Enxoval para o cachorro: 10 itens que não podem faltar

É preciso preparar o enxoval para o cachorro antes mesmo do bichinho chegar em casa. Mas para que isso dê certo, o tutor precisa levar em consideração alguns aspectos. De acordo com o PhD em medicina veterinária, Bruce Fogle, ao comprar os assessórios para os cães é preciso escolher além da estética e do preço.

Para Bruce, que também é autor do livro “Cães”, o kit enxoval para cão precisa ser selecionado pela praticidade. Entre os principais itens que compõe o enxoval canino estão: produtos de higiene para cão, potes de alimentação para cão e caminhas para cachorros.

Além desses produtos, outros itens são considerados o mínimo dos mínimos para o bem-estar do cãozinho. Por isso, se o tutor quer oferecer um enxoval completo para o cachorro, é importante ler esse artigo por completo.

10 produtos que todo enxoval para cachorro deve ter

  • Potes;
  • Cama;
  • Itens de segurança para o passeio;
  • Tapetes higiênicos;
  • Brinquedos;
  • Petiscos;
  • Itens de higiene bucal;
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Itens de contenção e segurança no transporte;
  • Grades de contenção.

Kit enxoval para cão: Aprenda como montar um

Escovas, brinquedos e ração estão na lista dos 10 itens que não podem faltar no enxoval para o cachorro

Com a chegada do novo integrante na família é indicado montar um enxoval para garantir seu bem-estar (Foto: depositphotos)

É claro que fazer compras é algo que todo mundo gosta de fazer. Mas fazer as compras do enxoval para cachorro pode ser ainda mais divertido. Em primeiro lugar, é importante entender que um kit completo vai sair um pouco caro. Por isso, é necessário ir preparado para gastar com o novo integrante da família.

Antes de mais nada, é preciso pensar que o cão necessita de um recipiente para comida e outro para água. Os potes devem ser apropriados para os cães, pois a modelagem desses produtos ajudam o cachorro a se alimentar de forma mais adequada. O veterinário Bruce Fogle recomenda potes largos (facilitando o acesso à comida) e que sejam pesados ou possuam base antiderrapante (evitando que deslizem no chão).

A cama por sua vez precisa ser grande o suficiente para caber o cão deitado de lado e com as pernas totalmente estendidas. De preferência, esse item precisa ter zíper e a cobertura de baixo ser de plástico. Assim, fica mais fácil para lavar e secar quando necessário.

Com relação aos tapetes higiênicos, eles são necessários para ensinar os cães o lugar certo das necessidades fisiológicas. Brinquedos e petiscos são importantes no crescimento do cachorro. Enquanto o primeiro serve para estimular o cão fisicamente e mentalmente, o segundo é ideal para ajudar nos treinamentos.

Já sobre os itens de segurança no passeio estão a coleira, guia e a plaquinha de identificação. Contudo, o cachorro vai precisar de itens de contenção e segurança no transporte, como caixa de transporte ou cinto de segurança.

Veja também: Saiba como escolher o melhor tipo de coleira para seu cachorro

Tudo que um filhote de cachorro precisa

Além dos tópicos anteriores, os cães quando filhotes vão precisar de outros itens. Os produtos de higiene bucal são um exemplo. Entre eles estão as escovas de dentes e as pastas dentais específicas para o cão.

Desde filhotes os cães devem se acostumar com o momento de escovar os dentes. Assim como os humanos, os cães também podem ter problemas dentais. Para evitar doenças futuras, o tutor pode investir na escovação.

Outros importantes itens estão relacionados aos produtos de higiene pessoal. Nesse tópico entram shampoo ou sabonete para cão, escova para os pelos e até mesmo uma toalha para o peludinho.

Por fim, vale lembrar que as grades de proteção são de extrema importância. Isso porque elas limitam os espaços do cão desde filhote, ensinando sobre limites dentro da casa.

O que dar para um filhote

Brinquedos são uma ótima aposta para cães ainda filhotes. Durante a fase inicial, os cães acabam passando por uma troca de dentes e isso provoca extrema coceira nas gengivas e até mesmo um pouco de dor.

Assim, para diminuir essas sensações, os cães costumam roer itens que encontram e isso inclui meias, pernas de cadeira e outros itens inapropriados. Se o tutor deseja evitar esse tipo de problema, pode oferecer ao cão filhote brinquedos de diversas texturas. Desta forma, ele concentra a atenção no item e ainda alivia o incômodo da troca de dentes.

Outro item que deve dar constantemente ao filhote é o tapete higiênico. Nessa fase da vida, o cãozinho ainda está aprendendo a controlar o xixi e o cocô. Por isso, quanto mais tapete higiênico melhor, pois aumenta as chances do cachorro acertar. A medida que o cachorro for crescendo, a quantidade de tapete diminui.

Veja também: Tapete higiênico para cachorro: como funciona?

Enxovais com produtos específicos para raças

Objetos para higiene, segurança e alimentação devem compor a lista do enxoval para o cachorro

As caminhas ou almofadas são opções que são vendidas prontas ou você pode fazer em casa uma (Foto: depositphotos)

Todos os cães precisam dos itens citados anteriormente, mas algumas raças necessitam de produtos especiais. Isso porque, existem raças com características muito específicas e que precisam de peças que atendam essas necessidades. Como por exemplo, o shihtzu, poodle, pug e chihuahua.

Enxoval para cachorro shihtzu

O shihtuz é uma raça pequena e de focinho curto. Devido a esses aspectos, o cãozinho não tem facilidade ao comer em pote com laterais muito altas. Por isso, é recomendado que o tutor procure por potes mais apropriados, ou seja, baixinhos.

Enxoval para poodle

No enxoval para poodle não pode faltar duas escovas de pelo, são elas: rasqueadeira e uma de cerdas macias. Isso porque, como o pelo dessa raça está suscetível à nós é indicado passar a escova rasqueadeira no sentido do pelo e depois no sentido contrário para remover os pelos soltos.

Por fim, a escova de cerdas macias servem para retirar as sujeiras restantes. Nesses cães, é recomendado escovar o pelo duas vezes por semana.

Veja também: Saiba como escolher a escova ideal para usar no pelo do seu cão

Enxoval para pug

Além de precisar de um pote especial, assim como no caso do shih tuz, o enxoval para pug precisa de uma atenção extra para o shampoo. Essa raça é muito suscetível a doenças de pele, por isso o tutor deve buscar por produtos que sejam antisséptico, antibacteriano e antiparasitas.

Enxoval para chihuahua

Assim como shihtzu, o chihuahua tem uma traqueia delicada. Por essa razão, é mais indicado optar por coleiras de peitoral. Isso porque, esse tipo de coleira exerce menor pressão no pescoço desse animal.

Outros itens para o enxoval do cachorro

Itens de higiene não devem faltar na lista do enxoval para o cachorro

Escovas para pelos devem fazer parte das compras para os pets (Foto: depositphotos)

Além de todos esses itens já citados, os cachorros podem precisar de outros itens, como a ração. Conversar com o veterinário sobre qual a melhor ração é um boa dica para deixar os cães mais saudáveis. Ainda com o médico, é possível tirar dúvidas sobre vermífugos, vacinas e até mesmo castração.

O PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle, também recomenda a compra de outros itens: mochila para trilhas, para os tutores e cães aventureiros; isolamento térmico corporal, essencial para cães de pelo curto que vivem em regiões muito frias; dispositivos de flutuação, indicado para cachorros que mergulham; proteção para as patas, sapatinhos que protegem as patas contra o atrito de determinados solos.

Por fim, alguns cães podem precisar de protetor solar devido a falta de pigmentação na pele. Além disso, alguns tutores também gostam de comprar roupinhas e sapatinhos para os pets. De qualquer maneira, esses últimos itens devem ser usados com moderação.

Veja também: Devo fazer roupinha de frio para o meu cão? Saiba aqui

Afinal, cai bem presentear um cão com enxoval?

É sempre bom proporcionar diversão, saúde e bem-estar para o cachorro. E para isso só é necessário preparar um enxoval para cachorro. Então, se o cão vai chegar em casa e nada ainda está pronto, é ideal correr no pet shop e fazer umas comprinhas.

O kit enxoval para cachorro deve conter, obrigatoriamente, potes para ração e água. Além disso, é importante shampoo ou sabonete para cão, sem contar na toalha específica. Tudo isso para o animal de estimação viver com mais qualidade.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.