Conheça os jogos de inteligência para cachorros

Existe um ditado que diz que a necessidade aguça o entendimento. Essa frase explica muito bem como os animais conseguem se virar sozinhos em ruas ou na salva. Como não possuem abrigos, comidas e segurança, precisam utilizar a mente e a engenhosidade para descobrir saídas possíveis para determinados problemas. Caçar, se defender de um inimigo e encontrar um lugar seguro para descansar são necessidades, que animais selvagens só conseguem supri-las através de seus respectivos instintos.

Quando o assunto são os animais domésticos, como os cães que são criados dentro de casa, a história muda de figura. Como eles possuem tudo o que precisam, acabam usando menos a mente. Entretanto, um bom tutor entende as necessidades do pet e sabe que é preciso incentivar o desenvolvimento de seus instintos e de sua inteligência. Para conseguir tal façanha, existem jogos disponíveis no mercado, mas se a ideia é economizar, basta seguir a lógica do brinquedo e reproduzi-lo em casa.

Brinquedos para aprendizagem feitos em casa

Para exercitar a mente do pet, fazê-lo se divertir e mantê-lo em pleno exercício, algumas dicas de brinquedos caseiros podem ser úteis. São jogos que você pode fazer em casa, sem gastos extras no bolso da família. Por exemplo, pegue uma garrafa e faça um furo médio. Dentro você pode colocar petiscos que dão água na boca do seu cãozinho.

Conheça os jogos de inteligência para cachorros

Foto: Pixabay

Em seguida, tampe o recipiente e agite próximo ao peludo, ele vai adorar se divertir e ainda conseguir umas boas recompensas. Aliás, você pode até substituir a garrafa por uma caixa de sapato, mas é necessário lacrá-la com fitas adesivas. Essa é um opção para os tutores que não se importam de limpar uma sujeira depois da brincadeira, porque é claro que o pet vai rasgar toda a caixa.

Outras dicas são “caça ao tesouro” e uma brincadeira com copos. Na primeira opção, você espalha pela casa petiscos que o peludo adora e deixa que ele trabalhe o faro em busca dessas “guloseimas”. Vale ressaltar, que você deve escolher lugares longe de fios e tomadas, para garantir a segurança do animal. Já o segundo jogo, consiste em você esconder petiscos embaixo de copos descartáveis, gire os recipiente e deixe que o cão escolha o copo certo. Se isso ocorrer, a recompensa será dele.

Os benefícios dos jogos de inteligência

Muita gente acha que esses jogos servem apenas para trabalhar a mente do cão e fazê-lo aprender. Entretanto, eles possuem um benefício ainda mais atrativo para os donos dos cães, principalmente para aqueles que tem em casa um pet muito animado. Como é preciso tempo para que os animais descubram os “segredos” dos brinquedos, eles acabam ficando bastante entretidos com aquela atividade. Isso pode ser uma forma de manter o cão concentrado e longe de bagunças e folias em cima das visitas, por exemplo. Portanto, o jogo pode ser ideal para a mente e para o bom comportamento do cachorro.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.