DIY: Brinquedos para cachorro

Já pensou em você mesmo fazer brinquedos para cachorro? A expressão DIY vem do inglês “do it yourself”, o que significa “faça você mesmo”.

Quando se fala em DIY para cães, trata-se da ideia do próprio tutor preparar brinquedos para divertir o cachorro. Essa prática ajuda no enriquecimento ambiental, que é uma forma de estimular o pet fisicamente e mentalmente.

Nesse artigo, além de aprender a fazer alguns brinquedos caseiros para o cão, você também pode entender sobre os benefícios dessa atividade. Isso porque, o DIY de brinquedos para cachorro é bom para o animal e para o próprio tutor.

DIY: Brinquedos para cachorro

Garrafa pet, rolinho de papelão e até caixa de leite podem se tornar brinquedos para os cães. Para isso, basta usar a imaginação e tirar um tempinho do dia para fazer o seu cachorrinho feliz. Confira o passo a passo de cada DIY.

Cão brincando com bola

Com brinquedos caseiros você economiza dinheiro e ainda assim consegue entreter o cão (Foto: depositphotos)

1. Garrafa pet

Pegue uma garrafa pet do tamanho que desejar e retire o rótulo. Em seguida, faça furos ao redor da garrafa. É importante destacar que esses furos não podem ser muito grandes nem muito pequenos.

A proposta é que a ração ou o petisco possa passar por esses buraquinhos sem muitos problemas. Coloque comidas gostosas que o cão aprecie, feche a tampa e dê para que o cão possa brincar.

O animal vai ficar rolando a garrafa de um lado para o outro e ao fazer isso, os petiscos vão caindo. A brincadeira é auto-recompensadora. Sendo assim, o cachorrinho vai passar um tempo se divertindo e ainda receber um petisco em troca.

2. Rolinho de papelão

Quando o papel toalha acabar não jogue fora o rolo de papelão, utilize ele para fazer um brinquedo divertido para o cão. Nesse caso, faça buraquinhos ao redor do rolinho, como no caso da garrafa.

Em seguida, dobre as pontas do rolinho para dentro, fechando um dos lados. Coloque petiscos ou ração dentro do rolinho e por fim, feche o outro lado.

Entregue o brinquedo para o cachorro e deixe que ele se divirta. Pode ser que ele rasgue o rolinho e suje um pouco a casa, mas vai valer a pena por toda a diversão.

3. Caixa de papelão e toalhas

Reutilize uma caixa de leite ou de qualquer outro produto para fazer esse brinquedo para o cachorro. Em seguida, separe algumas toalhas pequenas e coloque ração ou petiscos dentro delas, dobrando no local onde esconder as delícias.

Depois desses passos, coloque as toalhas dentro da caixa de papelão e lacre as extremidades com fita. Dê o brinquedo ao cachorrinho, para que ele se divirta, rasgando a caixa e descobrindo os petiscos dentro das toalhas.

Brinquedo de corda

Para esse brinquedo você vai precisar de apenas dois itens. O primeiro deles é uma argola que pode ser igual a das cortinas, pois ela vai servir como mordedor. E o segundo item se divide em vários tecidos velhos que você não usa mais.

Como primeiro passo, você deve cortar o tecido em tiras de tamanho médio. O ideal é ter 18 tiras, nove para cada lado. Pegue de três em três e passe por dentro da argola.

Após colocar as nove tiras de um lado, comece a trançá-las. Ao chegar no final, faça um nó e estique-o o quanto der, para que ele fique firme. Finalize o brinquedo fazendo a mesma coisa do outro lado.

Além de ser um mordedor para os cães, que ele pode se divertir sozinho, o brinquedo de corda pode servir também para brincar de cabo de guerra com o cão. Enquanto a pessoa puxa de um lado, o cão puxa do outro. Assim, a diversão é garantida!

Pneu mordedor

Esse tipo de brinquedo é ideal para cães de porte grande e que acabam destruindo com mais facilidade os demais itens já mencionados. Para fazê-lo, você vai precisar de um pneu, um furador e uma corda.

O primeiro passo é fazer um furo no pneu. Em seguida, passe a corda por essa abertura. Por fim, pendure o pneu em uma árvore e chame o pet  para brincar.

Importante destacar que o porte do cachorro é o que vai definir o tamanho do pneu. Alguns cães mais fortes como rottweiller, pit bull ou staffordshire bull terrier precisam de pneus maiores, como os de carro. Para raças menos fortes, um pneu de carrinho de mão já serve.

Cuidados com os brinquedos caseiros para cães

Diante de tudo que foi exposto, é preciso levar em consideração que alguns cães podem ingerir alguns dos itens dos brinquedos. Por essa razão, nas primeiras experiências você precisa supervisionar a brincadeira.

Depois de ter certeza que o cão vai ingerir apenas os petiscos, você pode deixá-lo brincando sozinho. Além disso, fique atento para alguma reação estranha que o cão possa apresentar após as brincadeiras. Caso isso aconteça, o animal deve ser levado ao veterinário.

A importância do enriquecimento ambiental

De acordo com adestradores, os cães precisam de enriquecimento ambiental independentemente da idade. Os brinquedos para cachorros ajudam a entreter os animais, principalmente os que gostam de destruir a casa.

Por isso que o DIY é uma ótima alternativa, uma vez que não é preciso muito investimento por parte do tutor. Além disso, o cachorro passa a ficar mais focado em outras atividades e deixa de lado as travessuras. Sendo assim, há muitas vantagens de usar brincadeiras para estimular a inteligência dos cães.