Conheça as raças de cachorros mais enrugadas

Confira quais são as principais medidas de segurança para esses peludos e quais as raças que mais fazem jus a esse aspecto tão fofo

Não dá para resistir a tamanha fofura que são os cachorros que ao invés de muitos pelos, têm o corpo todo enrugadinho. Algumas raças, porém, tendem a ter mais dobras que outras. Mas a verdade, é que as ruguinhas dão um certo charme aos pets que as têm como uma de suas características físicas mais marcantes.

Seja filhote, adulto ou velhinho, os cães enrugados dão um show de sensualidade e beleza, mas ao mesmo tempo que causam suspiros encantados, esses cachorros também precisam de uma atenção redobrada de seus tutores. Confira agora quais são as principais medidas de segurança para esses peludos e quais as raças que mais fazem jus a esse aspecto tão fofo.

Como cuidar de animais enrugados?

Além de refeições balanceadas, água fresca, carinho, banho e amor – como todo cão merece – os cachorros que têm a pele enrugada necessitam que o tutor tenha uma atenção maior à suas características físicas, principalmente quando o assunto é banho e secagem. Esses cuidados decorrem da maneira como a água atua no corpo desses pets, tendo em vista que com dobras no corpo o líquido pode acumular e resultar em algum problema de pele.

Fungos e bactérias são mais suscetíveis nestes animais, por isso a secagem é tão importante após o banho. Busque sempre enxugar com a ajuda de um secador, toalha e nas dobras menores, as que compõe o rostos dos animais, passe um cotonete, contemplando ruga por ruga. Esse procedimento pode ser trabalhoso, mas é a única saída para evitar doenças como as dermatites, infecções que causam coceiras e até um mau odor. Caso prefira, busque o auxílio de um petshop de confiança para realizar com eficiência esse trabalho de prevenção no seu melhor amigo de quatro patas.

Vale ressaltar também que não é só após uma má secagem que os cães enrugados não ficam com problemas na pele, mas também até o próprio ato de beber água. Algumas raças que têm as dobrinhas como característica, também possuem um focinho curto que pode ser molhado quando há a ingestão de água. Assim, é importante que o tutor esteja sempre atento a esses pequenos acontecimentos para evitar problemas futuros.

Raças mais enrugadas

1. Shar-pei