,

Staffordshire bull terrier: 18 fatos sobre personalidade e comportamento

Saber sobre personalidade e comportamento do staffordshire bull terrier é necessário antes de comprar um filhote dessa raça. Só assim você consegue entender como esse animal é e, consequentemente, saber se ele combina com o estilo de vida da família.

De uma maneira geral, afirma-se que o staffie (como também é chamado) é confiável, destemido e corajoso. Também é colocado como um cachorro afetuoso, leal e inteligente. Mas será mesmo que ele pode ser tudo isso?

Para esclarecer essa e outras dúvidas, criamos o “Staffordshire bull terrier: 18 fatos sobre personalidade e comportamento”. Nesse artigo você entende como funciona o temperamento dessa raça e o jeito como ela age no dia a dia.

Além disso, nesse texto você pode conferir outras informações. Por exemplo, você sabe quais cuidados de saúde esse cachorro precisa? E quando ele é filhote, o que deve ser feito para protegê-lo de possíveis doenças? Saber se ele é indicado para apartamento, as cores e o preço são outras informações destacadas no artigo. Confira tudo isso agora mesmo!

Staffordshire bull terrier personalidade e comportamento

Staffordshire preto correndo

Esse cão é da família do pit bull e, por isso, sofre muito preconceito (Foto: depositphotos)

  • Confiável
  • Destemido
  • Corajoso
  • Afetuoso
  • Leal
  • Inteligente
  • Persistente
  • Amigável
  • Dedicado
  • Atento
  • Carinhoso
  • Brincalhão
  • Dominante
  • Independente
  • Companheiro
  • Paciente
  • Ativo
  • Protetor

Veja também: Staffordshire Bull Terrier – Saiba tudo sobre esta raça

Confiável

Apesar da fama negativa que a raça possui, devido à ligação com o pit bull terrier, trata-se de um cão confiável. Por isso, tornou-se um cão bom para crianças. 

Destemido

Criado para servir em rinhas de cães, o staffordhshire bull terrirer não tem medo de nada. Especialmente quando se trata de um conflito entre ele e outro cão, inclusive e principalmente se for da mesma raça. Nesse caso, socialização é imprescindível.

Corajoso

Somando as características destemida e corajosa, tem-se um ótimo cão de guarda. Por essa razão, fique sempre atento aos latidos desse cachorro, pois podem indicar ameaça ou situações perigosas.

Afetuoso

Enquanto é discreto com pessoas desconhecidas, pode agir com muita afeição diante dos familiares. Na maior parte do dia vai demonstrar os sinceros sentimentos por todos da casa.

Leal

De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães” da Editora Zahar, Bruce Fogle, o staffie é o membro da família mais leal. 

Inteligente

Mesmo não estando entre as 10 raças mais inteligentes listadas pelo especialista em comportamento canino, Staney Coren, é considerada superesperta. Por essa razão, aprende o adestramento com uma certa facilidade.

Persistente

Dê uma tarefa para o staffordshire bull terrier e se surpreenda com a destreza em cumpri-lá. Esse é o típico cão que só descansa quando consegue terminar o que começou.

Amigável

Cordial do jeito que é, essa raça faz amigos a partir da apresentação amistosa proporcionada pelo tutor. No entanto, com cães e outros animais de estimação não é gentil.

Dedicado

Também segundo Bruce Fogle, a raça é dedicada. Esse tipo de comportamento é refletido nas aulas de adestramento com o staffie, quando ele demonstra-se interessado ao que o tutor fala. 

Atento

O valente e corajoso staffordshire bull terrier está atento a tudo o que acontece. Por essa razão está sempre pronto para agir a qualquer problema que apareça.

Carinhoso

Mesmo com um passado tão violento, o staffordshire bull terrier é um cachorro carinhoso com os tutores. Essa característica vem sendo resgatada pelos criadores responsáveis, para que cada vez mais os filhotes já nasçam com essa característica.

Brincalhão

Alegre do jeito que é, a raça vai adorar passar um tempo brincando ao seu lado. Em momentos de euforia é comum que o staffie pule para chamar sua atenção. 

Dominante

Ao mesmo tempo que é brincalhão, esse cãozinho também pode ser dominante. Para evitar que você perca o controle sobre o cachorro, invista em treinamento desde cedo. Assim você ensina quem realmente é o líder da casa.

Independente

Mesmo carinhoso, dedicado e leal, o staffie é um cachorro de instinto independente. Dessa forma, pode ser um pouco teimoso, característica essa que também pode ser adaptada com o adestramento.

Companheiro

De uma maneira geral, os cachorros dessa raça se demonstram como companheiros incríveis. Para os especialistas, ele é um cachorro bem apropriado para vida familiar, por ser amoroso e divertido.

Paciente

Especialmente delicado com as crianças, a paciência tem sido uma virtude incentivada nessa raça. Apesar da carinha de turrão e de poucos amigos, o staffordshire tem se mostrado um cão de personalidade encantadora.

Ativo

Esse cachorro é musculoso e resistente, por isso suporta grandes quantidades de exercícios. No entanto, durante os passeios pode ser necessário o uso de focinheiras, uma vez que ele pode ser agressivo com outros animais.

Protetor

Além de todas essas características, essa raça ainda pode ser classificada como protetora. Ao mesmo tempo em que ela cuida das pessoas da casa, ela também protege seu território. Caso ele desconfie de algum perigo, pode lutar até a morte para proteger os seus.

Outras informações e características importantes

A expectativa de vida do staffordshire bull terrier é de 12 a 14 anos, de acordo com a American Kennel Club (AKC). No entanto, você pode ajudar a transformar esses anos em bons momentos ou até mesmo prolongar um pouco mais a vida dessa raça. Para conseguir isso, pense em quais cuidados o cão desse tipo precisa e comece a colocá-los em prática.

Além dessas informações importantes, esse artigo também tem a intenção de deixar você consciente de todas as características dessa raça. Afinal, quem está interessado no cãozinho precisa conhecê-lo profundamente.

Como cuidar dessa raça?

Como outras raças, o staffordshire bull terrier também pode apresentar problemas de saúde comuns. Por exemplo, o cãozinho está predisposto a ter catarata, distichiasis (quando a segunda camada dos cílios arranha a superfície dos olhos), displasia da anca, do cotovelo ou luxação.

Staffordshire brincando no parque

Por ser destemido e corajoso, o staffordshire pode ser um ótimo cão de guarda (Foto: depositphotos)

Todos esses problemas podem ser tratados ou corrigidos cirurgicamente. Mas para que haja sucesso, é preciso descobrir a doença desde cedo. Quanto antes descobrir, mais chances o cão tem de se recuperar. Nesse sentido, leve o animal para fazer um check up, pelo menos uma vez por ano.

Além desses cuidados, é interessante optar também pela castração. Em fêmeas pode evitar doenças como câncer de útero ou de ovário. Em machos, o procedimento pode ajudar a diminuir a agressividade com outros cães.

Já se não há a castração e a fêmea engravida, em alguns casos a cesariana pode ser a melhor opção de parto. Isso porque os cães dessa raça possuem um crânio grande e um corpo forte. Por fim, tenha cuidado também com os raios solares nesse cão, uma vez que a raça tem tendência a apresentar queimaduras.

Staffordshire bull terrier filhote

Todo filhote, inclusive o staffordshire bull terrier, precisa passar por um período de vacinação. Esse procedimento consiste em fortalecer o sistema imunológico do cachorro, protegendo-o contra possíveis vírus. Assim, doenças como cinomose, parvovirose e hepatite podem ser evitadas.

Outro cuidado com essa primeira fase do cachorro é com relação a presença de parasitas. Tanto os vermes, como os carrapatos e pulgas causam prejuízos ao organismo do cão. Por essa razão, consulte um veterinário para que ele possa recomendar remédios próprios que beneficie esse animal.

Comprar um cão dessa raça: informações sobre venda e preço

Um filhote de staffordshire terrier pode custar entre R$ 2 mil a R$ 4 mil. Os preços variam de acordo com o tipo de vendedor, podendo ser um criador independente ou um canil especializado.

Mas, além da opção de comprar você pode também optar pela adoção. Infelizmente, algumas pessoas exploram os animais para lucrar com a vida deles. Para evitar isso, procure organizações não governamentais e escolha adotar.

Veja também: 10 coisas ‘terríveis’ que cães da raça staff bull fizeram 

Staffordshire bull terrier cores

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), esse cachorro pode ser vermelho, fulvo, branco, preto ou azul ou qualquer uma dessas cores com branco. Além disso, tigrado também pode ser a cor desse cãozinho.

A raça se adapta em apartamento?

Esse cachorrinho é muito ativo e precisa de espaço para brincar e se exercitar. Por essas razões, não é indicado para morar em apartamento. Casas com espaços grandes e com ambientes verdes são ideais para esse cãozinho.

Staffordshire bull terrier: ter ou não ter um cão dessa raça?

Confiável, destemido e corajoso. Essas são características que explicam a personalidade e comportamento do staffordshire bull terrier. Além disso, o cãozinho é considerado afetuoso, leal e inteligente.

Agora que você já sabe todos esses detalhes sobre o cãozinho está na hora de decidir: ter ou não ter um cão dessa raça em casa? Para responder a essa pergunta, lembre de levar em consideração outras informações além do temperamento, como cuidados, preço, idade (filhote ou adulto) e a adoção.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.