, ,

Pastor Belga Malinois: saiba tudo sobre esta raça

Apesar de ser um dos tipos de pastores belgas mais raros que existe, o malinois faz o maior sucesso em companhias policiais

O pastor belga malinois divide o grupo de pastor belga com mais três tipos de cães, são eles: groenendael, laekenois e tervueren. De uma maneira geral, os especialistas possuem dificuldades em classificar esses animais, uma vez que os kennel clubs do mundo todo não entram em um acordo.

No entanto, sabe-se que o malinois é nativo de Malines, uma região da Bélgica. É um dos tipos de pastores belgas mais raros que existe, mas faz o maior sucesso em companhia policiais devido ao comportamento atento e a personalidade inteligente.

Portanto, se você deseja ter um filhote de pastor belga malinois e já está buscando por algum canil, saiba que antes de pesquisar preço é importante conhecer melhor a raça. Isso porque, conhecer todas as características do cão ajuda a descobrir se ele é ideal para sua família.

Sendo assim, o Clube para Cachorros preparou esse artigo repleto de informações sobre o malinois. Além do comportamento da raça, você também fica por dentro das questões de saúde, como é a adaptação do cão e outros aspectos característicos desse animal.

Temperamento e personalidade do pastor belga malinois

Para a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o pastor belga malinois tem um temperamento vivo e alerta. Também se trata de um cachorro seguro, sem medo e sem agressividade. Portanto, pode ser classificado como calmo e corajoso.

Pastor belga malinois sentado

Raça inteligente e que responde bem aos treinamentos, por isso é muito utilizada como cão policial (Foto: depositphotos)

Além disso, a raça é dona de uma personalidade determinada e leal. Por ser inteligente, responde bem aos treinamentos e, consequentemente, é fácil de ser adestrado. Mas em meio a toda essas características, o malinois também é carinhoso, criando laços estreitos com o tutor.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um pastor belga malinois?

O preço do filhote de pastor belga malinois varia entre R$ 1.500 a R$ 6 mil. Mas é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

Por ser um cachorro de porte grande e ter um temperamento vivaz, esse tipo de pastor não é ideal para viver em apartamento. Isso porque, o cão precisa de espaço para gastar a energia que possui, além de treinos e caminhadas em lugares abertos.

3. É um bom companheiro para crianças?

De uma forma geral, o pastor belga malinois é ótimo com crianças. Pois ele é um cachorro tranquilo e amoroso com as pessoas da família. Contudo, por ser um cão grande pode assustar os menores. Desta maneira, é ideal acostumar o cão e a meninada desde cedo, para que eles cresçam juntos.

4. Pastor belga malinois late muito?

Esse cachorro é inteligente e calmo, mas como também tem um instinto protetor é comum que ele use de latidos para avisar ao dono que algo de errado está acontecendo. Apesar disso, de uma forma geral, trata-se de um cão silencioso. 

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Mesmo sendo um cão afetuoso com as pessoas da família, não apresenta problemas em ficar só em casa. Aliás, pode ser um ótimo cão de guarda na ausência do tutor, protegendo e cuidando do território.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Mesmo com uma pelagem curta e grossa, o pastor belga malinois pode apresentar tendência a soltar muito pelo. Por essa razão, é recomendado escovar a pelagem do animal diariamente, diminuindo a queda.

Comportamento do pastor belga malinois

Com as pessoas da família, o malinois é amigável e carinhoso. Por isso, é considerado uma boa companhia para todas as idades. Mas também é um cão observador, cuidadoso e obediente, sendo muito utilizado como cão policial.

“Ele reúne todas as qualidades requeridas para ser um cão de pastoreio, de guarda, de defesa e de serviço”, cita a CBKC. Além disso, é um cachorro que aprecia farejar, correr e brincar. Devido a essas preferências, deve ser exercitado diariamente.

O único cuidado que o tutor deve ter é com a presença de pequenos animais de estimação. Isso porque, devido ao instinto de caça ele pode querer perseguir os bichinhos menores. Apesar disso, se dá bem com outros cachorros de mesmo porte.

Cuidados específicos

Geralmente, os patores belgas são animais fortes e vigorosos. No entanto, assim como outras raças, eles podem sofrer com algumas doenças comuns. Por exemplo, displasias da anca e de cotovelo podem afetar a qualidade de vida desses animais.

Além disso, eles têm tendência a apresentar problemas oftalmológicos e epilepsia. Então, quem deseja evitar esse tipo de situação, precisa procurar por criadores responsáveis que trabalham com animais saudáveis.

Outro cuidado é fazer um check up no animal dessa raça uma vez por ano, pelo menos. Assim, é possível descobrir problemas logo no início, garantindo uma recuperação mais rápida e eficiente para o pet.

Por fim, assim como qualquer cachorro, o malinois precisa de banhos semanais. Além disso, é necessário escovar os dentes do cão diariamente, para evitar problemas dentários. E claro, verificar e limpar as orelhas regularmente evita infecções.

Filhotes

Todos os filhotes de cães precisam de uma atenção especial, pois nessa fase da vida eles não possuem o sistema imunológico completo. Sendo assim, é recomendado levar o filhote de pastor belga malinois para o veterinário. Só esse profissional está capacitado para recomendar e aplicar a primeira dose da vacina polivalente.

Com essa medida, o cão fica protegido contra vírus de doenças sérias a exemplo da cinomose, parvovirose, hepatite etc. Além das vacinas, o médico deve recomendar anti-pulgas, carrapaticidas e vermífugos.

Mas além dos cuidados com a saúde, é recomendado que o filhote seja estimulado à socialização. Assim, ele cresce um cachorro mais educado, amigável e afetuoso.

Curiosidades desta raça

Como já visto no início desse artigo, o pastor belga é dividido em quatro tipos. De uma maneira geral, esses cães possuem características temperamentais e personalidade bem semelhantes. Sendo assim, as maiores diferenças ficam por conta da pelagem.

Enquanto o malinois tem o pelo curto e marrom, o groenendael tem a pelagem longa e preta. Já o laekenois, o mais raro de todos eles, possui um pelo duro. Por fim, há o tervueren com uma pelagem longa e castanha.

Expectativa de vida: 14 a 16 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.