,

Por que o cão fica animado após o banho?

A maioria dos cães tem o comportamento de correr e brincar enlouquecidamente logo após o banho. Entenda a razão

Goste ou não, todo cão fica animado após o banho. Mas, você sabe o porquê que isso acontece? Dentre muitas teorias para tentar explicar esse comportamento do cachorro, quatro são mais aceitáveis.

E esses possíveis motivos são: com o intuito de secar o pelo, recuperar o cheiro antigo, alívio por ter terminado o banho ou até mesmo para eliminar o cheiro do shampoo.

Contudo, é possível afirmar que cada cachorro fica feliz por alguma dessas razões ou por mais de uma delas. Porém, independentemente do motivo, o tutor precisa tomar algumas precauções antes, durante e depois do banho. Para que assim possa garantir a saúde e o bem-estar do animal.

Por que o cachorro fica feliz depois do banho?

Antes de saber mais detalhes sobre os motivos que levam o cão a ficar feliz depois do banho, é preciso esclarecer o que realmente é colocada como felicidade.

O cão fica animado após o banho por diversos motivos mas nem sempre é por "alegria"

Lambidas em algumas partes do corpo são um indício da “felicidade pós-banho” (Foto: depositphotos)

Após o banho, o cachorro pode pular ou correr com muita velocidade. Lambidas em algumas partes do corpo são um indício da “felicidade pós-banho”. Além disso, o cão pode ainda se esfregar em paredes ou no próprio chão.

Outros cachorros vão além e se jogam em lamas, poças de água e se esfregam em gramas. Tudo isso como uma reação após o banho. Mas, por que será que o cão fica tão feliz após o banho?

1. Cachorro fica ‘feliz’ depois do banho para secar o pelo

A aparente alegria do cão depois do banho pode estar associada a vontade de secar o pelo o mais rápido possível. Por isso que é tão comum que o cachorro corra de um lado para outro todo ofegante.

Além desse aspecto, outro indício que o animal deseja se secar após o banho é o balançar de todo o corpo. Com essa técnica ele consegue expelir o acúmulo de água dos pelos, deixando-os mais soltos.

Então a “felicidade” que parece tomar conta do cão após seu dia de beleza pode ser na verdade apenas uma saída para se enxugar mais rápido.

Veja também: Usando secador em cães após o banho

2. Para recuperar o cheiro antigo o cão fica alegre após o banho

O cão também pode “demonstrar felicidade” após o banho se esfregando em gramas, paredes ou nos objetos pessoais dele. Por exemplo, passar repetidas vezes o corpo na caminha ou em um paninho.

Essa técnica, apesar de parecer muito fofa, é usada para que o cão consiga o seu cheiro anterior. Mesmo que para os tutores o banho seja importante para manter a higiene do cachorro, o animalzinho não pensa dessa maneira.

Nesse sentido, a “alegria” transmitida pelo cão dessas maneiras está mais para alguns atos desesperados de conseguir o antigo odor da pele e da pelagem de volta.

3. Depois do banho o cachorro correr de alívio

Raças como labrador e golden retriever adoram tomar banho e estarem em contato com a água. Contudo, não são todos os cães que gostam desse momento. Portanto, quando o tutor libera o cão e ele sai correndo ele pode estar aliviado que a “sessão tortura” (o banho) terminou.

De acordo com especialistas, o cão pode ver a corrida como um momento para eliminar o estresse. Como o banho pode ser um momento desconfortável para alguns cães, o ato de correr para todos os lados pode ser a saída mais viável.

4. Com o intuito de eliminar o cheiro do shampoo cães ficam ‘felizes’ após o banho

Por fim, o cachorro pode parecer muito feliz após o banho, mas na verdade ele pode estar incomodado com o cheiro dos produtos utilizados. 

Como o cão tem um olfato apurado, ele sente os aromas e os odores com mais facilidade que os humanos. Enquanto nós não sentimos alguns cheiros, para os cães eles podem ser insuportáveis.

Nesse caso, esfregar-se nas coisas ou até mesmo se lançar em lugares sujos, podem ser saídas para expulsar o cheiro de alguns produtos de higiene canina. Tudo isso, devido ao olfato sensível desse animal.

Veja também: 8 verdades sobre banhos em cães que você precisa saber

Importância do banho

Os cães precisam tomar banho de forma regular

O excesso de banho pode provocar ressecamento da pele (Foto: depositphotos)

De acordo com o veterinário da Virbac, Ricardo Cabral, os cães precisam tomar banho de forma regular. Isso porque, a higiene correta dos animais é um passo fundamental para garantir mais qualidade de vida para os bichinhos.

Por exemplo, banhos nos cães com intervalos de sete ou 15 dias conseguem evitar muitos problemas de pele. Contudo, é necessário estar atento ao tipo de pelagem e as necessidades de cada uma.

Isso porque, animais que possuem pelagem mais longa precisam de tosa além do banho. Periodicamente as tosas devem ser feitas por profissionais, evitando fios embaraçados, acúmulo de sujeite do ambiente e até o surgimento de doenças, a exemplo da dermatite.  

Por fim, para decidir a quantidade exata de banhos, é preciso ir além do tipo de pelagem. Outros fatores também interferem nessa definição, como: frequência de passeios, local onde o animal vive e também a raça.

Segundo Ricardo, todas essas informações são necessárias para cuidar da pele do animal. Isso porque, tanto a falta de banho como o excesso dele podem ser prejudiciais aos cães.

“É recomendável consultar um profissional e verificar qual a periodicidade indicada para cada caso, pois o excesso de banho pode provocar ressecamento da pele e facilitar a ocorrência de alergias e infecções secundárias por bactérias e fungos”, afirma Ricardo Cabral, veterinário da multinacional francesa especialista em saúde animal.

Veja tambémComo dar um banho seguro no cachorro? Veterinária ensina

Dicas para dar banho cachorro sem problemas

Para oferecer qualidade de vida ao cachorro, o tutor pode tomar algumas precauções. É preciso levar em consideração que o antes, durante e o depois do banho são importantes. Nesse caso, confira algumas dicas oferecidas pelo veterinário Ricardo de como dar banho no cachorro sem problemas:

  • Antes do banho: Segundo o especialista em saúde animal, o primeiro passo é escolher onde vai dar o banho do cão. A dica é optar por um lugar apropriado para o tamanho da raça. Além disso, antes de iniciar o banho, é importante verificar se as orelhas do cão estão bem protegidas da água;
  • Durante o banho: A água nesses casos é mais indicada que esteja morna. Os produtos como shampoos e até condicionadores devem ser neutros. E deve-se respeitar as orientações de cada rótulo;
  • Após o banho: Toalhas podem ajudar a diminuir o excesso de água nos pelos. Secadores podem ajudar a enxugar o cão completamente. Entretanto, precisam ser utilizados de forma consciente para não queimar o cão. Por fim, raças de pelos longos precisam ser escovadas.

Assim, seguindo todas essas orientações é bem possível que o cão fique feliz após o banho. Uma vez que esse momento vai respeitar o organismo dos bichinhos e proporcionarem boa qualidade de vida.

Veja tambémA hora do banho do seu cão requer muita atenção e cuidados

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.