de um pit bull está marcada pela amigabilidade, afetuosidade e lealdade.

Temperamento do american pit bull terrier

Mesmo diante de tantas características da personalidade do american pit bull terrier, é importante destacar aspectos que compõem o temperamento dessa grande raça.

Segundo especialistas em animais, o pit bull pode ser agressivo. Esse lado temperamental da raça é uma consequência da historicidade que um animal desse possui.

O pit bull já foi utilizado para caça de gado e porcos. Além disso, já foram criados como cães de luta. Infelizmente, ainda hoje é possível se deparar com ringues clandestinos que usam animais dessa raça.

Contudo, os cães desse tipo conseguem viver bem em sociedade. Para isso se tornar realidade, é necessário que os tutores busquem criá-los de uma maneira saudável.

“O pit bull é vítima da sua reputação: famosos cães de luta, são comprados por gente ávida por projetar imagem viril, que não se dedica aos cuidados com o cão e sua socialização”, afirma o veterinário Bruce Fogle.

Nesse sentido, o PhD em medicina veterinária recomenda que o tutor busque disciplinar o cão dessa raça desde cedo. “A maioria torna-se companheiro que sabe lidar com pessoas, mas pode atacar cães sem provocação aparente”, finaliza.

Com o devido treinamento, um american pit bull terreir torna-se um cão apto para viver em sociedade. Sendo amável e carinhoso com toda a família.

“O APBT [sigla para american pit bull terrier] não é a melhor escolha para um cão de guarda, uma vez que é extremamente amigável, mesmo com estranhos. O comportamento agressivo em relação aos humanos é incomum na raça e altamente indesejável”, conta a UKC.

História da raça

O país de origem do pit bull é os Estados Unidos. Mas, os cruzamentos para conseguir chegar até essa raça foram elaborados por criadores de cães na Inglaterra, Irlanda e Escócia.

A principal ideia dos criadores era conseguir uma raça que tivesse, ao mesmo tempo, a combinação de grandes características: a velocidade dos terriers com a força e a velocidade atlética do buldogue.

Assim, surgiu o american pit bull terrier. Por essas características, a raça é animada e tem uma versatilidade quando se trata da finalidade de sua criação.

Características do pit bull

O american pit bull terrier é um cão de porte médio, mas com um corpo longo. As patas traseiras são visivelmente musculosas e tanto o peitoral como as patas dianteiras também possuem essas características. Portanto, esses aspectos físicos denotam a força que essa raça possui.

O pit bull tem músculos maciços e bem visíveis na bochecha. A pelagem é grossa, mas curta e sedosa. Por fim, a cauda é fina em comparação com o restante do corpo.

Pit bull filhote

No Brasil, é crime mutilar orelhas e rabo dos cães (Foto: depositphotos)

“O American Pit Bull Terrier vem em todas as cores e padrões de cores, exceto merle. Esta raça combina força e capacidade atlética com graça e agilidade e nunca deve parecer volumosa ou musculosa ou com ossos finos e esguios”, afirma a UKC.

Infelizmente, alguns donos ainda cortam o rabo e as orelhas desses animais. Tudo isso para que o cão fique com uma expressão ainda mais intimidadora. No entanto, as duas práticas são consideradas crimes no Brasil.

American pit bull terrier: os tipos de terriers

Além das características da personalidade e os aspectos do temperamento do american pit bull terrier, é importante destacar ainda a aparência dessa raça. Isso porque, muitas pessoas confundem a imagem desse terrier com outros tipos.

Para diferenciar o pit bull dos outros tipos de terrier, é necessário estar atento a algumas características dos demais, como:

  • Staffordshire bull terrierTambém com um corpo musculoso, a raça foi criada para luta. Por isso, não é muito cordial com outros cães. Entretanto, o staffordshire bull terrier é afetuoso e brincalhão com as pessoas
  • Staffordshire american terrierEssa raça descende da anterior e foi criada para ser um cão mais alto e corpulento que o seu antecedente
  • Bull terrierEsse é o terrier mais diferente da linhagem. Isso porque, ele possui um crânio em formato oval e tem um porte menor que os demais
  • Stuffawler: Criado para luta, esse cão tem um corpo extremamente musculoso. É uma raça pouco conhecida
  • Blue monster: Corpulento, essa raça pode pesar até 60 kg. O nome deriva da cor de sua pelagem, um tom azulado
  • Colby: Uma das raças menos pesadas desse tipo de terrier. Apesar de ter sido criado para luta, possui um temperamento equilibrado
  • Red devil: A cor da raça é um tom avermelhado, por isso o nome. É mais conhecido como pit bull mexicano e é o menor do tipo pit
  • Spike: A pelagem é bem característica, pois essa raça é branca com manchas pretas
  • Red nose: Esse pit bull tem um nariz rosado, olhos da cor de mel e uma pelagem castanha e branca.

Agora que você consegue diferenciar o pit bull dos demais tipos de terrier, procure entender se essa raça combina com o estilo da sua família. Para isso, leve em consideração as informações passadas a respeito da personalidade e temperamento desse cão.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.