Personalidade e comportamento do buldogue: 17 coisas a saber

É possível entender a personalidade e comportamento do buldogue desde filhote. Enquanto que com o passar do tempo essas mesmas características vão ficando cada vez mais nítidas. Portanto, se você é um interessado pela raça, vai adorar conhecer um pouco mais sobre ela.

Neste artigo, vamos aprofundar o conhecimento sobre o buldogue que é dócil e voluntarioso. Além disso, é um cão amigável e amável. Ao todo, são 17 características temperamentais que revelam como é ter um cachorro desse em casa.

Mas, além de conhecer sobre personalidade e comportamento do buldogue, você fica por dentro também sobre outras informações importantes. Aqui você aprende como cuidar de um cão desse, o que um filhote de buldogue precisa e quais são os valores atribuídos a essa raça.

Achou pouco? Então prepara-se para entender um pouco mais sobre a historicidade desse cão. Por exemplo, você sabe de onde veio o nome dessa raça? Aliás, qual a forma correta de escrever: buldogue inglês ou bulldog? Confira todas essas respostas no decorrer desse artigo.

Personalidade e comportamento do buldogue

Cachorro da raça buldogue

A cara fechada que esse cão tem engana muita gente, ele na verdade é muito dócil (Foto: depositphotos)

• Dócil
  • Voluntarioso
  • Amigável
  • Amável
  • Alerta
  • Gregário
  • Valente
  • Leal
  • Confiável
  • Corajoso
  • Afetuoso
  • Calmo
  • Gentil
  • Carinhoso
  • Determinado
  • Pouco ativo
  • Companheiro

Veja também: Personalidade e comportamento do buldogue francês: 20 verdades

Dócil

A cara fechada que esse cão tem engana muita gente, pois o buldogue é um cachorro extremamente dócil com a família. Por ter uma natureza boa, é comum encontrar cães desse tipo completamente apaixonados pelos seus tutores.

Voluntarioso

Se você não sabe, voluntarioso significa alguém que age apenas ou principalmente pela própria vontade. Em outras palavras, o buldogue possui um caráter independente, tornando-se um pouco teimoso. No entanto, treinos na fase filhote podem mudar essa característica.

Amigável

Mesmo sendo considerado um cachorro teimoso, o buldogue vai ser seu amigo de todas as horas. De acordo com a American Kennel Club (AKC), a raça é amigável e harmoniosa.

Amável

Além da natureza amigável, o cachorro dessa raça também é amável. Por isso é comum ouvir dos tutores do buldogue que ele é um cão extremamente tranquilo.

Alerta

Mesmo não sendo considerado um cão de guarda, é tido como um cão atento a tudo o que está acontecendo em sua volta. De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), é um cachorro alerta.

Gregário

Poucos sabem o que gregário significa, mas essa característica diz respeito aos que vivem em rebanho. Por isso, é possível dizer que esse animal vive feliz ao lado de outros cães da mesma raça.

Valente

Originalmente, a raça foi criada para enfrentar touros. Sendo assim, sempre foi um cachorro muito valente, mesmo que agora tenha tido uma redução de tamanho.

Leal

Outra característica do cachorro dessa raça é a lealdade. Assim como outros cães, o buldogue também sabe como ser um amigo fiel ao tutor.

Confiável

Por ser um animal confiável é especialmente indicado para casas com crianças. Independentemente da idade da criançada, essa raça vai se tornar um amigo paciente e tranquilo.

Corajoso

Ainda com relação a sua historicidade, o buldogue inglês é um cão corajoso. Ainda hoje tem comportamentos que podem surpreender o tutor diante de situações perigosas.

Afetuoso

Amável do jeito que é, não é de se admirar que trata-se de um cachorro afetuoso. Com a família e os demais cães da casa pode ser amoroso e meigo.