,

Cães que são hipoalergênicos

Dentro do universo canino, existem cães que são hipoalergênicos. De acordo com o escritor especializado em animais de estimação, David Alderton, esses animais são os que não possuem muda regularmente, como as demais raças.

No livro “Cães”, o autor lista 10 cachorros que são ideais para pessoas alérgicas, que sofrem com problemas respiratórios ou que não querem ter problemas envolvendo pelos no chão.

Cães hipoalergênicos

1. Poodle

Poodle deitado na grama

O poodle tem uma pelagem própria para casas com alérgicos (Foto: depositphotos)

Os pelos encaracolados do poodle dão um charme a mais para essa raça, mas também oferecem a característica hipoalergênica.

Além de ser um cão ideal para os alérgicos, o poodle é ideal para pessoas que buscam animais inteligentes. De acordo com David Alderton, poucas raças são mais inteligentes que esse pet.

2. Bichon frisé

Bichon parado na rua

Muito semelhante ao poodle, o bicho frisé também é um cão hipoalergênico (Foto: depositphotos)

Criado como um cão de colo, o bichon frisé também está entre os animais que não causam alergia aos donos. Contudo, a pelagem dessa raça requer cuidados especiais, demandando idas ao petshop.

Mesmo com as exigências estéticas, o bichon é um cãozinho com diversas características positivas. Trata-se de um animal ativo, receptivo e muito confiante. Sabe se comportar na presença de outros cães e é feliz com passeios diários.

3. Airdale terrier

Airdale terrier brincando

Essa raça necessita de procedimentos estéticos específicos para manter o pelo saudável (Foto: depositphotos)

A pelagem de um airdale terrier é cerdosa, densa e dura. Mas, para que os pelos fiquem com esses aspectos, é preciso um stripping manual. Por essa razão, esse animal demanda diversos cuidados estéticos que só podem ser feitos por um especialista.

Essa raça é feliz com uma caminhada diária, mas não é muito sociável. É inteligente e aprende com muita facilidade, por isso já foi usado como mensageiro e até mesmo como cão policial.

4. Labradoodle

Labradoodle deitado na grama

Essa raça é uma mistura do labrador com o poodle (Foto: depositphotos)

O labradoodle é um dos exemplos de cães híbridos. Em outras palavras, é um cachorro que foi criado pelo cruzamento de duas raças distintas. Nesse caso, é uma junção de labrador com poodle, por isso o nome desse cãozinho.

A verdade é que o cruzamento entre esses dois cães deu certo. Isso porque, o labraddodle é um cão amigável, confiável e carinhoso. E para quem tem crianças em casa, pode encontrar nessa raça um amigo fiel.

5. Fox terrier pelo duro

Fox terrier pelo duro

Semelhante ao airdale, essa raça de menor porte também possui um pelo duro (Foto: depositphotos)

Com uma aparência que remete o airdale terrier, o fox terrier de pelo duro também está entre os cães ideais para donos alérgicos. Apesar disso, é um animal pouco comum hoje em dia.

Já com relação a personalidade e temperamento da raça, é possível dizer que trata-se de um cão audacioso e independente. Além disso, é brincalhão, curioso e vive em alerta.

6. Cão d’água português

Cão d'água português deitado

Por ser hipoalergênico, um dos cães dessa raça compõe a família Obama (Foto: depositphotos)

O cão d’água português ganhou destaque quando a família do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, resolveu adotar um cão da raça. Isso porque, a filha mais nova de Obama, Sasha, não apresenta alergia com esse cão.

Além de hipoalergênico, o cão d’água português é um excelente companheiro. É um cachorro muito brincalhão, amigável e calmo. Corridas são momentos de diversão para cães dessa raça.

7. Cão de crista chinês

Cão de crista chinês ao ar livre

Por possuir o corpo sem pelos, essa raça pode sofrer com problemas na pele causados pelo sol excessivo (Foto: depositphotos)

O cão de crista chinês causa reações diversas com sua aparência. Enquanto algumas pessoas acham um charme o corpo quase sem pelos, outros acham essa característica um tanto quanto grotesca.

Independentemente das reações das pessoas, quem opta por um cachorro dessa raça precisa levar em consideração cuidados extras com a pele descoberta.

Apesar de não exigir muitos cuidados com o pelo, o animal precisa de atenção contra os raios solares, pois está predisposto a ter queimaduras ou até mesmo câncer de pele.

8. Bedlington terrier

Bedlington terrier na grama

Assim como o poodle, essa raça também precisa de tosas regulares (Foto: depositphotos).

Bedlington terrier é um cão com aparência peculiar, mas atrativa. O pelo precisa de cuidados estéticos, pois o cão deve ser tosado aproximadamente a cada dois meses.

No entanto, é um excelente companheiro e tem uma natureza muito ativa. Trata-se de um cachorro cheio de energia, mas que pode correr atrás de gatos e outros animais menores. Geralmente, também não se dá bem com outros cães.

9. Cão d’água irlandês

Cão d'água irlandês na grama

Essa raça hipoalergênica é muito rara no Brasil (Foto: depositphotos)

O pelo do cão d’água irlandês foi pensando para que o animal pudesse entrar na água sem problemas. A raça tinha como objetivo mergulhar para recolher aves aquáticas abatidas em caça.

Hoje em dia é pouco comum encontrar esses cães fora da Irlanda. No entanto, quem deseja ter um cão que é hipoalergênico como esse, pode apostar em áreas rurais, pois são ambientes ideais para criar essa raça.

10. Curly coated retriever

Curly no campo

Os pelos desse cão são vistos como cachinhos curtos que nascem bem rentes à pele(Foto: depositphotos)

Para fechar a lista dos cães que são hipoalergênicos, temos o curly coated retriever. Essa raça também foi criada para caçar, por isso tem um pelo resistente à água.

A pelagem desse animal é composta com cachos pequenos e firmes, que ficam rente a pele do cachorro. Esse tipo de pelo serve como proteção para o animal durante as saídas com os tutores para caça.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.