Picadas de aranhas em cachorros. Como agir e tratar

Raramente o cachorro é picado por aranhas, tendo em vista que estes aracnídeos evitam ao máximo os animais domésticos. No entanto, quando esta situação ocorre, é preciso que o tutor tome algumas precauções para evitar que o animal sofra com as consequências deste acidente.

De acordo com a autora Amy D. Shojai, no livro “Primeiros Socorros para Cães e Gatos”, mesmo que existam espécies de aranhas não venenosas, a maioria delas são.

“Sinais de desassossego podem surgir 30 minutos depois da picada, mas algumas picadas venenosas só vão apresentar problemas até seis horas depois do acontecido”, alerta Amy. Portanto, é preciso agir de forma mais imediata possível, evitando consequências como choque ou paralisia das patas nos animais afetados.

Como agir a picadas de aranhas em cães?

Faça os primeiros socorros enquanto se dirige ao veterinário com o cão picado por uma aranha

Se o cão for picado por uma aranha, é preciso agir imediatamente (Foto: depositphotos)

Os primeiros socorros ajudam a controlar a propagação do veneno, mas o seu animal precisará de imediato de socorro médico”, explica a autora. Por esta razão, à caminho do veterinário, coloque em prática quatro técnicas para que o cachorro chegue com vida e com um quadro clínico estável.

Levando em consideração as informações dadas no livro, é preciso guiar-se nos seguintes passos: