Enxoval para o cachorro: 10 itens que não podem faltar

É preciso preparar o enxoval para o cachorro antes mesmo do bichinho chegar em casa. Mas para que isso dê certo, o tutor precisa levar em consideração alguns aspectos. De acordo com o PhD em medicina veterinária, Bruce Fogle, ao comprar os assessórios para os cães é preciso escolher além da estética e do preço.

Para Bruce, que também é autor do livro “Cães”, o kit enxoval para cão precisa ser selecionado pela praticidade. Entre os principais itens que compõe o enxoval canino estão: produtos de higiene para cão, potes de alimentação para cão e caminhas para cachorros.

Além desses produtos, outros itens são considerados o mínimo dos mínimos para o bem-estar do cãozinho. Por isso, se o tutor quer oferecer um enxoval completo para o cachorro, é importante ler esse artigo por completo.

10 produtos que todo enxoval para cachorro deve ter

• Potes;
  • Cama;
  • Itens de segurança para o passeio;
  • Tapetes higiênicos;
  • Brinquedos;
  • Petiscos;
  • Itens de higiene bucal;
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Itens de contenção e segurança no transporte;
  • Grades de contenção.

Kit enxoval para cão: Aprenda como montar um

Escovas, brinquedos e ração estão na lista dos 10 itens que não podem faltar no enxoval para o cachorro

Com a chegada do novo integrante na família é indicado montar um enxoval para garantir seu bem-estar (Foto: depositphotos)

É claro que fazer compras é algo que todo mundo gosta de fazer. Mas fazer as compras do enxoval para cachorro pode ser ainda mais divertido. Em primeiro lugar, é importante entender que um kit completo vai sair um pouco caro. Por isso, é necessário ir preparado para gastar com o novo integrante da família.

Antes de mais nada, é preciso pensar que o cão necessita de um recipiente para comida e outro para água. Os potes devem ser apropriados para os cães, pois a modelagem desses produtos ajudam o cachorro a se alimentar de forma mais adequada. O veterinário Bruce Fogle recomenda potes largos (facilitando o acesso à comida) e que sejam pesados ou possuam base antiderrapante (evitando que deslizem no chão).

A cama por sua vez precisa ser grande o suficiente para caber o cão deitado de lado e com as pernas totalmente estendidas. De preferência, esse item precisa ter zíper e a cobertura de baixo ser de plástico. Assim, fica mais fácil para lavar e secar quando necessário.

Com relação aos tapetes higiênicos, eles são necessários para ensinar os cães o lugar certo das necessidades fisiológicas. Brinquedos e petiscos são importantes no crescimento do cachorro. Enquanto o primeiro serve para estimular o cão fisicamente e mentalmente, o segundo é ideal para ajudar nos treinamentos.

Já sobre os itens de segurança no passeio estão a coleira, guia e a plaquinha de identificação. Contudo, o cachorro vai precisar de itens de contenção e segurança no transporte, como caixa de transporte ou cinto de segurança.

Veja também: Saiba como escolher o melhor tipo de coleira para seu cachorro

Tudo que um filhote de cachorro precisa

Além dos tópicos anteriores, os cães quando filhotes vão precisar de outros itens. Os produtos de higiene bucal são um exemplo. Entre eles estão as escovas de dentes e as pastas dentais específicas para o cão.

Desde filhotes os cães devem se acostumar com o momento de escovar os dentes. Assim como os humanos, os cães também podem ter problemas dentais. Para evitar doenças futuras, o tutor pode investir na escovação.

Outros importantes itens estão relacionados aos produtos de higiene pessoal. Nesse tópico entram shampoo ou sabonete para cão, escova para os pelos e até mesmo uma toalha para o peludinho.

Por fim, vale lembrar que as grades de proteção são de extrema importância. Isso porque elas limitam os espaços do cão desde filhote, ensinando sobre limites dentro da casa.

O que dar para um filhote

Brinquedos são uma ótima aposta para cães ainda filhotes. Durante a fase inicial, os cães acabam passando por uma troca de dentes e isso provoca extrema coceira nas gengivas e até mesmo um pouco de dor.

Assim, para diminuir essas sensações, os cães costumam roer itens que encontram e isso inclui meias, pernas de cadeira e outros itens inapropriados. Se o tutor deseja evitar esse tipo de problema, pode oferecer ao cão filhote brinquedos de diversas texturas. Desta forma, ele concentra a atenção no item e ainda alivia o incômodo da troca de dentes.

Outro item que deve dar constantemente ao filhote é o tapete higiênico. Nessa fase da vida, o cãozinho ainda está aprendendo a controlar o xixi e o cocô. Por isso, quanto mais tapete higiênico melhor, pois aumenta as chances do cachorro acertar. A medida que o cachorro for crescendo, a quantidade de tapete diminui.