Usando secador em cães após o banho

Um dos cuidados básicos com o seu animalzinho de estimação é o banho, não é mesmo? Mas a etapa posterior ao banho também é muito importante: a hora de secar os pelos do seu cão.

Após deixar o pet limpinho, é muito importante secar bem os pelos do seu amigo canino, pois, quando a secagem não é bem feita, a pele e a pelagem ficam úmidas, o que cria um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias, que levam ao mau cheiro e podem causar doenças, como as dermatites.

Apenas a toalha não é suficiente para deixar a pelagem do seu cachorro completamente seca e, por este motivo, recomenda-se o uso cuidadoso de um secador.

Cuidados com o secador em cães

Existem secadores (de pedestal e aspirador) que são feitos especialmente para cães, os quais podem ser vistos em pet shops e em clínicas veterinárias. Mas, se você quer dar um banho no seu cãozinho em casa mesmo, pode usar um secador de cabelos comum, desde que siga alguns cuidados básicos para manter a saúde do seu pet.

É importante ressaltar que existem algumas raças que não devem ser secadas em ambiente doméstico, sem equipamentos profissionais, como yorkshire, poodle, maltês, lhasa apso e shih tzu, por exemplo.

Imagem de mulher secando pelo de cão

Foto: Depositphotos

O aparelho deve ser manuseado cuidadosamente, mantendo uma distância de 10 centímetros do seu animalzinho de estimação, para não queimar a pele do seu melhor amigo canino. Confira outras dicas a seguir:

Usar a toalha antes

Antes de usar o secador é importante retirar o excesso de água com uma toalha. Com isto, o processo de secagem será mais rápido.

Verificar a temperatura e manter a distância ideal

Ajuste a temperatura do secador para o morno e tranquilize o seu cão verbalmente, cão ele não esteja acostumado com o som alto do aparelho. Se o seu pet for propenso a coceira, não use o secador, pois o calor acentuará o problema.

A distância entre o cachorro e o secador deve ser de 10 centímetros, para evitar a irritação e o aparecimento de alergias.

Algodão ou toalha para as orelhas

Seque as orelhas do seu pet com algodão ou toalha, tomando cuidado com a parte interna para não correr o risco de provocar lesões.

Proteção dos olhos

Na hora de secar o cão, proteja os olhos do seu animalzinho de estimação, cobrindo a região com as mãos ou direcionando o secador para a parte de trás da cabeça.

Escovação dos pelos

Lembre-se de escovar os pelos do animal durante a secagem, pois, neste momento será mais fácil desfazer os nós.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.