Personalidade e temperamento do pit bull

Livre-se do preconceito e admire a fidelidade do cão desta raça


A raça pit bull é muito mal vista entre as pessoas, mas nem tudo o que falam é verdade. A raça, proveniente do cruzamento entre o bulldog inglês com o terrier inglês, foi desenvolvida para esportes sangrentos, como a luta com touros, ursos e até cães da mesma e de outras raças.

Os cães pit bull são muito fortes, resistentes e ágeis, e dificilmente ficam doentes. O filhote tem muita energia, e o dono deve estar preparado para isso, reservando bastante tempo do seu dia para cuidar do pet.

A pessoa que deseja adotar um pit bull deve levar em consideração diversos fatores: assim como qualquer cão, a personalidade será determinada de acordo com o treinamento, atenção e carinho que recebe. Alguns tutores, se é que podemos chamar assim, ainda hoje criam pit bulls para rinha, e isso acaba gerando a violência tão famosa entre os cães da raça. Isso se deve mais à intenção do dono ao adotar o cão da raça, do que a raça propriamente dita.

Personalidade e temperamento do pit bull

Foto: Reprodução/ internet

É importante lembrar que existe uma lei que determina que é proibido mutilar cães, cortando rabo ou orelhas. O corte da orelha do pit bull causa irritação e dores, e deve ser, a todo custo, impedida.

Outra lei diz respeito aos cuidados com cães de grande porte, que devem andar com focinheira.

Características de personalidade

O cão é bastante forte, ágil, dotado de energia e destreza. A raça que tem fama de ser sempre vilã, na verdade, não tem culpa da fama que leva. Alguns criadores mal-intencionados, treinam o cão para ser bom de briga ou valentão, e por isso, acabam gerando o grande preconceito com a raça. É fácil e perfeitamente possível criar cães dessa raça como cães dóceis e carinhosos.

Inclusive, essa é uma das características da raça: dócil e carinhoso, o cão da raça é um excelente companheiro. É importante, antes de adquirir um pit bull, conhecer os pais do cãozinho, evitando pais com temperamento mais agressivo.

Como é uma raça bastante atlética, o cão pit bull precisa de bastante atividade física diariamente, sendo indicado para donos que gostam de correr, por exemplo.

É importante ter um trabalho de adestramento e socialização para que o cão não acabe se tornando agressivo. A sua energia é intensa, e deve brincar bastante.

Cuidados necessários

O cão tem, constantemente, problemas de pele, alergias, pelos encravados, dores de ouvido e problemas no estômago.


Reportar erro