As raças mais inteligentes

Levando em consideração a inteligência dos cães, esses animais podem ser divididos em seis grupos, de acordo com o especialista em comportamento canino, Staney Coren. Essa classificação vai desde as raças mais inteligentes até as menos espertas.

A conclusão de Coren faz parte de um estudo feito através de um questionário respondido por juízes de competições caninas norte-americanas e canadenses. O resultado foi publicado em um livro chamado de “A inteligência dos cães”.

Neste questionário 79 raças foram avaliadas. De todas elas, 10 foram consideradas as melhores em termos de inteligência e obediência para o trabalho. E são elas expostas neste artigo.

10 raças mais inteligentes

1. Border collie

Border collie (Foto: depositphotos)

Três aspectos fazem do border collie o cão mais inteligente, são eles: focado, determinado e ágil. Aprende com facilidade o que foi ensinado e possui uma compreensão intuitiva das atividades para as quais foi criado como as que envolve o trabalho na fazenda.

Com uma energia inacreditável, é um cachorro que recepciona com emoção o dono. Apesar disso, não tem fama de carinhoso, umas vez que a personalidade é independente.

Veja também: Confira truques superinteligentes para os cães

2. Poodle

Poodle (Foto: depositphotos)

Ocupando o segundo lugar das raças mais inteligentes, o poodle recebe muito bem os treinamentos e adora estar acompanhado dos membros da casa. Além disso, é um animal brincalhão e está sempre em alerta.

Por estas razões, quem tem um animal desta raça precisa conseguir tempo para gastar a energia do peludo com brincadeiras. Mas nem precisa se preocupar com a queda de pelo, pois ela será pouca. Tudo isso porque o poodle é considerado um cão hipoalergênico, ideal para quem tem alergias.

3. Pastor alemão

Pastor alemão (Foto: depositphotos)

Além de ocupar o terceiro lugar no quesito inteligência, o pastor alemão confirma a aptidão de se adequar a diversas atividades. Ao longos dos anos cães dessa raça foram utilizados para diferentes trabalhos como: cães policiais, cães de busca, cães de resgate, cães de guarda e até mesmo cães-guias.

Toda essa versatilidade comprova o quanto o pastor alemão é receptivo aos treinamentos e aprende rapidamente. Outras qualidades também merecem ser destacadas, a exemplo da lealdade à família, a natureza atlética e a forma carinhosa que trata os membros da casa.

Veja também: Brincadeiras para estimular a inteligência dos cachorros

4. Golden retriever

Golden retriever (Foto: depositphotos)

Quem vê o focinho de “bobão” do golden retriever nem imagina que ele está entre os cinco cães mais inteligentes do mundo, de acordo com  Staney Coren. Esta fama de inocente é reflexo do comportamento brincalhão que esse animal possui. Mas, quem falou que não se pode aprender brincando?

Um exemplo claro que isso é possível é o próprio golden. Mesmo sendo um cachorro gentil, receptivo e que adora demonstrar afeto, esse animal é também muito inteligente e consegue aprender a comandos rapidamente. 

5. Doberman

Doberman (Foto: depositphotos)

Doberman é inteligente e dominador ao mesmo tempo. Para equilibrar essas duas características do animal, o tutor precisa ensinar bons comportamentos à raça desde a fase filhote. Neste período inicial o cachorro consegue aprender com mais facilidade.

Com os familiares e pessoas conhecidas pode ser considerado um companheiro fiel e carinhoso. Já com estranhos pode apresentar um instinto agressivo, uma vez que é tido como cão de guarda. No geral, trata-se de um cachorro alegre, atlético e animado.

6. Pastor de shetland

Pastor de shetland (Foto: depositphotos)

A aparência do pastor de shetland revela que ele é uma versão menor do collie, porém um pouco mais versátil, inteligente e adaptável que seu parente mais próximo. Aceita com excelência aos treinamentos, é resistente e ainda apresenta um bom trabalho.

Dentro do lar o cão é muito treinável, companheiro e leal. Mas precisa de espaço para correr, brincar e gastar toda a energia que possui de natureza. Mesmo com o porte pequeno ele precisa de muito exercício.

7. Labrador

Labrador (Foto: depositphotos)

O labrador é famoso no mundo canino não só pela aparência bonita e a personalidade encantadora, mas por ser um dos campeões em listas de boas qualidades. Ocupa o sétimo lugar no ranking de inteligência e é, atualmente, o cão mais popular que existe no mundo.

No caso desse retriever a esperteza está relacionada com as boas respostas que apresenta durante o treinamento. Trata-se de um cão que gosta de aprender e de agradar ao dono. Além disso, é alegre, leal e extremamente carinhoso.

8. Papillon

Papillon (Foto: depositphotos)

Ao contrário do labrador, o papillon é pouco conhecido, mas mesmo assim ocupa o oitavo lugar quando o assunto é inteligência e obediência. Isso tudo porque responde bem aos treinamentos e vive em alerta. 

Para comprovar a esperteza a raça é campeã em provas de obediência e agility. Mas, como é um cão dócil e tranquilo também é utilizado como cão de terapia para pessoas que estão internadas em hospitais.

Veja tambémAs raças de cães que são a melhor companhia para uma viagem

9. Rottweiler

Rottweiler (Foto: depositphotos)

Considerado um submisso ao adestramento, o rottweiler é um cão que não poderia faltar na lista das raças mais inteligentes. Por ter essa característica e possuir outros requisitos de cão de guarda, esse animal é muito utilizado como cão policial.

Infelizmente, a raça teve a reputação prejudicada devido a alguns donos que exploraram de forma irresponsável o lado agressivo desse peludo. O “rottie”, como é carinhosamente chamado, é mais protetor do que violento.  

10. Australian cattle dog

Australian cattle dog (Foto: depositphotos)

Também chamado de boiadeiro australiano, o australian cattle dog é um cachorro vencedor de provas de obediência e agilityEste animal é resistente, tende a viver por muito tempo e é adaptável as diversas situações.

Além disso, esta raça demonstra-se leal ao dono e bastante cauteloso nas atividades que desempenha. Também pode ser considerado um bom companheiro para a família e um cão de guarda bastante útil.

Bônus: o vira-lata

O vira-lata não está incluso no livro de Staney Coren sobre as raças mais inteligentes. Contudo, segundo o especialista em comportamento canino, David Alderton, o cãozinho dessa classificação pode ser considerado um cachorro “superesperto”.

“A inteligência inata do vira-lata, que também é chamado de SRD (sem raça determinada), tem sido documentada por muitos de seus donos ao longo dos séculos. Por não terem sido criados com uma finalidade específica, são bastante adaptáveis. Alegres e inteligentes, são ótimos cães para a família“, explica o Alderton, no livro “Cães”.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.