Por que o cachorro uiva?

O termo uivo ou uivar nos remete a grandes histórias de terror que tenham como personagem o lobisomem, que está sempre uivando para a lua cheia. Também nos lembramos dos lobos que adoram se comunicar uivando entre si, é ai que nos lembramos de nossos amigos peludos, os cachorros, afinal eles também uivam. Geralmente um inicia a “cantoria” e de repente todos os cachorros do quarteirão estão uivando juntos.

O uivo acontece porque é uma das formas que os cachorros têm de se comunicar entre si à longas distâncias e informar suas localizações para facilitar encontros, exatamente como os lobos fazem escolhendo um único local.

Por que o cachorro uiva?

Seria o uivo uma herança genética?

Uivar é uma herança genética, mas no caso dos cachorros o uivo não possui apenas este significado (de localizar grupos), também pode ser utilizado quando uma fêmea está no cio, que junto ao seu odor peculiar (durante este período), ela uiva com o propósito de atrair o foco de machos da região – esta troca de uivos entre eles determina que ambos estão interessados em cruzar.

Os cachorros também gostam de uivar quando querem demonstrar tristeza ou solidão, é uma das formas que os cães têm de demonstrar insatisfação e atrair a atenção de seus donos e, além disso, a falta de passeios e exercícios físicos também provocam o uivo.

Porque o cão não troca o uivar pelo latir?

O uivo possui um alcance de notas mais agudas que se espalham com mais facilidade, alcançando lugares aonde o latido, que é mais grave, não chega. O uivo garante que o cão será escutado por outros cachorros que estão mais distantes do local, ou até mesmo por seu dono. O cão uiva principalmente quando está em algum local onde não tem condições de fazer contato visual com quem pretende se comunicar.

Como vou saber o motivo do uivo do meu cão?

Com tantos motivos nem sempre é fácil identificar a razão do uivo, a melhor maneira é ficar atento ao comportamento do cachorro. Existe uma Síndrome de Ansiedade da Separação que ocorre quando o animal possui uma ansiedade forte ao passar muito tempo longe de seu dono, levando o cachorro a latir e uivar durante muito tempo.

Caso o dono esteja sempre presente, brincando, praticando exercícios físicos com seu cachorro, e caso tenha uma fêmea, e a mesma não esteja no período de cio, a dica é levar o cachorro ao veterinário que irá realizar uma avaliação mais aprofundada.