,

Personalidade e comportamento do labrador: 23 verdades

Essa é uma raça dócil e afável. Mas, ao mesmo tempo, é um pouco bagunceira

Especialistas afirmam que a personalidade e comportamento do labrador são equilibradas. Pois trata-se de uma raça dócil e afável. Mas, ao mesmo tempo, é um pouco bagunceira. E foi nessa mistura de características que esse pet conseguiu conquistar o coração das pessoas do mundo todo.

Por exemplo, de acordo com o PhD em medicina veterinária, Bruce Fogle, esse cachorro possui uma “amável personalidade”. Contudo, sem intenção maldosa, é um cão que pode fazer muita bagunça pela casa.

Mas de uma forma ou de outra, a personalidade e comportamento do labrador tornaram-se características especiais da raça. De acordo com a lista de popularidade da American Kennel Club (AKC), ele é o cão mais popular dos Estados Unidos.

Agora se você está “morrendo de amores” por esse cão e quer levá-lo para casa, precisa entender um pouco mais sobre o temperamento dele. Além disso, descubra outras informações, a exemplo de: como cuidar de cão labrador, quanto tempo ele vive, quais são os tipos que existem e o valor que ele pode custar.

Personalidade e comportamento do labrador: 23 verdades a saber

Labrador preto

O labrador é um dos cachorros mais inteligentes do mundo canino (Foto: depositphotos)

  • Inteligente
  • Dócil
  • Bagunceiro
  • Versátil
  • Afável
  • Extrovertido
  • Ágil
  • Gentil
  • Confiante
  • Companheiro
  • Brincalhão
  • Enérgico
  • Devotado ao dono
  • Tolerante
  • Paciente
  • Amigável
  • Alegre
  • Leal
  • Carinhoso
  • Adora água
  • Apetite voraz
  • Receptivo
  • Gosta de aprender

Inteligente

Entre as 10 raças mais inteligentes descritas por Staney Coren, o labrador ficou em 7º lugar. Por isso, é um cachorro que responde bem ao adestramento.

Dócil

A personalidade doce do labrador é uma das características mais marcantes da raça. E é dessa maneira que esse cachorro conquista o coração de todo mundo.

Bagunceiro

“Apesar de não ter rancor, malícia ou índole vingativa, pode fazer muita bagunça“, afirma Bruce Fogle no livro “Cães”, da Editora Zahar. Tudo isso porque a raça é desajeitada e não tem noção do tamanho e da força que possui.

Versátil

É caracterizado como cão versátil, pois é utilizado para diversos fins. Além de ser um cão de companhia para muitos, o labrador retriever é usado como cão-guia, de resgate ou de busca.

Veja tambémLabrador retriever – Saiba tudo sobre esta raça

Afável

Embora possua um jeitinho todo atrapalhado, o cão dessa raça reserva em si um lado afável e amoroso. Por essa razão, é muito apegado ao tutor.

Extrovertido

Quem já assistiu o filme “Marley & Eu” sabe muito bem sobre o que quer dizer um cão extrovertido. Isso porque, a obra cinematográfica é repleta de travessuras realizadas pelo labrador protagonista. Uma coisa é certa: você vai rir muito com um cãozinho desse.

Ágil

A agilidade é outra característica forte do comportamento desse peludinho. Por isso, é muito utilizado em jogos de maratona, conforme aponta a AKC.

Gentil

Por ser um cachorro gentil, ele acaba se dando bem com outros animais. Por exemplo, entre as raças mais sociáveis listadas pela adestradora Priscila Furlan, o labrador fica em segundo lugar, perdendo apenas para o beagle.

Confiante

Além de todos os tópicos já citados anteriormente, vale ressaltar ainda o aspecto confiante que essa raça possui na personalidade. Dessa forma, não possui medo de encarar desafios.

Companheiro

Também é caracterizado como um companheiro leal do tutor e da família. Pelo jeito doce e afável de ser, é usado ainda como um cão de terapia em hospitais. Assim, levando amor e companheirismo para pessoas doentes.

Brincalhão

Divertida é a palavra certa para descrever a vida ao lado de um labrador. Isso porque, essa raça é composta por cães que gostam de brincar com toda a família.

Enérgico

De acordo com a American Kennel Club, o labrador é um cachorro cheio de energia. Por isso vai precisar de exercícios que estimulem a mente e o físico do animal. Além disso, precisam de espaço para se exercitar sozinho.

Devotado ao dono

Agradar ao tutor é uma das maiores vontades do labrador retriever. Por isso é comum ouvir dizer que ele é um cão devotado ao dono.

Tolerante

Apesar de ser um cão exuberante, devido ao porte, trata-se de um animal muito tolerante. Calmo com crianças, esse cachorro é ideal para conviver com os pequenos humanos.

Veja também: 30 nomes que combinam com cachorros da raça labrador

Amigável

Fazer amizade com um labrador é muito simples. Para isso, basta que você brinque um pouco com ele ou lhe faça um carinho. Como é um cachorro muito amigável, não vai estranhar visitas acompanhadas do tutor.

Alegre

Já a alegria é um sentimento comum de todos os labradores. São eles que fazem da nossa casa um ambiente mais feliz, ameno e mais confortável de morar.

Leal

Dificilmente você vai encontrar um cachorro que não seja leal com o próprio dono. E o labrador é mais uma certeza disso, vai estar ao lado do tutor sempre que for possível e necessário.

Carinhoso

Além de leal, o cachorro dessa raça também é carinhoso com a família. Gosta de estar ao lado dos humanos em todas as horas, pois é um companheiro devotado. 

Adora água

De todos os exercícios possíveis, nadar é uma das atividades preferidas do labrador. Por essa razão, uma piscina pode ser um paraíso para essa raça.

Apetite voraz

Um dos comportamentos dessa raça é o apetite voraz que ele possui. Nesse sentido, o tutor precisa ter cuidado com a alimentação do animal, uma vez que o labrador tem tendência a engordar com facilidade.

Paciente

A paciência é outra virtude do labrador. Por isso, mais uma razão para ser excelente com crianças de todos os tamanhos e idades.

Receptivo

Ao chegar em casa depois de um dia de trabalho ou de estudos, o labrador vai estar a sua espera. Sendo assim, prepare-se sempre para a festa que esse encontro se tornará. Lambidas, pulos e balançar de rabos estão sempre confirmados.

Gosta de aprender

Além de todos esses benefícios em forma de características, o labrador ainda gosta de aprender. Por isso que o adestramento é feito de maneira rápida e fácil com a essa raça.

Outras informações e características importantes

Ter informações sobre personalidade e comportamento do labrador não são suficientes para decidir ter um cão desse em casa.

Isso porque, assim como outras raças, esse animal precisa de atenções especiais com relação ao cuidado. Então, você sabe como cuidar de um cão labrador? Se não, essa é sua chance de descobrir como. Acompanhe.

Veja tambémComo devo cuidar de um cachorro da raça Labrador?

Como cuidar de um cão labrador?

Em primeiro lugar, é preciso ter cuidado com a alimentação dessa raça. Como o labrador possui um apetite voraz, o mais indicado é buscar equilíbrio nas refeições diárias. Converse com o veterinário do pet e escolha a melhor opção para cada fase de vida do cãozinho.

Trio de labradores filhotes

Essa raça pode ser de três cores: preto, marrom ou amarelo (Foto: depositphotos)

Associado à alimentação, o tutor também precisa estar atento aos passeios diários. Pois com uma dieta balanceada e uma rotina de atividades você consegue evitar que o labrador fique obeso e apresente mais doenças relacionadas a essa condição.

Já de acordo com o Bruce Fogle, a raça é predisposta a ter displasia do cotovelo e coxofemoral. Ambas são doenças hereditária e dolorosas. Além disso, o labrador pode ter atrofia progressiva da retina (APR) e catarata hereditária.

Qual o valor de um filhote de labrador?

Os preços de um filhote de labrador variam entre R$ 1 mil a R$ 3 mil. O que vai definir o preço em si é o vendedor, que pode ser de canis especializados ou criadores independentes.

Mas de uma forma ou de outra, certifique-se que o animal vendido não pertence a uma fêmea explorada. Pois muitos criadores e canis, deixam os animais viverem em condições desumanas, apenas para lucrar com a vida dos cães de raça.

Em meio a essa situação, você pode escolher também pela adoção. Organizações Não Governamentais (ONG’s) resgatam animais de exploradores e depois colocam para adoção.

Quanto tempo vive um labrador preto?

Independentemente da cor do labrador, esse cachorro tem uma expectativa de vida que varia entre 10 e 12 anos, de acordo com a AKC. No entanto, esse número pode ser menor ou maior, dependendo da criação que esse animal possui.

Labrador características e curiosidades

O labrador possui um pelo curto, por isso não requer muitos cuidados. Nesse caso, só são necessárias algumas escovações diárias para retirar o pelo morto.

Criado inicialmente para recolher a caça e ajudar os pescadores com as redes, essa raça é acostumada a se relacionar com os humanos. Além disso, devido a sua origem, ela ainda hoje gosta de carregar coisas com a boca.

Uma curiosidade sobre esse cão é que, além de ser considerado o mais popular nos Estados Unidos, é também o preferido no Reino Unido, segundo Bruce. Já no Brasil, a raça fica em 9º lugar, de acordo com levantamento feito pela DogHero, uma empresa de hospedagem de cães.

Tipos de labrador

Existem três tipos de labradores levando em consideração as cores, são eles: preto, marrom (chocolate) e creme (amarelo). Sendo o mais comum deles o creme. No geral, não há muitas diferenças de comportamento de um para o outro.

“Relata-se que o labrador amarelo é confiável com estranhos e extremamente submisso ao treino de obediência, mas não é tão afável quanto o parente preto“, afirma o PhD em medicina veterinária, Bruce Fogle.

Raça labrador retriever

Com todas essas informações, você já sabe como é a personalidade e comportamento do labrador. Também já aprendeu como cuidar de um cão dessa raça, os valores, as cores e as curiosidades sobre esse cão.

Agora com todo esse conhecimento, você já pode decidir se pode levar um deles para casa. Tendo em mente que trata-se de um animal dócil, afável, gentil e um pouco bagunceiro. E então, vale a pena dividir a vida com uma grandalhão cheio de amor como o labrador?

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.