A tosa higiênica é importante? Descubra

Existem cães que precisam realizar tosas periódicas, por exemplo a cada dois meses. Mas, poucos tutores sabem que este procedimento deveria ser feito em todos os animais, independentemente da raça e do crescimento do pelo. Isto porque, não existe apenas um tipo de tosa. Desta forma, quando o animal tem muito pelo é indicado que o responsável o leve para realizar a tosa completa, evitando nós nos pelos, ferimentos, calor excessivo e acúmulo de sujeira.

No entanto, os pets que não possuem o pelo grande também devem passar pela tesourinha, no procedimento chamado de tosa higiênica. Como o próprio nome já induz, este tipo de processo é ideal para eliminar o acúmulo de pelo que só favorece o surgimento de sujeira.

E por ser um assunto importante e pouco desconhecido, a tosadora profissional Myonghee Park explica no seu blog Tosa Bebê o porquê que os tutores precisam ficar atentos com isto.

Tosas higiênicas: onde fazer e por que fazer?

Quando o animal tem muito pelo é indicado realizar a tosa higiênica com a tesourinha

A falta de tosa pode gerar irritações ou problemas de pele (Foto: depositphotos)

Tosa ao redor do ânus

Quando o cachorro tem muito pelo na região do ânus ele está sujeito a acumular pedaços de fezes nesta região. Por esta razão, é ideal tosar esta área, cortando o excesso de pelo e assim evitando que o animal fique mal cheiroso ou com irritações nesta região.