,

Shiba inu: 17 fatos sobre personalidade e comportamento

Desde filhote é possível perceber do shiba inu a personalidade e comportamento. Apesar disso, depois de começar a criação com adestramento e socialização, a raça pode alterar algumas características que antes eram naturais.

De uma maneira geral, o shiba é conhecido como encantador, destemido e esperto. Além disso, a raça é reconhecida por ser alerta, confiante e fiel. Essas são características admitidas por órgãos que estabelecem os padrões das raças e lhes concedem o pedigree.

Portanto, quem está em busca de mais informações sobre essa raça, está no lugar certo. Com “Shiba inu: 17 fatos sobre personalidade e comportamento” você consegue conhecer mais a fundo sobre esse spitz de origem japonesa.

Além de entender o temperamento desse cão, é possível ainda conhecer as possíveis cores e tamanho da raça. Você também confere quais os cuidados que esse cão precisa desde filhote até a fase idosa. Por fim, ainda consegue entender sobre o preço do cachorro ou se ele vive bem em apartamento.

Shiba inu personalidade e comportamento

Dois cachorros da raça shiba inu, um sentado e outro em pé

Coragem é uma das características mais destacáveis dessa raça (Foto: depositphotos)

  • Encantador
  • Destemido
  • Esperto
  • Alerta
  • Confiante
  • Fiel
  • Energético
  • Independente
  • Ágil
  • Calmo
  • Protetor
  • Atencioso
  • Adaptável
  • Confiável
  • Uivante
  • Hiperativo

Veja também: Shiba inu

Encantador

É difícil não se encantar com um filhote desse cachorro. Com uma aparência chamativa e uma personalidade cativante, o cãozinho shiba inu ganha os corações de todos.

Destemido

Coragem é uma das características mais destacáveis dessa raça. Isso porque, ele não possui medo de nada, nem de pessoas e nem de outros animais.

Esperto

Além de destemido, o cachorro também é esperto. Por isso, o shiba inu é considerado inteligente. Apesar disso, precisa de orientação quando o assunto é adestramento.

Alerta

Esse cachorro está atento a tudo o que ocorre ao seu redor. Isso porque tem os sentidos muito aguçados. Unindo essa característica com o fato dele ser corajoso, tem-se uma raça ideal para agir como cão de guarda.

Confiante

Por ser destemido é considerado um cachorro confiante também. Isso significa dizer que o shiba inu é seguro de si mesmo e muito firme em suas decisões.

Fiel

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBCK), o temperamento dessa raça é fiel. Por essa razão, está ao lado do tutor em todos os momentos. 

Energético

Desde a sua criação o shiba inu se mostra energético. Como foi criado para caçar, ainda hoje em dia conserva o instituto de correr e brincar.

Independente

Independência é uma característica atribuída a essa raça pelo PhD em medicina veterinária, Bruce Fogle. Em seu livro “Cães”, da Editora Zahar, o especialista afirma que o adestramento é uma tarefa difícil com essa raça e talvez o jeito independente é a justificativa para essa dificuldade.

Ágil

Ainda de acordo com Bruce Fogle, essa raça também é ágil. Essa característica é instintiva, vindo desde a sua criação.

Calmo

Apesar de ser um animal cheio de energia, o shiba inu é calmo. Por essa razão, é um ótimo companheiro para todos da casa e para outros cães.

Protetor

Como se trata de um bom cão de guarda, esse pet é um protetor nato. Além de cuidar da família, mantém o lar um lugar seguro para todos.

Atencioso

Para a American Kennel Club (AKC), atencioso é uma das três características mais importantes para definir esse cão. Além dela, o órgão cita alerta e ativo.

Adaptável

Além de todos esses aspectos, vale ressaltar que a raça é adaptável. Por isso, vive bem tanto em ambientes rurais como em áreas urbanas. No entanto, recomenda-se que o pet tenha espaço de sobra para se exercitar em casa.

Confiável

Como é um cachorro que transmite muita confiança para os tutores, é considerado uma boa opção para casas com crianças. O único cuidado que se deve ter é na hora do passeio, quando o cão deve ser guiado por adultos.

Uivante

Segundo Bruce Fogle, essa raça raramente late. Mas isso não significa que o shiba inu é totalmente silencioso. Ao invés de latidos, você pode ouvir muitos uivos por parte desse cãozinho.

Veja também: Por que o cachorro uiva?

Hiperativo

O cachorro dessa raça é tão hiperativo que pode até mesmo escalar uma parede. Mesmo que essa situação seja muito surreal, a AKC garante que isso é possível sim. Contudo, é mais comum caso as necessidades físicas da raça não sejam supridas. Por isso, reserve um tempo para exercitá-lo diariamente.

Informações e características importantes

A expectativa de vida dessa raça é considerada alta, pois o shiba inu pode viver entre 13 a 16 anos. Isso segundo informações da American Kennel Club. Mas existem formas de cuidar desse cão e garantir um tempo considerável ao lado do pet. Quer saber? Então fique atento a outras informações importante sobre a raça.

Como cuidar desse cão?

Para começar, esse cão, assim como outras raças, pode sofrer com alguns problemas de saúde. Segundo a AKC, o shiba inu está predisposto a desenvolver displasia da anca, distúrbios oculares e luxação da patela.

Cachorro da raça shiba inu observando

Esse cão é considerado de pequeno porte pois pesa até 10 quilos (Foto: depositphotos)

Nesse sentido, é importante manter contato com o veterinário sempre que possível. De preferência, levar o animal para consultas e check up  pelo menos duas vezes ao ano. Lembre-se que quanto mais cedo descobrir o problema, mais chances do tratamento ser satisfatório.

Mas além desses problemas mais sérios, a raça tem fortes tendências de apresentar alergias. Essas situações são mais fáceis de controlar, com remédios, shampoos e outras medidas.

Shiba inu filhote

Como todos os filhotes, o shiba inu precisa passar por um período de vacinação. Esse tipo de medida é necessária para fortalecer o sistema imunológico do cãozinho. Além disso, as vacinas evitam o contágio de doenças virais como cinomose, parvovirose, hepatite etc.

Contudo, esse não é apenas o único cuidado que se deve ter com o filhote de shiba inu. Também é preciso proteger o cãozinho contra a ação de carrapatos e pulgas. Por fim, deve-se ter atenção com os vermes, muito comuns nessa fase da vida.

E para que você possa desfrutar de um cão adulto e equilibrado,atente-se para a socialização e adestramento desde a fase filhote. Durante essa época o cachorro aprende com mais facilidade e é mais fácil de lidar.

A raça se adapta em apartamento?

Algumas pessoas perguntam se o shiba inu vive bem em apartamento. Porém, como é um cão que precisa de muito exercício físico, é recomendado que ele seja criado em casas com lugares abertos. Além de espaço em casa, você precisa oferecer passeios regulares e longos para esse cão.

Veja tambémDescubra quais raças de cães não se adaptam bem em apartamentos

Cachorro shiba inu preço

Um filhote de shiba inu pode custar R$ 5 mil. Pode ser comprado a criadores independentes ou em canis especializados. Porém, é sempre importante ficar atento a forma como os animais são criados nesses espaços. Infelizmente, algumas pessoas só querem lucrar em cima da vida desses cães. Para evitar isso de vez, considere a adoção como uma escolha.

Características da raça: cores e tamanho

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia, essa raça pode ter um pelo de várias cores. Por exemplo, são aceitos pelos vermelho, preto e castanho, preto e branco, sésamo, preto sésamo e vermelho sésamo.

Já com relação ao tamanho desse cão, ele tem de 35 a 40 centímetros. Pode pesar de 8 a 10 quilos. Todas essas medidas fazem com que o especialista Bruce Fogle considere-o um cão de porte pequeno.

Shiba inu: ter ou não ter um cão dessa raça?

Como visto, o shiba inu tem personalidade e comportamento agradáveis. Isso porque trata-se de um cachorro encantador, destemido e esperto. Além disso, é um cão alerta, confiante e fiel.

Apesar do filhote ter um preço alto, seja comprado em um canil ou criador independente, é uma raça que vale a pena. Assim, com ou sem pedigree, preto, branco ou de outras cores, independentemente do tamanho, é um cãozinho bom para a família.

Enfim, se essa raça for uma escolha para sua casa, lembre-se que ele precisa de exercícios. Além disso, é um cão que precisa de espaço, por isso não deve viver em apartamento. E então, que tal um animalzinho desse em sua vida?

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.