,

Personalidade e comportamento do buldogue: 17 coisas a saber

É possível entender a personalidade e comportamento do buldogue desde filhote. Enquanto que com o passar do tempo essas mesmas características vão ficando cada vez mais nítidas. Portanto, se você é um interessado pela raça, vai adorar conhecer um pouco mais sobre ela.

Neste artigo, vamos aprofundar o conhecimento sobre o buldogue que é dócil e voluntarioso. Além disso, é um cão amigável e amável. Ao todo, são 17 características temperamentais que revelam como é ter um cachorro desse em casa.

Mas, além de conhecer sobre personalidade e comportamento do buldogue, você fica por dentro também sobre outras informações importantes. Aqui você aprende como cuidar de um cão desse, o que um filhote de buldogue precisa e quais são os valores atribuídos a essa raça.

Achou pouco? Então prepara-se para entender um pouco mais sobre a historicidade desse cão. Por exemplo, você sabe de onde veio o nome dessa raça? Aliás, qual a forma correta de escrever: buldogue inglês ou bulldog? Confira todas essas respostas no decorrer desse artigo.

Personalidade e comportamento do buldogue

Cachorro da raça buldogue

A cara fechada que esse cão tem engana muita gente, ele na verdade é muito dócil (Foto: depositphotos)

  • Dócil
  • Voluntarioso
  • Amigável
  • Amável
  • Alerta
  • Gregário
  • Valente
  • Leal
  • Confiável
  • Corajoso
  • Afetuoso
  • Calmo
  • Gentil
  • Carinhoso
  • Determinado
  • Pouco ativo
  • Companheiro

Veja também: Personalidade e comportamento do buldogue francês: 20 verdades

Dócil

A cara fechada que esse cão tem engana muita gente, pois o buldogue é um cachorro extremamente dócil com a família. Por ter uma natureza boa, é comum encontrar cães desse tipo completamente apaixonados pelos seus tutores.

Voluntarioso

Se você não sabe, voluntarioso significa alguém que age apenas ou principalmente pela própria vontade. Em outras palavras, o buldogue possui um caráter independente, tornando-se um pouco teimoso. No entanto, treinos na fase filhote podem mudar essa característica.

Amigável

Mesmo sendo considerado um cachorro teimoso, o buldogue vai ser seu amigo de todas as horas. De acordo com a American Kennel Club (AKC), a raça é amigável e harmoniosa.

Amável

Além da natureza amigável, o cachorro dessa raça também é amável. Por isso é comum ouvir dos tutores do buldogue que ele é um cão extremamente tranquilo.

Alerta

Mesmo não sendo considerado um cão de guarda, é tido como um cão atento a tudo o que está acontecendo em sua volta. De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), é um cachorro alerta.

Gregário

Poucos sabem o que gregário significa, mas essa característica diz respeito aos que vivem em rebanho. Por isso, é possível dizer que esse animal vive feliz ao lado de outros cães da mesma raça.

Valente

Originalmente, a raça foi criada para enfrentar touros. Sendo assim, sempre foi um cachorro muito valente, mesmo que agora tenha tido uma redução de tamanho.

Leal

Outra característica do cachorro dessa raça é a lealdade. Assim como outros cães, o buldogue também sabe como ser um amigo fiel ao tutor.

Confiável

Por ser um animal confiável é especialmente indicado para casas com crianças. Independentemente da idade da criançada, essa raça vai se tornar um amigo paciente e tranquilo.

Corajoso

Ainda com relação a sua historicidade, o buldogue inglês é um cão corajoso. Ainda hoje tem comportamentos que podem surpreender o tutor diante de situações perigosas.

Afetuoso

Amável do jeito que é, não é de se admirar que trata-se de um cachorro afetuoso. Com a família e os demais cães da casa pode ser amoroso e meigo.

Veja tambémBuldogue inglês – Saiba tudo sobre esta raça

Calmo

Com a natureza tranquila que possui, é considerado um cachorro calmo e amistoso. Assim, na maior parte do dia, você vai encontrar esse cachorro dormindo ou descansando em alguma parte da casa.

Gentil

Além de todas essas características, ainda é possível afirmar que o buldogue consegue ser gentil. Cordial com visitas, tem uma natureza boa e tranquila.

Carinhoso

Se você está buscando um cachorro carinhoso e atencioso, você acaba de encontrar seu companheiro no buldogue.

Determinado

De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães” da Editora Zahar, Bruce Fogle, o treinamento desse cachorro pode ter dificuldade média. Isso porque, a raça é considerada determinada.

Pouco ativo

Outra característica comportamental do buldogue inglês refere-se ao nível enérgico que ele possui. Considerado pouco ativo é ideal para tutores quepreferem caminhadas curtas.

Sociável

Por fim, trata-se de uma raça sociável. Para a adestradora e franqueadora do Cão Cidadão, Priscila Furlan, o buldogue inglês ocupa o 3º lugar entre as 5 raças que mais se dão bem com outros animais. Sendo assim, se você já tem um cachorro em casa, esse pode ser um ótimo companheiro.

Outras informações e características importantes

Mesmo com todo esse conhecimento é importante estar por dentro de outras informações e características sobre o buldogue. Abastecendo-se de conteúdos sobre o cão, fica mais fácil decidir em ter ou não um cão desse em casa.

Por isso, o Clube para Cachorros compilou algumas informações básicas para que você entenda ainda mais sobre esse animal. Principalmente com relação ao estado de saúde desse pet, que desde a sua origem passou por diversas mudanças físicas que prejudicaram seu bem-estar.

Dupla de filhotes de buldogue

Por terem focinho achatado, não é indicado exigir esforço físico dessa raça (Foto: depositphotos)

Buldogue inglês preço

Antes de mais nada, vale ressaltar que um filhote de buldogue inglês pode custar até R$ 8 mil. Mas além de comprar um animal desse, você também pode optar pela adoção.

Isso porque, algumas Organizações Não Governamentais (ONG’s) resgatam animais desse tipo de criadores que exploram as raças para lucrarem sobre suas vidas.

Filhote dessa raça

Os primeiros cuidados que você deve ter com um filhote de buldogue inglês são: vacinação, vermifugação e medidas preventivas contra pulgas e carrapatos. Tudo isso para proteger os animas contra doenças sérias.

Como cuidar de um buldogue?

Além do cuidado com os filhotes, o buldogue adulto precisa de uma atenção especial com relação a saúde. Considerado um cão braquicefálico, aquele que possui um focinho achatado, ele sofre com problemas respiratórios.

Devido a essa característica, o cão possui uma série de restrições. Por exemplo, não é indicado exigir esforço físico desse animal e nem levá-lo para ambientes muito quentes. Passeios só em horários mais frescos.

Outro cuidado é com a pele desse animal, que é suscetível a infecções devido as dobras do focinho. Além disso, a raça possui uma cabeça muito grande o que significa que as fêmeas podem precisar de cesariana na hora do parto.

Veja tambémAs mudanças manipuladas nas raças de cães durante 100 anos

Buldogue ou bulldog?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas é sobre a escrita da palavra: buldogue ou bulldog? Na verdade, as duas formas estão corretas, mas a primeira está em português e a segunda em inglês. O que não deve ser feito é escrever bulldog inglês, pois dessa estão misturando duas línguas.

Contudo, seja em inglês ou português, seja filhote ou adulto, essa raça possui características únicas, como: dócil, voluntarioso, amigável e amável. Tudo isso faz parte do conjunto que retrata personalidade e comportamento do buldogue.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.