, , , ,

Buldogue francês – Saiba tudo sobre essa raça

O buldogue francês tem como antepassado o buldogue inglês. Desenvolvido para servir de companhia para as pessoas, essa raça também foi usada para caçar ratos. De qualquer forma, esse peludo sempre se deu bem com a presença humana.

Por estas razões, o cachorro é ideal tanto para donos solteiros como também famílias grandes e com crianças. De acordo com o site da American Kennel Club (AKC), a raça é um bom cão de alerta e tem pouca energia. Nesse sentido, não precisa de muitos exercícios.

Temperamento e personalidade do buldogue francês

Tranquilidade é a principal característica do temperamento do buldogue francês. Também é um cão naturalmente amigável e leal aos familiares e com as pessoas mais próximas. Além disso, mesmo possuindo uma aparência peculiar, esse cachorro é geralmente descontraído.

Buldogue francês sentado na grama

O buldogue francês é um cachorro tranquilo e muito apegado à família (Foto: depositphotos)

Já com relação a personalidade dessa raça é possível dizer que trata-se de um cão muito brincalhão, inteligente e adaptável. Ainda assim é um cachorro calmo, que prefere aproveitar a companhia do tutor mais do que qualquer outra atividade.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um buldogue francês?

Um filhote de buldogue francês pode custar entre R$ 2 mil até R$ 10 mil. Alguns cães da raça podem ser considerados exóticos devido a cor que apresentam, por isso são mais caros. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situações desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

Além de adaptar-se à vida urbana, esse peludo também é ideal para apartamento. Isto porque, ele é pequeno e não é um cão ativo, sem necessidade de muito exercício.

3. É um bom companheiro para crianças?

De acordo com as informações da AKC, esta raça é ótima para crianças, pois são calmos e gostam de brincar. Só é necessário que o dono ensine ao animal a brincar de modo delicado.

4. Buldogue francês late muito?

Ainda segundo o site da organização norte-americana, o buldogue francês é silencioso. São poucas as vezes que o tutor vai ouvir os latidos de um peludo dessa raça.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

A raça é muito afetuosa e por isso gosta de ficar próximo do dono. Neste sentido, o cachorro acaba ficando muito triste quando é deixado sozinho por muito tempo.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Não apresenta excessiva queda de pelo, pois a pelagem deste animal é muito curta. Sendo assim, uma escovação ocasional é suficiente para mantê-los.

Comportamento do buldogue francês

Admite-se dizer que o buldogue francês é muito receptivo, pois ao ver o tutor o cachorro alegra-se. O pet dessa raça é animado e eufórico, mas não é barulhento. Porém, essas boas características são voltadas para os seres humanos, com outros cães ele pode não se dar bem.

O cachorrinho desse tipo gosta de passear pelo parque, mas não deve ser considerado uma raça atlética. Por exemplo, nadar não é uma atividade indicada para o buldogue francês, pois não são bons nadadores. Neste caso, é recomendado que o tutor fique atento à piscinas, para que o animal não caia e corra o risco de se afogar.

Em casa, é tido como uma excelente companhia. Além de brincar com crianças, a raça também adora tirar uma soneca ao lado do tutor. Doce, divertido e, as vezes, um pouco palhaço, o buldogue francês é a escolha certa para qualquer tipo de família.

É importante ressaltar ainda que a raça pode apresentar ronco alto e fungado. Estas situações podem ocorrer devido ao focinho achatado que a raça possui, o que compromete a respiração do animal.

Características físicas

Cuidados específicos

A doença de von Willebrand, mais conhecida como um distúrbio de coagulação do sangue, é comum em cães dessa raça. Problemas na coluna e degeneração prematura dos discos intervertebrais são outros problemas que podem acometer a saúde do buldogue francês, segundo informações da AKC.

Por ser um cão braquicefálico, aquele que possui um focinho curto, o buldogue francês apresenta problemas de respiração e superaquecimento. Por isto, é necessário ficar atento ao excesso de exercícios físicos, ao clima muito quente ou frio demasiado, e a alimentação.

Todas essas situações podem prejudicar ainda mais o sistema respiratório do animal. Portanto, devem ser evitadas ou controladas. E caso ocorra alguma emergência, é recomendado buscar auxílio veterinário o mais rápido possível.

Um outro cuidado que essa raça precisa é com relação ao parto. Por possuir uma cabeça grande, o parto com cesariana pode ser a opção mais viável.

Filhotes

Todos os filhotes de buldogue francês precisam ir ao veterinário para tomar as vacinas polivalentes, evitando doenças como cinomose e parvovirose. Além disso, é necessário vermifugar os pequenos, eliminando ainda possíveis pulgas ou carrapatos que também podem transmitir doenças sérias.

O adestramento nessa fase da vida do cachorro também é importante, principalmente com relação à socialização com outros animais de estimação. Mas de uma maneira geral, essa raça apresenta um bom comportamento.

Curiosidades desta raça

Mesmo recebendo o nome “francês”, esse buldogue foi criado na Inglaterra. Contudo, foi na França que a raça ganhou espaço para ser desenvolvida e por isso recebeu esse nome.

De acordo com o autor do livro “Cães” e PhD em medicina veterinária Bruce Fogle, a raça é potencialmente cara devido aos diversos problemas de saúde como os oculares e respiratórios.

Expectativa de vida: 11 a 13 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do buldogue francês

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.