Tipos de tosa da raça yorkshire

Quando fazer a primeira tosa do yorkshire?” “Quais tipos de tosas existem e qual a melhor para ser feita no meu cão?” “Existem diferenças de tosa para cachorro e cadela?” Esses são alguns dos questionamentos feitos por tutores da raça yorkshire terrier.

Portanto, se você é um desses tutores certamente está buscando por informações seguras sobre como fazer a primeira tosa do yorkshire filhote. Pois saiba que você está no lugar certo, pois o Clube para Cachorros tem tudo que você precisa. Além disso, tem fotos sobre os sete tipos de tosas mais comuns nessa raça.

Também há informações sobre qual a melhor época para tosar o cão. Além de ressaltar qual a importância desse procedimento para a saúde do bichinho. Desta forma, fique atento a todo o conteúdo, pois assim você vai estar por dentro desse universo das tosas quando for pedir por esses serviços no petshop.

Tipos de tosa no yorkshire fotos

Tosa da raça: pelagem longa

Yorkshire pelagem longa

Esse tipo de pelagem é trabalhosa e requer cuidados diários do tutor (Foto: depositphotos)

Caracterizada como “tosa da raça”, a pelagem longa do yorkshire também precisa de cuidados. Além de escovações diárias para manter os fios livres de nós, é necessário levar o cãozinho para o petshop.

Apenas um profissional está apto para cortar os pelos na medida certa. Isso porque, apesar da pelagem longa, o cachorro precisa ter autonomia e conforto para andar, correr e brincar. Assim, faz-se necessário aparar as pontas da pelagem longa. E é ideal fazer uma hidratação, deixando os pelos macios, desembaraçados e brilhosos.

Tosa bebê

Yorkshire tosa bebê

Mesmo após um ano de idade essa tosa pode ser feita no cãozinho (Foto: depositphotos)

Apesar do nome dessa tosa remeter a uma fase da vida do cachorro, ela pode ser feita em qualquer época. Na realidade, a tosa bebê é feita para que o yorkshire fique com o aspecto de mais novinho, mesmo estando com mais de um ano de idade.

Veja também: Cuidados que devemos ter com a tosa de cães no verão

Para conseguir esse aspecto, os profissionais cortam os pelos de todo o corpo bem curtinhos. Assim, é possível conseguir a aparência de mais novinho, uma vez que só os filhotes possuem esse aspecto naturalmente.

Tosa japonesa

Yorkshire tosa japonesa

Cachorros com personalidade forte combinam com esse tipo de tosa (Foto: depositphotos)

Dá-se o nome de tosa japonesa ao procedimento estético feito nos cães para adquirir uma aparência diferente, exótica e criativa. Nesse tipo de corte não há definições de tamanhos ideais, isso vai depender do gosto do tutor.

No caso da foto a cima, o cachorro teve o pelo do corpo raspado, mas os pelos da cabeça, do rabo e das pontas das patas foram apenas aparados. Apesar de bem diferente, esse tipo de tosa só deve ser feita por um profissional que vai fazer o melhor para o cãozinho, deixando-o o mais confortável possível.

Tosa schnauzer

Yorkshire tosa schnauzer

Esse tipo de tosa é muito comum entre os tutores de yorkshire (Foto: depositphotos)

Já esse tipo de corte é assim chamado pois o cachorro da raça yorkshire tem o pelo tosado igual ao do schnauzer. A ideia é justamente ficar semelhante ao outro cãozinho, mas não deixa de ser uma tosa bastante elegante.

Para chegar nesse resultado, o tosador vai precisar tanto da máquina como das tesouras. Portanto, raspa-se o dorso do cachorro e deixa os pelos longos nas laterais do cachorrinho. Os pelos da cabeça também ganham uma atenção especial, com a tesoura moldam o formato da cabeça do yorkie.

Tosa westy

Yorkshire tosa westy

O charme desse tipo de tosa fica por conta das orelhas com pelo bem curto (Foto: depositphotos)

Assim como a tosa schnauzer é uma referência ao cachorro dessa raça, a tosa westy faz com que o cãozinho também ganhe a aparência do west highland white terrier. Nesse caso, o corte é mais curto e o animal ganha mais mobilidade.