Tipos de tosa da raça yorkshire

Além de conferir 7 tipos de tosas, veja também com que idade pode tosar o yorkshire e qual a importância

Quando fazer a primeira tosa do yorkshire?” “Quais tipos de tosas existem e qual a melhor para ser feita no meu cão?” “Existem diferenças de tosa para cachorro e cadela?” Esses são alguns dos questionamentos feitos por tutores da raça yorkshire terrier.

Portanto, se você é um desses tutores certamente está buscando por informações seguras sobre como fazer a primeira tosa do yorkshire filhote. Pois saiba que você está no lugar certo, pois o Clube para Cachorros tem tudo que você precisa. Além disso, tem fotos sobre os sete tipos de tosas mais comuns nessa raça.

Também há informações sobre qual a melhor época para tosar o cão. Além de ressaltar qual a importância desse procedimento para a saúde do bichinho. Desta forma, fique atento a todo o conteúdo, pois assim você vai estar por dentro desse universo das tosas quando for pedir por esses serviços no petshop.

Tipos de tosa no yorkshire fotos

Tosa da raça: pelagem longa

Yorkshire pelagem longa

Esse tipo de pelagem é trabalhosa e requer cuidados diários do tutor (Foto: depositphotos)

Caracterizada como “tosa da raça”, a pelagem longa do yorkshire também precisa de cuidados. Além de escovações diárias para manter os fios livres de nós, é necessário levar o cãozinho para o petshop.

Apenas um profissional está apto para cortar os pelos na medida certa. Isso porque, apesar da pelagem longa, o cachorro precisa ter autonomia e conforto para andar, correr e brincar. Assim, faz-se necessário aparar as pontas da pelagem longa. E é ideal fazer uma hidratação, deixando os pelos macios, desembaraçados e brilhosos.

Tosa bebê

Yorkshire tosa bebê

Mesmo após um ano de idade essa tosa pode ser feita no cãozinho (Foto: depositphotos)

Apesar do nome dessa tosa remeter a uma fase da vida do cachorro, ela pode ser feita em qualquer época. Na realidade, a tosa bebê é feita para que o yorkshire fique com o aspecto de mais novinho, mesmo estando com mais de um ano de idade.

Veja também: Cuidados que devemos ter com a tosa de cães no verão

Para conseguir esse aspecto, os profissionais cortam os pelos de todo o corpo bem curtinhos. Assim, é possível conseguir a aparência de mais novinho, uma vez que só os filhotes possuem esse aspecto naturalmente.

Tosa japonesa

Yorkshire tosa japonesa

Cachorros com personalidade forte combinam com esse tipo de tosa (Foto: depositphotos)

Dá-se o nome de tosa japonesa ao procedimento estético feito nos cães para adquirir uma aparência diferente, exótica e criativa. Nesse tipo de corte não há definições de tamanhos ideais, isso vai depender do gosto do tutor.

No caso da foto a cima, o cachorro teve o pelo do corpo raspado, mas os pelos da cabeça, do rabo e das pontas das patas foram apenas aparados. Apesar de bem diferente, esse tipo de tosa só deve ser feita por um profissional que vai fazer o melhor para o cãozinho, deixando-o o mais confortável possível.

Tosa schnauzer

Yorkshire tosa schnauzer

Esse tipo de tosa é muito comum entre os tutores de yorkshire (Foto: depositphotos)

Já esse tipo de corte é assim chamado pois o cachorro da raça yorkshire tem o pelo tosado igual ao do schnauzer. A ideia é justamente ficar semelhante ao outro cãozinho, mas não deixa de ser uma tosa bastante elegante.

Para chegar nesse resultado, o tosador vai precisar tanto da máquina como das tesouras. Portanto, raspa-se o dorso do cachorro e deixa os pelos longos nas laterais do cachorrinho. Os pelos da cabeça também ganham uma atenção especial, com a tesoura moldam o formato da cabeça do yorkie.

Tosa westy

Yorkshire tosa westy

O charme desse tipo de tosa fica por conta das orelhas com pelo bem curto (Foto: depositphotos)

Assim como a tosa schnauzer é uma referência ao cachorro dessa raça, a tosa westy faz com que o cãozinho também ganhe a aparência do west highland white terrier. Nesse caso, o corte é mais curto e o animal ganha mais mobilidade.

Veja também: A tosa higiênica é importante? Descubra

Quando o profissional é contratado para fazer essa tosa, ele geralmente vai precisar apenas da tesoura. Isso porque a máquina não se faz tão necessária nesse caso. Portanto, o cão tem os pelos cortados em um tamanho médio. Já o toque especial é nas orelha, onde a pelagem é bastante diminuída.

Tosa yorkshire verão

Tosa yorkshire verão

Ideal para épocas quentes ou para cães que precisam passar por um tratamento de pele (Foto: depositphotos)

Como o próprio nome já sugere, essa tosa é indicada para ser feita no verão. Isso porque nessa época do ano os cães sentem mais calor, por isso preferem ficar sem tanto pelo. Além do calor, essa tosa pode ser feita para facilitar o tratamento de algum problema de pele, como as dermatites.

Nesse sentido, a pelagem é completamente raspada. No entanto, alguns tutores não gostam da aparência do yorkshire completamente sem pelos, por essa razão optam por raspar apenas o corpo e deixam a pelagem da cabeça, rabo e patas de tamanho médio.

Tosa higiênica

Yorkshire com tosa higiênica

Todos os cães devem passar por esse processo a cada 15 dias ou uma vez por mês (Foto: depositphotos)

Em todos os casos citados anteriormente, faz-se necessário complementar os cuidados com a aparência do yorkshire terrier com a tosa higiênica. Tendo em vista que a principal razão de fazê-la é deixar o cachorro livre de sujeiras e infecções.

Para realizar esse tipo de tosa, o profissional usa uma tesoura para diminuir os pelos de certas regiões do corpo do cachorro. Por exemplo, a área ao redor do ânus, dos órgãos genitais, na barriga, no rabo e próxima aos olhos e boca. 

Quando fazer a primeira tosa do yorkshire?

A primeira tosa do yorkshire filhote vai depender do crescimento dos fios do cachorro. Geralmente com seis meses o cãozinho já está pronto para passar pela primeira vez por esse procedimento, pelo menos para fazer a tosa higiênica.

Com o passar do tempo, o cachorro já vai ter uma pelagem maior e consequentemente você poderá optar por um tipo de tosa em específico. Apesar da escolha ser de sua responsabilidade, você deve conversar com um profissional dessa área, com um veterinário e também entender a personalidade do seu cão.

Por exemplo, se o cachorro tiver uma personalidade forte, opte por uma tosa japonesa que é tão ousada quanto o seu bichinho. Agora se ele é mais carinhoso e tranquilo, que tal escolher pela tosa bebê? Assim você vai dar ainda mais motivos para chamá-lo de fofinho.

Veja também: Tipos de tosa para seu cachorro

Yorkshire tosado: por que é importante tosar o cão?

Como o yorkshire terrier é um cachorro de pelo longo, a tosa é importante para que ele tenha mais qualidade de vida. Isso porque, com a pelagem tosada pet tem mais mobilidade, não apresenta riscos de apresentar nós nos pelos e também diminui a possibilidade dele desenvolver problemas na pele.

Dessa maneira, com tantos tipos de tosa da raça yorkshire você deve escolher pelo menos um para continuar fazendo no cãozinho. Assim, você consegue manter o yorkshire tosado e ainda melhora a vida do animal.

Depois da primeira tosa do yorkshire filhote, você poderá escolher entre tantas que existem. Nesse artigo trouxemos sete delas: tosa bebê, tosa higiênica, tosa verão etc. Então, com todas essas opções, qual você vai escolher para o seu melhor amigo yorkie?

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.