,

Personalidade e comportamento do pitbull: 13 coisas que você precisa saber

A personalidade e comportamento do pitbull são prejudicados pela criação de esteriótipos com relação ao cão dessa raça. Isso porque, a fama desse pet é a de um cachorro agressivo e antissocial. Mas será mesmo que essas características resumem o jeito de ser desse animal?

De acordo com o PhD em medicina veterinária, Bruce Fogle, esse cachorro é considerado “a ovelha negra da família dos bull terriers”. Porém, ainda segundo o especialista, a culpa da criação dessa imagem é do tutor irresponsável e não do animal.

O pit bull é vítima da sua reputação: famosos cães de luta, são comprados por gente ávida por projetar imagem viril, que não se dedica aos cuidados com o cão e sua socialização”, frisa o veterinário no livro “Cães” da Editora Zahar.

Portanto, se você está interessado em ter um cão desse em casa, fique atento a esse nosso artigo. Aqui destacamos 13 verdades sobre a personalidade e temperamento do pit bull. Além disso, é possível conferir outras informações importantes sobre esse cão, como: preço, cores, tipos e história.

Personalidade e comportamento do pitbull: 13 verdades

Dupla de pit bull

Apesar da fama de agressivo, o pit bull é um cachorro companheiro (Foto: depositphotos)

  • Companheiro
  • Autoconfiante
  • Vivaz
  • Obediente
  • Alegre
  • Entusiasmado
  • Amigável
  • Inteligente
  • Enérgico
  • Carinhoso
  • Afetuoso
  • Atlético
  • Gentil

Companheiro

Apesar da fama de agressivo, o american pit bull terrier (nome completo da raça) é um cachorro companheiro. Para a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), a raça é indicada até para casas com crianças, pois trata-se de um animal com muito amor para com os pequenos.

Autoconfiante

A confiança é outra característica da personalidade e temperamento do pitbull. Para esse animal não existe perigo aparente que ele não possa vencer. Nesse caso, é possível dizer que ele é um cão corajoso e determinado. 

Vivaz

O jeito como esses cães enxergam a vida é repleto de vivacidade. Característica essa constatada pelo próprio órgão brasileiro que determina os padrões das raças, o CBKC. Portanto, trata-se de um cão feliz.

Obediente

Entre os bull terriers, o pitbull é o que mais gosta de agradar o tutor. Por isso, o cachorro dessa raça é considerado obediente pela Confederação Brasileira de Cinofilia. Contudo, segundo o veterinário Bruce, o adestramento com essa raça é difícil, precisando de um tutor experiente.

Alegre

De uma maneira geral, o cachorro dessa raça é considerado alegre. Há uma espécie de felicidade em viver que é característico do pitbull.

Entusiasmado

Outro aspecto da raça é o grande entusiasmo que ela possui. Por isso, adora estar na presença humana e de preferência fazendo alguma atividade. Por exemplo, brincadeiras e corridas são algumas das práticas preferidas desse animal.

Amigável

Ao contrário do que muitos possam pensar, esse cão é amigável com os seres humanos. “O American Pit Bull Terrier não é a melhor escolha para os que procuram cães de guarda por ser extremamente amigável mesmo com desconhecidos“, afirma a CBKC.

Inteligente

O pitbull é um cão de inteligência surpreendente. Ao lado de um tutor paciente e experiente pode desenvolver melhor o lado esperto que possui.

Enérgico

Por ser entusiasmado é também um cachorro cheio de energia. Sendo assim, vai ser um companheiro para aventuras ao ar livre junto ao tutor e a família.

Carinhoso

Apesar da carinha de poucos amigos, o american pit bull terrier é um cachorro carinhoso com todos da família. Na internet, por exemplo, não faltam fotos e vídeos que comprovam o carinho desse animal com as pessoas, principalmente crianças.

Afetuoso

Como é carinhosa, a raça também é afetuosa com todos. Já com outros cães, pode-se demonstrar uma certa agressividade. Contudo, esse ponto negativo pode ser trabalhado com a socialização correta desde filhote.

Atlético

Por ser um cão enérgico, adora esportes. E ainda possui uma agilidade natural, tornando-se um excelente cão escalador.

Gentil

Por fim, além de todos os demais tópicos, é possível dizer que o pitbull é um cão gentil. Quem conquistar a confiança desse animal, terá sempre um amigo fiel e educado ao lado.

Outras informações e características importantes

Sabendo de todos os principais aspectos da personalidade e temperamento do pitbull, há quem queria levar um para casa. Contudo, antes de adotar ou comprar um animal desse, é importante saber que existem vários tipos dessa mesma raça.

Além disso, vale ressaltar um pouco da historicidade do american pit bull terrier. E outras características físicas, como cor do pelo e tamanho desse pet.

Qual a mistura de raças do pitbull?

Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia, o pitbull é uma mistura de cruzamentos entre buldogues e terriers.

Tipos de pit bull que existem

Existem alguns tipos de pit bull, como o red nose, monster blue e red devil. Contudo, existem algumas raças que são diferentes do pit bull, mas que são semelhantes a ele. A exemplo do staffordshire bull terrier e o american staffordshire terrier.

Cachorro da raça pit bull

O pitbull pode medir de 46 a 56 centímetros e pesar de 14 a 36 quilos (Foto: depositphotos)

Como foi criada a raça?

Durante o século XIX, criadores na Inglaterra, Irlanda e Escócia realizaram cruzamentos entre alguns tipos de raças. Em busca de um cão que combinasse a esportividade (terrier) com a resistência e atletismo (buldogue).

Contudo, os animais resultantes desses cruzamentos foram levados para os Estados Unidos. Por isso que são reconhecidos como cães americanos.

Qual é o porte de um pit bull?

De acordo com Bruce Fogle, o tamanho do pitbull é 46 a 56 centímetros. Já com relação ao peso da raça, pode ser de 14 a 36 quilos. Por isso, a raça é considerada um cão de porte médio.

Cores de cães dessa raça

Segundo a CBKC, qualquer cor e distribuição de tons são possíveis, com exceção da cor merle. Esta última é considerada uma desqualificação.

Quantos anos vive um pitbull red nose?

De uma forma geral, o pit bull vive entre 12 e 16 anos. Porém, essa expectativa de vida pode variar para mais ou para menos.

Preço dos cachorros dessa raça

Dependendo do tipo de vendedor, a raça pode variar de preço. Isso significa dizer que um pitbull pode custar entre R$ 1 mil a R$ 5 mil.

No entanto, também há a possibilidade de adoção desses cães. Por exemplo, Organizações Não Governamentais (ONG’s) podem resgatar animais dessa raça e colocá-los para adoção. Um bom exemplo disso é a instituição Pit’s Alês.

Ter ou não ter um pitbull?

Agora que você já conhece os detalhes sobre personalidade e temperamento do pitbull, está na hora de avaliar se é possível ou não ter um desse em casa. Como se sabe, é um cachorro companheiro e muito amigável, inclusive com crianças.

Independentemente dos tipos de pitbull que existem, trata-se de uma animal que precisa de adestramento e socialização desde filhote. Só dessa maneira o tutor pode aproveitar de todas as boas características da raça.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.