A hora do banho do seu cão requer muita atenção e cuidados

Saiba com que frequência dar o banho, quais produtos usar e como realizar a higienização

Manter seu cachorro limpo e cheiroso não é uma tarefa muito fácil, isso porque, diferentemente dos humanos, os cães devem tomar muito menos banhos e evitar cosméticos muito pesados.

Pensando nisso, o médico veterinário Marcelo Quinzani, diretor-clínico do Hospital Veterinário Pet Care, concedeu uma entrevista falando sobre o momento de higienização do seu pet. Confira os trechos mais importantes publicados no blog Pet Care Centro Veterinário.

Cuidado com o banho dos pets

1. Quantos banhos o cachorro deve tomar por semana?

Segundo o veterinário, os cachorros devem tomar banho uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias. Ele explica: “os cães podem tomar banhos semanalmente, ou a cada 15 dias. Depende de quanto se sujam [alguns cães que saem todo dia à rua podem voltar sujos], ou mesmo na dependência do tipo de pelagem, eles podem requerer banhos mais frequentes”.

Um dos cuidados principais é com os olhos e ouvidos na hora do banho

Utilizar o secador em temperatura moderada evita desconfortos e queimaduras no pet (Foto: depositphotos)

2. Essa regra vale para os gatos?

Os gatos também devem tomar banho. “Normalmente, os gatos são mais limpos. Eles fazem a higiene do pelo [lambem-se] todos os dias. No caso dos gatos, um banho por mês pode ser suficiente, mais com o intuito de retirar os pelos mortos, assim como a escovação do pelo, que pode ser diária. Alguns gatos podem tomar banhos com intervalos de meses”, afirma Marcelo.

Veja tambémComo dar um banho seguro no cachorro? Veterinária ensina

3. Posso dar banho em casa no meu pet?

De acordo com o especialista, sim. Porém é preciso reservar um local seguro para a tarefa e realizá-la com produtos adequados. “O único profissional que poderá indicar um shampoo ideal é o médico veterinário. Muitas vezes, aos olhos do leigo, parece que o pelo está bom, mas, aos olhos do profissional, isso não é uma verdade. Cabe a ele decidir o tipo de shampoo”.

4. Qual é a temperatura da água?

“A temperatura da água deve ser morna, para que o banho se torne agradável. Água muito fria ou muito quente pode tornar o banho desagradável. Nos dias quentes, pode-se optar por banho com água em temperatura ambiente”, aconselha Quinzani.

5. Posso usar secador para retirar a água dos pelos do animalzinho?

O profissional aconselha primeiro usar a toalha para retirar o excesso. Em seguida, use o secador. “O ideal é utilizar um secador com temperatura amena. O melhor é primeiro secar muito bem com uma toalha e depois secar com um secador, tomando cuidado com a temperatura, para não queimar o pelo do animal”.

6. Como devo proteger os olhos e os ouvidos do pet?

Essas são regiões sensíveis que merecem atenção. “Antes de iniciar o banho, deve-se colocar algodão nos ouvidos, para evitar a entrada de água, com o cuidado de não colocar um volume muito pequeno de algodão que entre no ouvido e depois não consiga ser retirado. Deve-se tomar cuidado especial com olhos e ouvidos”.

Veja também: 8 verdades sobre banhos em cães que você precisa saber

7. Os filhotes também precisam de banho?

De acordo com o veterinário Quinzani, a higienização dos pequenos deve começar a partir dos 40 dias de idade. No entanto, ela deve ser feita somente em casa e não em pet shops. “O banho, por si só, não faz mal ao filhote, mas a situação de estresse, assim como o contato com outros animais, pode predispor o bichinho à algumas doenças, principalmente viroses, no caso de indivíduos com vacinação incompleta. Assim, recomendamos a limpeza, se necessário, com um banho sob orientação e cuidados de um médico veterinário”, recomenda o especialista.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.