,

Personalidade e comportamento do bull terrier: 24 verdades

Treinável, protetor, ativo, dócil e esperto são algumas características dessa raça

Quer saber sobre a personalidade e comportamento do bull terrier? Então confira nesse artigo 24 verdades sobre as características dessa raça. Para ter esse resultado, buscamos informações com a American Kennel Club (AKC) e a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

Além desses dois órgãos, consultamos o livro “Cães”, do PhD em medicina veterinária Bruce Fogle, publicado pela Editora Zahar. Tudo isso para reunir as verdadeiras informações a respeito do temperamento do cãozinho dessa raça.

O que se sabe, de uma forma geral, é que as pessoas acreditam que o bull é treinável, protetor e ativo. Enquanto outros afirmam que ele é dócil e esperto. Nesse caso, se você pretende ter um cão desses em casa, é importante saber da personalidade e temperamento que ele possui.

Outras informações complementares sobre o cachorro são necessárias. Por exemplo, qual o preço do filhote de bull terrier, quais as possíveis cores desse animal e quais são as características do tipo bull terrier miniatura. Por fim, você avalia se esse é o cão ideal para você e sua família.

Personalidade e comportamento do bull terrier: 24 verdades a saber

Bull terrier adulto

O cachorro dessa raça é inteligente, mas determinado (Foto: depositphotos)

  • Treinável
  • Protetor
  • Dócil
  • Esperto
  • Ativo
  • Brincalhão
  • Travesso
  • Teimoso
  • Devotado
  • Afetuoso
  • Divertido
  • Leal
  • Amável
  • Companheiro
  • Ágil
  • Independente
  • Corajoso
  • Enérgico
  • Amigável
  • Alerta
  • Temperamental
  • Possessivo com comida
  • Determinado
  • Resistente.

Treinável

Sim, o bull terrier é um cachorro treinável. Contudo, de acordo com a AKC o treinamento divertido é essencial para que eles aprendam com mais facilidade. “Os bull terriers operam com base no princípio de que, se for divertido, eles farão isso. Se não, por que se incomodar?”, explica o órgão.

Protetor

Além de treinável, trata-se de um cachorro extremamente protetor com a família e seu espaço. Por isso, é recomendado ficar de olho nas visitas para que elas não se machuquem. Segundo Bruce Fogle, essa raça é um excelente cão de guarda.

Dócil

Mesmo com instinto protetor, a raça é considerada dócil, especialmente com as pessoas do círculo familiar. Sendo assim, é comum ver cenas de carinho entre um tutor e um cão desse tipo.

Esperto

A esperteza é uma característica clássica do bull terrier. Considerado um cão inteligente, pode ser utilizado para diversas finalidades. Sendo assim, pode ser um esportista ou um desempenhar funções de auxílio à sociedade, como detecção de bombas, busca e salvamento etc.

Contudo, isso só pode ser possível com muito treino e dedicação do tutor.

Ativo

Se você for uma pessoa sedentária e sem vontade alguma para dar voltas em parques, esqueça a ideia de ter um bull terrier. Isso porque, essa raça precisa de um dono ativo.

Brincalhão

Mesmo com a cara de poucos amigos, o lado brincalhão dessa raça pode lhe surpreender. Em quatro paredes e na presença dos humanos preferidos, o bull terrier se torna um cão animado e pronto para brincar.

Travesso

Quando filhote, o cão dessa raça pode ser um tanto quanto travesso. Para evitar esse tipo de comportamento, é aconselhável estimular o cão fisicamente e mentalmente.

Teimoso

A teimosia é um ponto negativo na personalidade do bull terrier. No entanto, ela pode ser evitada com adestramento precoce, logo na fase filhote do cão. De acordo com a AKC, um treinamento firme mas amoroso é a chave para criar um cão adulto obediente.

Devotado

Mesmo sendo um cão teimoso, os especialistas da American Kennel Club afirmam que o bull terrier é sempre devotado ao dono. Dessa forma, você sempre terá um verdadeiro amigo ao seu lado.

Afetuoso

Como é devotado, pode-se dizer também que é um cachorro afetuoso. Para a AKC, trata-se de um cão exuberante e afetuoso, ao mesmo tempo.

Divertido

Para a Confederação Brasileira de Cinofilia, o cão dessa raça tem um comportamento divertido. Em casa, por exemplo, adora brincar.

Leal

Uma virtude do bull terrier é a lealdade. Se você quiser um amigo fiel ao lado, tenha certeza que essa raça vai suprir essa necessidade.

Amável

Ainda segundo informações da CBKC, essa raça tem uma atitude amável. É lindo de ver a relação de amor dele com os seres humanos.

Companheiro

Ter um bull terrier é ter um amigo para todas as horas, das alegres até as tristes. Sempre animado, vai ajudar o tutor a sair de qualquer crise com muito cuidado e amor.

Ágil

“A raça foi desenvolvida para o esporte, além de ser uma companheira de cavalheiros e possui grande força e agilidade”, explica a AKC.

Independente

A característica de teimoso é um reflexo do instinto independente que essa raça possui. Por isso, treinamentos firmes, mas com recompensas, são ótimas saídas para contornar esse problema.

Corajoso

A coragem presente nos atuais bull terriers é herdada desde os primeiros cães dessa raça. Como possuem um histórico marcado por lutas, precisavam ser destemidos.

Enérgico

Casas com adolescentes são ideais para cães com o perfil do bull terrier. Isso porque, esses cachorros são fortes e cheios de energia, por isso precisam de alguém com força para segurá-los durante passeios e brincadeiras.

Amigável

Com os humanos da família esse cão consegue fazer amizade facilmente. De uma maneira geral, acabam se apegando rapidamente ao ambiente familiar.

Alerta

Como já visto, são ótimos cães de guarda e essa função é decorrente do jeito alerta desses animais. Eles estão sempre atentos a tudo o que ocorre.

Temperamental

Mesmo com todas essas qualidades, o bull terrier pode ser um cachorro temperamental. Portanto, pode agir muito por impulso. Nesse sentido, é preciso ficar de olho em outros cachorros, principalmente os da mesma raça, para evitar brigas entre eles.

Possessivo com comida

Não faz o tipo guloso, mas é um animal possessivo com a comida. Por isso, cuidado com outros animais que cheguem perto do pote de ração de um cão dessa raça.

Determinado

Quando um bull terrier começa fazer alguma coisa, é comum que ele vá até o fim. Nesse sentido, é considerado um cão determinado.

Resistente

Como já foi mencionado, o cão dessa raça foi criado para lutas de cães, que era considerado um esporte antigamente. Por isso, são cães resistentes e que não se abatem facilmente. 

Outras informações e características importantes

Mesmo com todas essas informações de personalidade do bull terrier, é preciso entender um pouco mais sobre a raça para ter um cachorro desse em casa.

Primeiramente, entenda como funciona para comprar e qual o preço desse cão. Em seguida, confira as cores possíveis do bull terrier e como é a miniatura da raça.

Bull terrier: preço do filhote

O preço do filhote de bull terrier depende do tipo de vendedor, se independente ou de canil especializado. Geralmente, o valor varia entre  R$ 2.500 a R$ 6 mil.

Mas, antes de comprar, certifique-se que o animal e seus antecedentes vivem em boas condições. Isso porque, alguns vendedores exploram os cães de raças para lucrarem. Pense também na possibilidade de adoção.

Cores desse cachorro

Existem várias cores possíveis da pelagem desse cão, entre elas o branco. Além disso, ele pode ter marcações pelo corpo, nesse caso essas cores devem predominar sobre o branco.

De acordo com a CBKC, preto, tigrado, vermelho, fulvo e tricolor são aceitáveis. Porém, azul e fígado não são.

Bull terrier miniatura

O bull terrier de tamanho normal mede de 53 a 56 centímetros e pode pesar de 23 a 32 quilos. Já quando se refere ao bull terrier miniatura, essa versão da raça possui de 25 a 35 centímetros e de 11 a 15 quilos.

Bull terrier miniatura

Apesar do porte menor, esse bull terrier é mais agressivo com outros cães (Foto: depositphotos)

Além da diferença de tamanho, o PhD em medicina veterinária, Bruce Fogle, afirma haver mudanças de personalidade. “Seu temperamento é mais típico de terriers que o da versão maior: é agressivo com outros cães e tende a morder se provocado”, alerta o profissional.

No entanto, apesar desses pontos negativos, a raça é adepta à vida urbana. Além disso, também trabalha como um excelente cão de guarda e é um companheiro brincalhão com o tutor e a família.

Ter ou não ter um bull terrier?

Depois de saber os traços de personalidade e comportamento do bull terrier, você deve se perguntar se essa raça combina com seu estilo de vida. Sabendo que ele é treinável, protetor e dócil, você deve avaliar se sua família é ideal para esse cão.

Além disso, trata-se de um cachorro esperto e ativo, por isso precisa de tutores que gostem de atividades. Para resumir as necessidades de um bull terrier, a American Kennel Club dividiu em quatro tópicos.

Socialização precoce com cães e pessoas; treinamento firme mas amoroso; exercício amplo; e muito tempo de qualidade com seus adorados humanos. Se esses requisitos forem cumpridos, não haverá companheiro mais leal, amável e divertido”, finaliza o órgão norte-americano.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.