,

Pinscher miniatura: 19 fatos sobre personalidade e comportamento

Pinscher miniatura costuma ser astuto, extrovertido e amigável. Ao mesmo tempo, mostra-se energético, responsivo e brincalhão

Interessados pelo pinscher miniatura precisam conhecer personalidade e comportamento da raça antes de pensarem em comprar ou adotar. Isso porque é importante entender como os cães agem e se o temperamento deles combinam com o da família.

Por exemplo, esse cachorrinho costuma ser astuto, extrovertido e amigável. Ao mesmo tempo, mostra-se como energético, responsivo e brincalhão. Dessa maneira, precisa de um tutor que entenda as suas necessidades e consiga supri-las.

Portanto, se você é um interessado por essa raça, vai querer estar por dentro de tudo o que envolve ela. Para acabar com suas dúvidas, preparamos o “Pinscher miniatura: 19 fatos sobre personalidade e comportamento”.

Além disso, você pode aproveitar para aprender como cuidar de um cão dessa raça, seja ele filhote, adulto ou velhinho. Também confere informações sobre cores, tamanhos, preço e até mesmo opções de nomes que combinam com um pinscher miniatura.

Pinscher miniatura: personalidade e comportamento

Cachorro da raça pinscher miniatura

Um comportamento típico dessa raça é o entusiasmo em tudo o que faz (Foto: depositphotos)

  • Astuto
  • Extrovertido
  • Amigável
  • Energético
  • Responsivo
  • Brincalhão
  • Valente
  • Divertido
  • Determinado
  • Amoroso
  • Protetor
  • Inteligente
  • Curioso
  • Atento
  • Destemido
  • Genioso
  • Leal
  • Companheiro
  • Alegre

Astuto

O comportamento do pinscher miniatura é semelhante com o dos terriers. Por essa razão, é possível dizer que a raça é esperta, ágil e perspicaz.

Extrovertido

Um outro comportamento típico dessa raça é o entusiasmo em tudo o que faz. Sendo assim, você sempre verá um pinscher agitado, seja fazendo coisas simples como caminhar ou até mais empolgantes como brincar.

Amigável

Mesmo não sendo um cachorro muito sociável com outros cães, é considerado amigável pois se dá muito bem com os humanos. Apesar disso, pode estranhar a presença de pessoas desconhecidas.

Energético

De acordo com a American Kennel Club (AKC), o cãozinho dessa raça não é só energético como também atlético. Isso significa dizer que você precisa oferecer exercícios diários ao pinscher miniatura.

Responsivo

Por ser um cachorro responsivo, acaba se saindo muito bem durante o adestramento. De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle, o nível de dificuldade no treinamento com essa raça é considerado fácil.

Brincalhão

Se tem uma raça brincalhona, essa é o pinscher miniatura. Por esse motivo, você deve separar um horário do dia para brincar com o cãozinho, de preferência com a bolinha pois provavelmente ele vai adorar.

Valente

Apesar dos poucos centímetros que possui, o cachorrinho dessa raça apresenta-se como um grande valentão. Sem medo de nada, enfrenta qualquer situação por mais perigosa que ela possa ser.

Divertido

A propósito, a valentia dessa raça pode ser até divertida aos olhos do tutor. Mas a verdade é que esse cachorrinho consegue arrancar várias gargalhadas da família com seu comportamento.

Determinado

Além dessas características, é possível dizer ainda como esse cachorro é determinado. Por isso, é preciso ensinar desde pequeno os limites da vida com adestramento.

Amoroso

Amoroso com as pessoas da família, um pinscher miniatura não vai recusar o colo do tutor. Entretanto, não é muito paciente com crianças, por isso cuidado ao deixá-los sozinhos.

Protetor

Quando o assunto é cuidar da casa e da família, o pinscher esquece o porte pequeno que possui e coloca para fora toda marra que há. Por essa razão,também é utilizado como cão de alarme.

Inteligente

Mesmo não estando entre as 10 raças mais inteligentes listadas pelo especialista em comportamento canino, Staney Core, o pinscher miniatura é tido como um cão superesperto.

Curioso

Ainda segundo Bruce Fogle, a curiosidade é outro elemento presente no comportamento do cão dessa raça. Por isso que antigamente eram utilizados para caçar ratos. 

Atento

As orelhas grandes e eretas já anunciam o comportamento alerta que esse cãozinho possui. Além disso, o pinscher miniatura está atento a tudo o que ocorre ao seu redor.

Destemido

Por ele ser um cachorro destemido, é preciso que você tome cuidado com outros cães, principalmente os maiores. Isso porque o pinscher miniatura está disposto a desafiar outros cachorros sem levar em conta o tamanho deles.

Genioso

O pinscher miniatura pode até parecer frágil, mas é um cachorrinho com uma personalidade geniosa. Por isso, cuidado com esse pet  para que ele não se transforme em um pequeno destruidor.

Leal

No entanto, a medida em que se afeiçoa as pessoas da família, o cachorrinho dessa raça também demonstra toda a sua lealdade. Protegendo e cuidando dos seus.

Companheiro

Mesmo com uma personalidade forte, o pinscher miniatura é um companheiro excelente. Para desfrutar de um adulto equilibrado, busque treiná-lo desde cedo.

Alegre

Por fim, essa raça certamente será a alegria da sua família. E para que ele possa ser ainda mais feliz, deixe que o animal possa desfrutar de um ambiente aberto e protegido.

Outras informações e características importantes

A expectativa de vida do pinscher miniatura é de 12 a 16 anos, segundo informações da American Kennel Club (AKC). Por essa razão, acredita-se que ele é um cachorro longevo. E se você quer proporcionar uma vida boa ao cãozinho durante todo esse tempo, basta ter alguns cuidados em mente.

Pinscher miniatura filhote

Assim como qualquer filhote, o pinscher miniatura precisa tomar vacinas polivalentes. Esse método é utilizado para diminuir as chances do cachorro apresentar problemas de saúde sérios, como parvovirose, cinomose, hepatite etc.

Além de fortalecer o sistema imunológico do cãozinho, você precisa oferecer suporte contra a ação de vermes, pulgas e carrapatos. Tudo isso porque esses parasitas também são responsáveis por doenças a exemplo da babesiose, erliquiose, verminoses etc.

Pinscher na praia

Um pinscher miniatura pode ser unicolor ou de duas cores (Foto: depositphotos)

Mas além dos cuidados com a saúde, você também deve aproveitar a fase filhote para cuidar da educação desse cão. Dessa forma, é indicado investir em adestramento e socialização. Consequentemente, você vai poder desfrutar de um cachorro equilibrado, educado e sociável.

Como cuidar dessa raça?

Antes de mais nada, é preciso entender que os cuidados na fase filhote precisam se perpetuar até o final da vida desse cãozinho. Ter um cachorro de estimação é lutar contra carrapatos, pulgas, vermes, vírus e bactérias a todo instante. Para que assim você possa oferecer mais qualidade de vida ao pet.

No entanto, com o passar dos anos, a raça fica predisposta a apresentar outros problemas de saúde. Por exemplo, o pinscher miniatura pode sofrer com luxação da patela, epilepsia e problemas da tireoide.

Além dessas enfermidades, o cãozinho está predisposto a ter problemas no disco cervical, defeitos cardíacos e doenças oculares. Por tudo isso, é recomendado que você busque ajuda médica para o cachorro e sempre leve-o para realizar check up duas vezes por ano, no mínimo. Quanto mais cedo o problema é descoberto, mais chances de cura o animal tem.

Pinscher miniatura preço

Um filhote de pinscher pode custar em torno de R$ 1 mil a R$ 2 mil. Esse preço vai depender do tipo de vendedor, que pode ser um canil especializado ou um criador independente. Mas de uma forma ou de outra, certifique-se o quão responsável é o comerciante.

Infelizmente, os filhotes de raça são comercializados enquanto as mães e os pais deles são submetidos à condições desumanas de vida. Para evitar de vez esse tipo de situação, opte pela adoção.

Cores e tamanhos dessa raça

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), um pinscher miniatura pode ser unicolor ou de duas cores. No primeiro caso pode ter animais da cor vermelho corça, marrom-avermelhado ou marrom avermelhado escuro. Já quando eles são bi-colores, têm-se cachorros preto e castanho.  

Agora quando o assunto é tamanho, o órgão brasileiro também define algumas medidas. Machos e fêmeas podem ter de 25 a 30 centímetros e de 4 a 6 quilos.

Pinscher miniatura nomes

A lista de nomes para o cachorro pinscher miniatura é extensa, mas algumas opções podem ser vistas logo abaixo:

  • Bob
  • Zafir
  • Amélia
  • Fred
  • Tob
  • Amora
  • Anitta
  • Dora
  • Betty
  • Andy

Pinscher miniatura: ter ou não ter um cão dessa raça?

Pronto, depois de ler “Pinscher miniatura: 19 fatos sobre personalidade e comportamento”, você está preparado para decidir se pode ter ou não um cão desse em casa.

Para se decidir, lembre-se de levar em consideração características como astuto, extrovertido e amigável. Além disso, tenha em mente que ele é cão energético, responsivo e brincalhão.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.