,

Boston terrier: 20 verdades sobre personalidade e comportamento

Quer conhecer personalidade e comportamento do Boston terrier? Então você está no lugar certo! Para ajudar você que quer comprar ou adotar um cãozinho desse, o Clube para Cachorros preparou esse artigo esclarecedor.

Depois de muitas pesquisas e consultas, descobrimos que o Boston terrier é um cãozinho amigável, vivaz e inteligente. Mas não apenas isso, ao todo são 20 verdades a respeito da personalidade e comportamento dessa raça.

Além disso, vamos aprofundar o conhecimento sobre esse cãozinho. Afinal, entender sobre questões de saúde e cuidados com o Boston terrier é essencial para poder criá-lo. Por isso, você pode acompanhar informações sobre como cuidar de um cachorro desse.

Ainda nesse artigo você descobre quanto custa um Boston terrier filhote e quais semelhanças e diferenças há entre um Boston e um buldogue francês. Preparado? Então vamos juntos desvendar o estilo desse cão, considerado o “cavalheiro americano”.

Boston terrier filhote personalidade e comportamento

Cachorro da raça boston terrier andando parque

Essa raça é muito parecida fisicamente com o buldogue francês (Foto: depositphotos)

  • Amigável
  • Vivaz
  • Inteligente
  • Afetuoso
  • Calmo
  • Pouco sociável
  • Brincalhão
  • Gentil
  • Carinhoso
  • Tranquilo
  • Adaptável
  • Alerta
  • Atencioso
  • Relaxado
  • Determinado
  • Companheiro
  • Treinável
  • Explorador
  • Sensível
  • Expansivo

Veja tambémBoston terrier – Saiba tudo sobre esta raça

Amigável

Entre as três principais características do Boston terrier, classificadas pela American Kennel Club (AKC), está a amigável. Isso porque a relação desse cãozinho com os humanos é bem amistosa e tranquila. 

Vivaz

Além de amigável, a raça também ama a vida. Por isso, adora estar em movimento, passeando, brincando ou correndo de um lado para o outro.

Inteligente

Mesmo não ocupando um lugar na lista das 10 raças mais inteligentes, criada pelo especialista canino, Staney Coren, o Boston terrier é considerado um cão com alto nível de inteligência.

Afetuoso

Trata-se de um animal que costuma ser de apenas um dono. Isso significa dizer que, na maioria das vezes, a raça vai escolher uma pessoa da casa para ser totalmente devotado e afetuoso.

Calmo

De uma maneria geral, o Boston terrier é um cachorro calmo e equilibrado. Mas ele pode facilmente adquirir características do próprio dono, se tornando um pet agitado caso você também seja.

Pouco sociável

Essa raça é tipo filha única, pois não costuma se dar muito bem com outros cães. No entanto, você pode mudar essa característica comportamental desde cedo, incentivando a socialização com seu filhote de Boston.

Brincalhão

Apesar de ser pouco sociável e ter um lado calmo,a raça não recusa brincadeiras ao lado da família. Aproveite esse lado brincalhão para se divertir ao lado do pequeno cavalheiro americano.

Gentil

Um verdadeiro “gentleman” do mundo canino, pois é um cachorro educado e de bons modos. Com certeza você não vai se arrepender em ter um desse ao levar esse aspecto em consideração.

Carinhoso

Carinhoso do jeito que é, o Boston terrier vai preferir estar ao seu lado em todos os momentos. Por isso, um quintal com grande área verde pode ser menos atraente que uma soneca ao lado da família no final de tarde.

Tranquilo

Como é um cachorro de fácil afeição, é considerado um cão para iniciantes. De comportamento tranquilo é fácil cuidar desse cachorrinho no dia a dia.

Adaptável

O Boston terrier é adaptável pois vive bem em lugares grandes ou pequenos. Apartamentos, por exemplo, são lares ideais para esse cão que além de ter o porte pequeno é silencioso.

Alerta

As orelhas em pé e o focinho com expressão curiosa não escondem o comportamento alerta que essa raça possui. Por essa razão, também é considerado como um cão de guarda.

Atencioso

Além de estar em alerta a tudo o que ocorre no ambiente, o Boston terrier também é atencioso com a família. Sempre por perto, vive ansioso para agradar.

Relaxado

Embora o comportamento do Boston terrier possa ser moldado com a criação, a maioria das vezes trata-se de um cão tranquilo e bem relaxado.

Determinado

O cachorro dessa raça é determinado e isso pode atrapalhar um pouco o desenvolvimento durante o treinamento. No entanto, você pode começar a adestrá-lo desde filhote, aproveitando a melhor época de aprendizagem na vida do cão.

Companheiro

Criado com o intuito de servir como companhia, o Boston terrier se saiu muito bem nessa função. Ainda hoje a raça demonstra-se parceiro do tutor.

Veja também: As raças de cães que são a melhor companhia para uma viagem

Treinável

Mesmo sendo um cachorro determinado, o Boston apresenta um comportamento treinável. Como dito anteriormente, aproveite a fase filhote para ensinar os treinamentos necessários a esse peludinho.

Explorador

Embora não seja um cachorro especialmente ativo, essa raça gosta de explorar durante os passeios. Para que ele seja ainda mais feliz, deixe-o aproveitar as caminhadas dessa maneira.

Sensível

Em meio a tantas características, o Boston terrier também se destaca pela sensibilidade. Trata-se de um animal carinhoso, afetivo e companheiro fiel.

Expansivo

Por fim, é possível dizer que essa raça é expansiva. Isso significa dizer que o cachorro é alegre, extrovertido e descontraído. 

Outras informações e características importantes

A expectativa de vida do Boston terrier varia entre 11 e 13 anos, de acordo com a American Kennel Club. No entanto, acredita-se que o animal possa viver mais tempo que isso, pois no geral é considerado longevo.

Assim, para que o cachorro possa desfrutar de uma vida equilibrada e cheia de saúde, você precisa tomar alguns cuidados durante a criação. Comece tomando noção das necessidades de um filhote de Boston terrier e as demais precauções ao longo da vida.

Cachorro da raça Boston terrier com língua para fora

Esse cão tem o porte pequeno medindo entre 28 e 43 centímetros (Foto: depositphotos)

Boston terrier filhote

A partir dos 45 dias de vida do filhote, ele vai precisar de alguns cuidados veterinários. Primeiramente, deve-se iniciar uma triagem para saber se ele está com a saúde em perfeitas condições. Em seguida, começa o processo de vacinação contra possíveis vírus, como os que provocam cinomose, parvovirose, hepatite etc.

Além disso, é necessário o uso de carrapaticidas, vermicidas e anti-pulgas. Sendo que todos esses medicamentos devem ser receitados pelo médico veterinário, pois só ele está apto a fazer prescrições com relação a tamanho, idade e peso do animal.

Por último, mas não menos importante, aproveite a fase filhote do Boston terrier para adestrá-lo. Durante o primeiro período da vida, os cachorrinhos aprendem com mais facilidade.

Como cuidar de um cão dessa raça?

Antes de mais nada, vale ressaltar que mesmo adulto o cão vai precisar tomar vacinas e remédios que eliminem parasitas, como carrapatos, vermes e pulgas. Mas além desses cuidados, você vai precisa se preocupar com outras questões de saúde.

Primeiro que o Boston terrier é um cão braquicefálico, isto é um animal de focinho curto. Por essa razão, tem uma série de restrições como: passeios em horários menos quentes, intolerância a climas muito frios e não deve ser exposto a exercícios muito puxados. Tudo isso para não comprometer a respiração do animal.

Além disso, você deve estar atento aos olhos proeminentes desse animal. Isso porque, por estarem muito expostos, são suscetíveis a infecções ou ferimentos. Dessa forma, cuidado com objetos pontiagudos em casa, ensine as crianças como cuidar desse animal e evite passeios em meio a vegetação rasteira.

Ainda de acordo com a AKC, você deve estar atento a outros problemas, como por exemplo: catarata, úlceras de córnea e glaucoma, assim como surdez e luxação patelar. Essas doenças devem ser evitadas pelos criadores, mas, caso ocorra com o seu animal, busque auxílio de veterinário. Quanto mais cedo o tratamento, mais chances de recuperação.

Veja também: Jogo de cachorro: Conheça os melhores para cada raça

Quanto custa um Boston terrier filhote?

Os valores de um filhote de Boston terrier variam entre R$ 2.500 a R$ 6.500. A variação de preço ocorre devido aos tipos de vendedores e à presença ou não de pedigree. No entanto, antes de comprar verifique se o animal e os pais dele vivem em boas condições.

Infelizmente, muitas pessoas exploram os animais e lucram com suas vidas. Por isso, se você não quer correr o risco de financiar esse tipo de comércio, pense na adoção como opção.

Cores do cãozinho

O Boston terrier filhote pode ter três cores principais: tigrado, cor de foca ou preto. Porém, de acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), todas essas opções de cores devem ter como marcações o branco.

Boston terrier e bulldog francês

Em meio a mais de 400 raças, algumas são semelhantes a outras. Esse é o caso do Boston terrier e do buldogue francês. Ambos possuem um porte pequeno, com orelhas em pé e um focinho braquicefálico.

No entanto, existem algumas características que diferenciam esses dois cães. Por exemplo, o Boston mede de 28 a 43 centímetros, enquanto o buldogue francês tem de 24 a 35 centímetros. Além disso, o americano é mais tranquilo, calmo e sensível.

Boston terrier filhote: ter ou não ter um cão dessa raça?

Depois de ler o “Boston terrier: 20 verdades sobre personalidade e comportamento”, você já vai estar por dentro de todas as características dessa raça. Sabe que ele é amigável, vivaz e inteligente. Já entendeu também quanto custa um cãozinho desse e as semelhanças entre o Boston terrier e o buldogue francês.

Pronto, agora é só ponderar os prós e contras e definir se essa raça é ideal para você. Lembre-se que ele se adapta à apartamentos, é ótimo com crianças e precisa de sua dedicação para passeios diários e cuidados com a saúde.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.