,

Personalidade e comportamento do rottweiler: 25 fatos que você talvez não sabia

Destemido, alerta, corajoso e agressivo com outros animais são algumas das características do rottweiler

Desde filhote você pode reconhecer a personalidade e o comportamento do rottweiler. Considerado alemão, devido sua origem, esse cão puro é caracterizado como bravo por muitas pessoas leigas. Mas será que esse aspecto resume o temperamento do animal?

Para esclarecer aos interessados pela raça, o Clube para Cachorros separou 25 fatos que você talvez não saiba sobre esse cão. Características como destemido, alerta, corajoso e agressivo foram relacionadas ao rottie, mas não só elas.

Então, se você faz parte do grupo de curiosos sobre essa raça, acompanhe esse artigo. Assim você fica por dentro de como é o temperamento desse cão, independentemente se é fêmea ou macho.

Além de entender mais sobre o universo do rottweiler, você também aprende como cuidar de um cão dessa raça. Também é possível avaliar se é melhor comprar ou optar pela adoção. E ainda descobre quais são as cores desse animal e como é um filhote de rottie.

Personalidade e comportamento do rottweiler: 25 fatos

Rottweiler olhando para câmera

O rottweiler possui uma personalidade leal e um comportamento enérgico (Foto: depositphotos)

  • Firme
  • Boa natureza
  • Destemido
  • Dedicado
  • Alerta
  • Obediente
  • Confiante
  • Seguro de si mesmo
  • Calmo
  • Corajoso
  • Protetor
  • Territorialista
  • Inteligente
  • Cauteloso com estranhos
  • Agressivo com outros animais
  • Brincalhão
  • Afetuoso
  • Ávido
  • Leal
  • Companheiro
  • Treinável
  • Enérgico
  • Submisso ao adestramento
  • Valente
  • Forte

Firme

O rottweiler é um cachorro de personalidade equilibrada. Por isso, é considerado firme, uma vez que é estável, resistente e forte.

Boa natureza

Ao contrário do que muitos possam imaginar, devido a fama de bravo desse cão, a raça possui uma boa natureza. Com os tutores, são tranquilos e amistosos.

Destemido

De acordo com a American Kennel Club (AKC), essa raça foi criada especialmente para conduzir o gado e protegê-lo contra ladrões. Por essa razão, não possui medo de nada, enfrentando qualquer problema.

Dedicado

É comum que o cachorro dessa raça seja dedicado aos tutores. Está sempre disponível e atendendo aos pedidos de seus humanos preferidos.

Alerta

Por ter sido criado para cuidar do rebanho já surgiu como um cão de alerta. Nesse sentido, é um excelente cão de guarda e muito utilizado por companhias policiais.

Obediente

A obediência é outra característica positiva nessa raça. Também por essa razão é um cão muito utilizado por policiais.

Confiante

Ainda segundo a AKC, o rottweiler é muito confiante. Por isso, enfrenta qualquer tipo de “perigo” que possa surgir, seja uma pessoa ou outro animal.

Seguro de si mesmo

Por ser confiante, é também um cachorro muito seguro de si mesmo. Para a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), a raça “é autoconfiante, com coragem e nervos firmes.”

Calmo

Mesmo com a fama de bravo, trata-se de um cachorro calmo. Na maioria das vezes, é tranquilo e só reage ao sinal de alguma ameaça.

Corajoso

Coragem e bravura combinam muito bem com a imagem de um poderoso rottweiler. Não é a toa que ele é um cão policial ou de guarda.

Protetor

De uma maneira geral, o famoso rottie é protetor da família e do lar. É comum que ele tente defender todos da casa e também onde ele mora.

Territorialista

É considerado um cão territorialista, o que para muitos pode ser um ponto negativo. No entanto, essa característica pode ser transformada em algo positivo para a raça usando-se de treinamento adequado e socialização precoce, de acordo com a AKC.

Inteligente

Das 10 raças mais inteligentes, o rottweiler aparece em 9º lugar. A lista é resultado de um estudo feito pelo especialista em comportamento canino, Staney Coren. Tanto o processo como também as conclusões estão expostas no livro “A inteligência dos cães”.

Cauteloso com estranhos

Por ser protetora com a família e com o território que possui, essa raça é cautelosa com estranhos. Por isso que o rottie é escolhido como cão de guarda.

Agressivo com outros animais

Instintivamente, o rottweiler é um cachorro que pode ser agressivo com outros cães. Uma dica para diminuir esse comportamento indesejado é castrar os machos ainda jovens.

Brincalhão

Ao contrário do que se possa imaginar, essa raça também é brincalhona. Ao lado dos tutores o rottweiler se transforma.

Afetuoso

“Ele [rottweiler] é capaz de se jogar no seu colo por um abraço”, conta a AKC. Mas isso só quando se refere aos humanos conhecidos, pois não tende a ser amigável com visitas.

Ávido

De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, da Zahar Editora, Bruce Fogle, é difícil ler a linguagem corporal desse animal. “Em um segundo, seu humor pode mudar de alegre para furioso e a dilatação das pupilas pode ser o único sinal visível”, afirma o especialista.

Leal

Trata-se de um cão que não abre mão da lealdade. Uma vez conquistado o coração desse cachorro, você vai ter um amigo fiel ao lado.

Companheiro

Unindo as características de leal, afável e protetor, ao escolher um rottweiler você passa a ter um companheiro completo.

Treinável

O adestramento com um rottweiler não é difícil, mas a raça precisa de um tutor firme. Se for necessário, chame um adestrador profissional para lhe auxiliar nessa atividade.

Enérgico

De acordo com a American Kennel Club, o rottie adora nadar, andar e trotar, principalmente ao lado do tutor. Trata-se de um cachorro com corpo musculoso e atlético, por isso vai precisar de exercícios diariamente.

Submisso ao adestramento

Para Bruce Fogle, o rotweiler é um cão submisso ao adestramento. Por esta razão, é um excelente cão trabalhador, integrando várias instituições policiais e de guarda.

Valente

Sem medo algum, essa raça vai encarar qualquer problema. Com a coragem que possui, nada lhe faz recuar.

Forte

Além de ser forte e resistente fisicamente, esse cachorro também possui uma personalidade forte. É considerado um cão audacioso, ousado e determinado.

Outras informações e características importantes

Mesmo sabendo sobre o comportamento e as características temperamentais do rottweiler, você que deseja ter um deve buscar sempre conhecer mais sobre a raça. Confira a seguir informações sobre a saúde do filhote, como cuidar de um cão dessa raça, quais as cores desse animal etc. Mas se você deseja saber

Rottweiler filhote

Assim como outros cães, o rottweiler precisa tomar a primeira dose da vacina com 45 dias de vida. Além disso, nessa época também é importante estar atento aos vermífugos e ao controle dos ectoparasitas, como pulgas e carrapatos.

Filhote de rottweiler na grama

O filhote de rottweiler precisa tomar a primeira vacina com 45 dias de vida (Foto: depositphotos)

Mas, além dos cuidados com a saúde, o filhote de rottweiler precisa de atenção com relação ao comportamento. Esse período inicial é ideal para que o cão aprenda bons modos e que a agressividade seja direcionada apenas para situações necessárias.

O rottie nervoso não é natural. Isso é um reflexo de um tutor impróprio que não soube explorar positivamente a natureza agressiva do pet.

Comprar rottweiler ou optar pela adoção?

Para ter um rottweiler você tem duas opções: comprar ou adotar. No primeiro caso, um cão dessa raça ainda filhote pode custar em torno de R$ 1 mil até R$ 6 mil. Contudo, se essa for a sua escolha você precisa estar atento à qualidade de vida dos animais desse vendedor.

Infelizmente, criadores independentes ou canis especializados usam a vida dos animais como lucro. Em meio a esse mercado, alguns exploram as fêmeas para procriarem sem o mínimo de cuidado, nem antes, durante ou depois da gestação.

Porém, se você não quer correr o risco de comprar um animal fruto do sofrimento de outros, cogite a possibilidade de adoção. Algumas Organizações Não Governamentais (ONG’s) fazem o trabalho de resgate desses animais e, posteriormente, os colocam para adoção.

Como cuidar de um cão dessa raça?

De acordo com o PhD em medicina veterinária, o rottweiler sofre com alta incidência de câncer nos ossos. Infelizmente, esse problema de saúde tende a reduzir a expectativa de vida desses animais. Para a AKC, o rottie costuma viver entre 9 e 10 anos.

Além desse problema de saúde, a raça também tem tendência a ter obesidade. Consequentemente, pode sofrer com diabetes ou doenças cardíacas. Para evitar essas complicações, é recomendado que você converse com o veterinário para criar uma dieta equilibrada para raça. Também é indicada a prática de exercícios físicos.

Cores desse cachorro

A única cor aceita do rottweiler é preto com marcações tan. Geralmente, o cão tem a pelagem escura e as marcações estão localizadas nas patas, próximas ao focinho e no peitoral.

Ter ou não ter um rottweiler?

Agora que você já sabe sobre personalidade e comportamento do rottweiler, está na hora de decidir se é indicado ter ou não um cão dessa raça. Para isso, faça uma avaliação da sua rotina e de sua família. Dessa maneira fica mais fácil decidir se o cão combina com seu estilo de vida.

Além disso, leve em consideração as características dessa raça. Você sabe que o rottweiler é destemido, alerta e corajoso. Também é do seu conhecimento que o cão pode ser agressivo com outros animais e cauteloso com visitas.

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia, esse cão “é, basicamente, amigável e pacífico, muito apegado, adora crianças, fácil de se conduzir e ávido por trabalho.”

Portanto, se você busca um animal de personalidade afável e ao mesmo tempo destemida, o rottie é o cachorro para você. Além do mais, trata-se de um cão de comportamento enérgico e por isso precisa de um tutor ativo.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.