Jogo de cachorro: Conheça os melhores para cada raça

Você sabia que existem jogo de cachorro ideais para cada raça? Falou em jogo de cachorro, as pessoas logo pensam em brincadeiras envolvendo bolinhas.

Claro que esse tipo de atividade é bem-vinda na vida do cãozinho, mas existem outros tipos de joguinhos caninos. Além disso, o próprio tutor pode produzir brinquedos para cães a fim de se divertir junto ao animal.

As brincadeiras com o cachorro possuem diversos benefícios, tanto para o cão como também para o tutor. Enquanto alguns jogos de cachorro ajudam no físico do pet e do tutor, outros estimulam o cérebro do animal. No entanto, todos eles conseguem fortalecer ainda mais a relação entre o humano e seu bichinho de estimação.

Qual o jogo de cachorro ideal para o meu pet?

Além de pensar nos jogos de cachorro, o tutor também deve avaliar que tipo de brincadeira é mais adequada para o animal. Por exemplo, algumas raças de cães são mais fortes e por isso precisam de exercícios que estimulem essa característica. Assim, cachorros como pit bull, rottweiler ou pastor alemão vão precisar de brincadeiras que trabalhem a energia e a força que eles possuem.

Jogo de cachorro tem que combinar com a raça e o temperamento do cão

Para os jogos de buscar pode-se usar bolinha ou discos de fresbee (Foto: depositphotos)

Outros tipos de jogos são os de rastrear e eles são ideais para as raças que gostam dessa atividade. Como exemplo, pode-se citar o cão de Santo Humberto, basset hound e o beagle. Já as brincadeiras de enriquecimento ambiental e de buscar são ótimas para todos os cães, inclusive e principalmente para os cães sem raça definida (SRD), os famosos vira-latas.

Jogos para buscar

Esse tipo de brincadeira agrada todo e qualquer cachorro. Contudo, ela é bem mais eficiente para os animais que adoram correr e possuem um alto nível de energia. Por exemplo, dálmata, husky siberiano e weimaraner são alguns dos tipos cheios de animação.

Por isso, o tutor deve apostar em  brincadeiras como o jogo da bolinha. Esse tipo pode ser feito em casa, em um lugar espaçoso, ou então em um parque que permita a brincadeira com segurança. Além da bolinha, pode ser usado também discos (fresbee). O tutor joga, o cão vai buscar e assim a alegria está garantida.

Veja também: Seu cão precisa de brincadeiras produtivas. Invista nisso

Brincadeiras para cães estimularem a força

Cachorros com muita resistência precisam de exercícios mais longos e que permitam o gasto de energia desses animais. Pit bull, staffordshire bull terrier, pastor alemão, rottweiler e outros cães com uma estrutura corporal mais forte vão adorar brincadeiras que estimulem as suas forças.

Um exemplo de jogo com esse intuito é o cabo de guerra. Para isso, o tutor deve usar uma corda forte, criar alguns nós nela e oferecer ao cão. Enquanto o cão puxa de um lado, o dono puxa do outro. Além disso, pneu pendurado pode ser uma boa opção. Nesse sentido, é só pendurar um pneu com uma corda em algum ponto fixo e deixar o animal se divertir.

Jogos para rastrear

Ao que se sabe, os cães possuem um excelente olfato. Contudo, algumas raças têm maior habilidade nesse quesito, devido a características físicas. O cão de Santo Humberto é um exemplo disso, isso porque possuem narinas maiores e bem abertas. Assim, é considerado um cão de faro extraordinário.

Para cães desse tipo, os jogos para rastrear são um paraíso. O tutor que deseja fornecer essa alegria ao cão pode apostar em esconder alguns petiscos pela casa e deixar que o animal procure. Além de manter o pet ocupado, vai ajudá-lo a trabalhar melhor suas habilidades naturais.