Quando passear com o cão sem coleira?

Praças específicas para cães são ambientes ótimos para que o animal possa socializar em liberdade

Muitos donos de cães ou até mesmo algumas pessoas que desejam ter um filhote em casa têm um desejo com relação aos passeios feitos com os animais. Para eles, seria mais proveitoso para o cãozinho poder andar nas ruas sem coleira e obedecendo aos comandos do responsável. Mas, será que esta opção é segura?

A questão entra com o objetivo de trazer uma reflexão para os tutores. Mesmo que os animais gostem do sentimento de liberdade provocado pela não utilização das coleiras, é preciso estabelecer até que ponto esta medida é boa para a integridade dos cães.

Isso porque é impossível treinar o cachorro para todas as situações que ocorrem no dia a dia. As ruas são feitas de barulhos diferentes e acontecimentos inesperados, que não podem ser imaginados nem pelo tutor e muito menos pelos cães.

Riscos e problemas ao passear com o cão sem coleira

É preciso ponderar onde e quando permitir que o cachorro passeie sem coleira

Dar liberdade ao cachorro durante os passeios requer cuidados (Foto: depositphotos)

Instinto de caça

Quando um cachorro é filhote ou ainda muito jovem, ele tem um instinto de caçador muito aguçado. Esta característica, quando associada ao nível alto de energia do animal nestas fases da vida, torna-se um risco para a perda de controle do tutor sobre as atitudes tomadas pelo cão.

Veja tambémNão use nunca mais coleira errada no seu cachorro

Por exemplo, se o peludo vê um gato correndo em determinada direção, o instinto dele pode falar mais alto do que a voz do tutor pedindo que ele fique. Esta falha de comunicação pode ser fatal, caso o animal atravesse uma rua movimentada.

Animal assustado

Outro perigo eminente é o de fuga. Um animal assustado irá procurar um local seguro para se proteger. Situações como essas são comuns com cachorro que toma susto com barulhos, acidentes ou outras situações que são incomuns no seu dia a dia.

E como o dono não tem controle sobre o que ocorre no ambiente urbano, fica impossível treinar o animal para que ele saiba lidar com todas as ocorrências.

Respeito ao próximo

Além desses riscos, ainda tem uma questão de respeito ao próximo. Mesmo que os cães sejam animais fofos, dóceis e educados, há pessoas que não gostem ou tenham uma relação de pavor com eles.

Estes sentimentos dependem das experiências de cada indivíduo e, em uma sociedade, o direito de um acaba quando o do outro começa. Desta forma, existem pessoas que se sentem inseguras ao andar na rua em que um cachorro esteja sem coleira. Como trata-se de espaços públicos, é preciso respeitar o direito de cada um.

Veja também: Tenha o hábito de fazer exercícios na companhia do seu cão

Passeios seguros só com coleira?

Apesar de todos os pontos elencados anteriormente, o dono pode sim passear com o cão de maneira segura e sem o uso da coleira. Todavia, tal prática deve ocorrer em locais apropriados.

 Para o pet passear sem coleira, é necessário ensinar alguns comandos

É possível passear de forma segura e sem coleira, nos locais apropriados (Foto: depositphotos)

Ruas, avenidas, praias ou outros lugares com muito movimento e circulação de pessoas não são indicados. Porém, praças específicas para cães são ambientes ótimos para que o animal possa socializar, conhecer novos cheiros e ter experiências incríveis.

Para tanto, é necessário ensinar ao pet alguns comandos, tendo sempre o controle da situação. Por exemplo, as palavras “vem” e “junto” podem ser excelentes neste processo de adestramento. Além de estabelecer para o peludo que entre o tutor e ele, o único líder é o dono. Assim, ele vai obedecer os comandos dados pelo dono.

Veja também: Como ensinar ao seu cachorro o exercício ‘vir quando chamado’

Saiba também:

Motivos para passear com seu cão

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.