Tapete higiênico para cachorro: como funciona?

Todos que possuem um cachorrinho passam ou já passaram por uma situação complicada em relação às necessidades deles de fazer xixi ou cocô. E é justamente aí que surgem os tapetes higiênicos. Já ouviu falar deles? Os mesmos são uma excelente solução para muitos dos problemas relacionados a esse momento em especial – além de trazer conforto e bem-estar tanto para os donos, quanto para os cães.

Os tapetes higiênicos são separados em dois tipos: os descartáveis e os laváveis. Você pode escolher de acordo com as suas necessidades e principalmente com as do seu cachorrinho. Os tapetes higiênicos descartáveis possuem composição bastante semelhante com a de fraldas descartáveis, pois possuem um gel superabsorvente e são ideais para quem possui pouco espaço em casa. Os mesmos são dotados de uma fita adesiva para fixá-los no local escolhido, o que evita que se movam do lugar, mas, é importante que eles sejam trocados diariamente. Esses tapetes são vendidos em pacotes de 30 unidades, com preço que varia de R$ 45 a R$ 60.

Já os tapetes laváveis – também conhecidos como tapetes sanitários – são uma ótima opção para quem tem cachorros já adultos, pois esses estão habituados a fazer suas necessidades num lugar certo. Alguns desses tapetes possuem uma textura semelhante a uma grama de jardim, situada em cima de um suporte também lavável. Esses devem ser lavados e higienizados de acordo com as informações do fabricante.

Tapetes higiênicos descartáveis possuem um gel superabsorvente

Foto: Reprodução/ internet

Por que usar um tapete sanitário?

As implicações para o uso desses tapetes são muitas, mas entre as principais estão: o conforto, a funcionalidade e até mesmo a saúde do seu animal, isso porque alguns cãezinhos acabam desenvolvendo alergias a tinta da impressão do jornal, que é muitas vezes utilizado como recipiente sanitário para eles.

Para quem tem pouco tempo de levar o animal para passear e, consequentemente, fazer as necessidades fisiológicas, esses objetos  representam uma ótima saída, pois além de poupar tempo – uma vez que as necessidades dos bichinhos são feitas em casa mesmo – eles auxiliam bastante nos dias de chuva. O gel absorvente dos tapetes higiênicos também evita que os cachorrinhos molhem as patas no xixi, garantindo assim que a casa fique sempre limpa e sem nenhum mau-cheiro. Como tudo é absorvido pelo gel, o dono não corre o risco de se sujar ou molhar, como geralmente ocorre quando utiliza-se o jornal.

Como escolher um lugar?

O local em que esse tapete será fixado é de extrema importância para que ele realmente funcione. Tenha em mente que os cachorrinhos não gostam de fazer suas necessidades próximo de locais onde comem ou dormem. Muito menos em espaços molhados, por isso, a necessidade da troca diária ou da lavagem, para evitar acúmulo de urina. Deve ser coberto, para evitar chuva, e fortemente fixado, evitando assim que o cachorro pense que é um brinquedo.

Uma vez escolhido o lugar, é aconselhável que você não o mude. Esse deslocamento pode confundir o cachorrinho, dificultando o processo de adaptação. A utilização desses tapetes é de certa forma um adestramento para o pet, e portanto, deve-se sempre incentivá-lo e premiá-lo com petiscos, para que ele entenda que fazer as necessidades ali é correto. Mas não conte que ele vá acertar de primeira. É importante não dar broncas ou castigá-lo quando errar, pois o cachorrinho pode entender que o erro dele está em fazer as necessidades, podendo causar assim problemas em seu sistema excretor.

É primordial saber que há diferentes tapetes para diferentes tipos de cachorros, e que  alguns podem não se adaptar a esse método. Como cuidador do seu bichinho, você deve estar atento às limitações deles, e respeitá-las. Pois cuidar de cachorro é uma troca diária de amor e aprendizado.