, , ,

Bloodhound – Saiba tudo sobre esta raça

É impossível não reconhecer um bloodhound: rosto longo e enrugado com pele solta, olhos profundos, orelhas enormes e um porte gigante. Estas são algumas das características do cão de Santo Humberto, como esta raça também pode ser chamada.

Quando criado, este cão era usado para seguir ratos. Atualmente, pode ser encontrado em corporações policiais e como cão de companhia. Pertencente ao grupo dos hounds, é um dos cães com pouca expectativa de vida, infelizmente.

Temperamento e personalidade do bloodhound

Forte, entusiasmado e gentil são algumas das características do temperamento e personalidade do bloodhound. Mas não é só. O cão de Santo Humberto também possui uma natureza generosa, é um cachorro muito carinhoso e amigável, principalmente com as pessoas que estão diretamente ligadas com os cuidados do peludo.

O bloodhound é um cão farejador, de grande porte e com temperamento muito amigável

Essa raça não tem uma expectativa de vida muito longa (Foto: depositphotos)

Além disso, a raça é descontraída e doce. Pode ser caracterizado erroneamente como um cão preguiçoso, mas na verdade é meio bobão. Mesmo não sendo muito ativo, é brincalhão.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um bloodhound?

Um filhote de bloodhound pode custar entre R$ 1.800 até R$ 3 mil. A variação de preços pode ser justificada através da localidade do criador. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

Não é indicado criar um cão de Santo Humberto em apartamento, tendo em vista o porte gigante deste cão e a vontade por farejar que ele possui. Sendo assim, um cachorro dessa raça é mais feliz em lugares espaçosos.

3. É um bom companheiro para crianças?

Mesmo adorando a criançada, este cão não é ideal para lares com crianças pequenas. Isto porque, o porte deste animal é muito grande comparado a elas.

4. Bloodhound late muito?

De acordo com o site da American Kennel Club (AKC), o bloodhound late só quando é necessário.

Veja também: Conheça as raças consideradas mais calmas do mundo

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Este não é o tipo de cachorro que gosta de ficar sozinho em casa. Ele prefere ficar entre os membros da família, brincando e interagindo com todos.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Mesmo com a pelagem curta e dura, os pelos do cão de Santo Humberto caem com frequência, de acordo com informações da AKC.

Comportamento do bloohound

Se fosse necessário elencar um tipo de comportamento predominante no bloodhound ele seria o de farejar. Com um faro extraordinário, este cachorro gosta de seguir rastros. Por esta razão, pode ser difícil adestrar um animal desta raça, pois é provável que ele não atenda quando estiver seguindo o instinto.

Em casa pode ser um pouco desastrado e, neste caso, precisa de lugares espaçosos para viver bem. Além disso, mesmo sendo calmo, necessita de passeios diários com boas doses de caminhadas.

Características físicas

Cuidados específicos

Timpanismo é uma doença muito comum no cão desta raça. Isto significa dizer que o bloodhound pode sofrer de torções gástricas. Neste caso, é indicado nunca oferecer ao cachorro comida antes de fazer exercícios físicos, pois esta situação contribui para o surgimento desse problema. Procurar o veterinário é a medida mais acertada a se fazer quando o animal mostra-se doente.

Veja também: Raças de cachorros que possuem pelo curto

Além disso, o tutor de um cão de Santo Humberto precisa ficar atento com relação a brinquedos e outros objetos espalhados pela casa. Segundo a American Kennel Club, esta raça tem tendência a querer engolir itens impróprios e passarem mal depois.

Filhotes

Os filhotes de bloodhound são suscetíveis a apresentarem problemas de saúde graves, como cinomose e parvovirose. Isto porque eles possuem um sistema imunológico ainda em desenvolvimento, por isso precisam de vacinas nesta primeira fase da vida para evitar que contraiam tais doenças.

Além disso, os filhotes de cão de Santo Humberto devem passar pelo adestramento o quanto antes. Só desta forma é possível garantir que eles se tornem adultos equilibrados e obedientes.

Curiosidades desta raça

Fêmeas tendem a ser menores que machos. Enquanto um cão desta raça pode chegar até 68 centímetros e pesar 50 quilos, a cadela bloodhound pode ter 58 centímetros e pesar 36 quilos.

Outra curiosidade desta raça é com relação ao ótimo faro que ela possui. Esta habilidade do cão de Santo Humberto deve-se a três fatores, segundo o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle. O primeiro deles, e mais importante, é a ampla membrana nasal que esse cão possui. 

Veja também: Olfato canino – Descubra como ele funciona

Além disso, há os lábios pendentes e úmidos que ajudam a captar as partículas de cheiro e as orelhas caídas e grandes, levantando a poeira.

Expectativa de vida: 7 a 9 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do bloodhound

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.