, ,

Descubra quais raças de cães não se adaptam bem em apartamentos

Algumas raças de cachorro têm grande dificuldade em se adaptar em ambientes pequenos. Conheça algumas delas e entenda seu comportamento

Por maior que seja o seu desejo de ter um cachorro, você deve pesar na balança qual é a qualidade de vida que você vai oferecer ao animalzinho. Isso inclui o espaço e o tempo que serão dedicados a ele.

Se você mora em apartamento, deve escolher bem qual é a raça que mais se adapta a esse tipo de ambiente. O artigo assinado pela bióloga especialista em comportamento animal, Luiza Cervenka de Assis, no Jornal Estadão, listou quais são as raças que não convivem bem em espaços menores. Veja.

Golden Retriever

Descubra quais raças de cães não se adaptam bem em apartamentos - Golden

Foto: depositphotos

Até atingir os três anos de idade, a raça Golden Retriever é muito ativa. Na vida adulta, os Goldens exigem carinho e atenção o tempo todo. Portanto, se você vai ter que sair de casa e deixar o bichinho sozinho, ele provavelmente vai aprontar.

Labrador

Descubra quais raças de cães não se adaptam bem em apartamentos - Labrador

Foto: depositphotos

Os labradores são grandes e espertos. E, por mais que você seja apaixonado pela raça, não arrisque se você não tem o espaço adequado. Eles precisam gastar muita energia e têm uma certa tendência à destruição. Deixá-los sozinhos em um apartamento é inimaginável. Até mesmo para espaços maiores como casas, não é aconselhável que o cãozinho fique sem supervisão.

De acordo com a bióloga, um labrador adulto precisa de três a quatro horas de exercício intenso por dia. Essa necessidade dele, pode ser sanada com caminhadas por parques e ruas.

Border Collie

Descubra quais raças de cães não se adaptam bem em apartamentos - Collie

Foto: depositphotos

Luiza Cervenka de Assis afirma que a raça Border Collie é considerada uma das mais inteligentes. Ela foi desenvolvida para tomar conta de ovelhas e deixá-la presa em um apartamento vai trazer grandes problemas, como móveis roídos, roupas ou o que estiver pela frente.

Pug

Descubra quais raças de cães não se adaptam bem em apartamentos - Pug

Foto: depositphotos

Esse tipo de cachorro até que convive bem em espaços menores, porém o instinto de destruição também está presente. Além disso, outro agravante se soma ao seu comportamento: a fragilidade da sua saúde.

Segundo a especialista, o cãozinho desenvolve problemas relacionados aos olhos, focinho, pele, respiração, intestino e coração com mais frequência que os demais. Por isso, na hora de pensar em criar um você precisa ficar atento (a) ao tempo disponível para levá-lo sempre ao veterinário.

Beagle

Descubra quais raças de cães não se adaptam bem em apartamentos - Beagle

Foto: depositphotos

A bióloga afirma que o comportamento de um Beagle se parece com o de um cupim, pois ele costuma comer móveis e outros adereços de casas e apartamentos. Essa situação se agrava ainda mais quando o cachorro é deixado só dentro de espaços reduzidos. Seu instinto para a caça vai se refletir de forma inadequada e acabar prejudicando o seu bem-estar.