,

American staffordshire terrier: 20 verdades sobre personalidade e comportamento

Antes de ter um american staffordshire terrier é preciso saber sobre personalidade e comportamento da raça. Isso porque dessa forma você conhece o temperamento do cão e avalia se ele é uma boa opção para o estilo de vida de sua família.

De uma forma geral, esse cão é conhecido como persistente, amigável e dedicado. No entanto, também é considerado leal, atento e corajoso. E todas essas características podem ser descobertas durante a fase filhote.

Para que você possa entender a fundo essa raça, o Clube para Cachorros preparou o “American staffordshire terrier: 20 verdades sobre personalidade e comportamento”. Nesse artigo também é possível ficar por dentro de outras informações importantes.

Por exemplo, você sabe como cuidar de um cachorro dessa raça? Quais são as cores do american staffordshire terrier? E o preço, quanto custa um cão desse em um canil? Essas e outras dúvidas podem ser respondidas nessa leitura.

American staffordshire terrier: personalidade e comportamento

Cachorro da raça american staffordshire

Ao mesmo tempo em que é atento, esse cachorro também é corajoso (Foto: depositphotos)

  • Persistente
  • Amigável
  • Dedicado
  • Leal
  • Atento
  • Corajoso
  • Obstinado
  • Teimoso
  • Afetuoso
  • Inteligente
  • Ágil
  • Resistente
  • Brincalhão
  • Calmo
  • Dedicado
  • Energético
  • Dominante
  • Pouco sociável
  • Dócil
  • Confiante

Veja também: Cães de guarda – Principais raças para proteção

Persistente

O forte e corpulento american staffordshire terrier é um cachorro insistente. Isso significa dizer que a raça não desiste tão facilmente e vai até o fim nas atividades destinadas a ela.

Amigável

Também é um cachorro amigável com as pessoas da família. No entanto, deve-se ter cuidado com a presença de visitas, pois pode estranhar desconhecidos.

Dedicado

Um american staffordshire terrier bem treinado desde filhote cresce um cachorro equilibrado e dedicado às vontades do tutor.

Leal

Depois que você conquista o coração do cachorro dessa raça, você o terá para sempre. Pois trata-se de um cachorro confiável e leal ao tutor.

Atento

Esperto do jeito que é, o american stafforshire terrier demonstra-se um cachorro atento a tudo o que ocorre. Por essa razão, é bem aplicado como um cão de guarda.

Corajoso

Ao mesmo tempo em que é atento, esse cachorro também é corajoso. Essas duas características fazem do animal um excelente protetor de território.

Obstinado

Firme e determinado, o cão dessa raça é implacável. Antigamente, quando era utilizado em lutas de cães, só parava quando derrotava o oponente. Atualmente o que resta é sua determinação.

Teimoso

Além de determinado, o american staffordshire terrier é teimoso. Consequentemente, o adestramento pode ter um alto nível de dificuldade. Então, se você deseja contornar essa situação, aposte em treinamento desde cedo, quando o cãozinho ainda é um filhote.

Afetuoso

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), essa raça é profundamente ligada ao que o cerca. Por isso, demonstra-se carinhoso com os tutores.

Inteligente

Mesmo não estando na lista das raças mais inteligentes criada pelo especialista em comportamento canino, Staney Coren, o american staffordsrire terrier é um cão esperto.

Ágil

Em campeonatos oficiais de raças, esse cãozinho se sai muito bem nas provas de agilidade. Isso porque, o corpo forte e musculoso é dotado de muita velocidade e habilidade.

Resistente

Além de ágil, o cachorro também é resistente. Por isso vai precisar de muito exercício físico e desse modo deve ter um tutor que goste de praticar atividades. Se você é mais sedentário, é preferível optar por outro cãozinho.

Brincalhão

Mesmo com uma expressão séria, o cachorro dessa raça adora brincadeiras ao lado das pessoas que ele gosta. Sendo assim, estimule o físico e o mental desse animal, para que ele cresça feliz e equilibrado.

Calmo

Apesar de ágil, o american staffordshire terrier é um cão calmo. Após ter suas necessidades físicas atendidas, vai se comportar bem dentro de casa. Caso o contrário, pode demonstrar um comportamento destrutivo.

Esportista

Além de ser um bom competidor quando o assunto é agilidade, o cãozinho dessa raça também é usado em outros esportes caninos. Por exemplo, obediência e mergulho em doca.

Energético

Para a American Kennel Club (AKC), o cachorro dessa raça é atlético e energético. Sendo assim, ele precisa de exercícios diários e a oportunidade de correr em lugares abertos e seguros.

Dominante

A raça aprecia a dominância, por essa razão você deve ensinar ao cão desde filhote sobre liderança dentro de casa. Caso contrário, o cachorro vai achar que é o líder da matilha na família.

Pouco sociável

Devido ao seu passado de lutas, o cachorro se tornou pouco sociável com outros cães. Para mudar essa realidade, é preciso investir em socialização a partir da fase filhote.

Dócil

Segundo o autor do livro “Cães” da Editora Zahar, o PhD em medicina veterinária Bruce Fogle, essa raça é dócil. Por essa razão, é um bom cão para crianças. 

Confiante

Ainda com informações da AKC, é possível dizer que a raça é confiante. Trata-se de um cachorro com atitude e que impõe presença. 

Outras informações e características importantes

A expectativa de vida do american staffordshire terrier varia entre 12 a 16 anos, segundo informações da American Kennel Club. Por essa razão, se você deseja oferecer longos anos de boa saúde e qualidade de vida para o cão, você precisa colocar em prática alguns cuidados. Veja quais!

Como cuidar dessa raça?

Assim como outras raças, o american staffordshire terrier tem tendência a apresentar problemas de saúde graves. Por exemplo, o cãozinho dessa raça pode ter displasia da anca canina, doença cardíaca e alergias da pele e da pelagem.

Nesse sentido, é recomendado manter contato com um veterinário de sua confiança. Da mesma forma que os humanos, os cães também devem ser submetidos a um check up, pelo menos duas vezes por ano. Lembre-se que quanto mais cedo descobrir, mais chances o animal tem de se recuperar.

Cachorro da raça american staffordshire e filhote

Essa raça é muito confundida com o staffordshire bull terrier e o pit bull (Foto: depositphotos)

American staffordshire terrier filhote

Como o filhote de american staffordshire terrier não possui um sistema imunológico completo, é preciso que você planeje um calendário de vacinas com o veterinário. São essas vacinas que evitam o contágio de doenças como cinomose, parvovirose, hepatite etc.

Mas, além de impedir o surgimento desses problemas de saúde, o filhote precisa de outros cuidados. Carrapaticidas, anti-pulgas e vermicidas devem ser armas utilizadas para garantir a saúde dos pequenos cães.

Cores desse cão

Todas as cores são aceitas e elas podem vir acompanhadas ou não do branco. No entanto, segundo a CBKC “mais de 80% branco, preto e fogo e fígado não devem ser encorajados.”

American staffordshire terrier preço

Um filhote de american staffordshire terrier pode custar entre R$ 1 mil a R$ 3 mil. O valor vai depender do tipo de vendedor, que pode ser um canil especializado ou um criador independente. Mas de uma forma ou de outra, sempre lembre de averiguar a forma como os animais são cuidados.

Infelizmente, alguns filhotes são comercializados enquanto os pais são criados com pouca ou nenhuma condição de higiene. Para não financiar esse tipo de comércio, opte pela adoção. 

Diferenças entre o american, staffordshire bull terrier e o pit bull?

O american staffordshire terrier é muito confundido com outras raças, como o staffordshire bull terrier e o american pit bull terrier. Além dos aspectos físicos, pois são cães muito fortes e musculosos, alguns traços comportamentais são semelhantes.

No entanto, existem diferenças entre esses três cães. O staffordshire bull terrier é o menor deles, enquanto o pit bull é o maior. Já o american staffordshire terrier é mais equilibrado dos três, que mais se dá bem com crianças.

American staffordshire terrier: ter ou não ter um cão dessa raça?

Agora você já pode decidir se deve ou não ter um cão desse em casa. Isso porque você já conhece todos os detalhes sobre personalidade e comportamento do american staffordshire terrier. Sabe que ele é persistente, amigável, dedicado, leal, atento e corajoso.

Por fim, só resta escolher quais cores do seu filhote e ir em busca de preços ou adoções. O carinho e o cuidado desse animal vai fazer a pena dividir a vida com ele.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.