Quando passear com o cão sem coleira?

Muitos donos de cães ou até mesmo algumas pessoas que desejam ter um filhote em casa têm um desejo com relação aos passeios feitos com os animais. Para eles, seria mais proveitoso para o cãozinho poder andar nas ruas sem coleira e obedecendo aos comandos do responsável. Mas, será que esta opção é segura?

A questão entra com o objetivo de trazer uma reflexão para os tutores. Mesmo que os animais gostem do sentimento de liberdade provocado pela não utilização das coleiras, é preciso estabelecer até que ponto esta medida é boa para a integridade dos cães.

Isso porque é impossível treinar o cachorro para todas as situações que ocorrem no dia a dia. As ruas são feitas de barulhos diferentes e acontecimentos inesperados, que não podem ser imaginados nem pelo tutor e muito menos pelos cães.

Riscos e problemas ao passear com o cão sem coleira

É preciso ponderar onde e quando permitir que o cachorro passeie sem coleira

Dar liberdade ao cachorro durante os passeios requer cuidados (Foto: depositphotos)

Instinto de caça

Quando um cachorro é filhote ou ainda muito jovem, ele tem um instinto de caçador muito aguçado. Esta característica, quando associada ao nível alto de energia do animal nestas fases da vida, torna-se um risco para a perda de controle do tutor sobre as atitudes tomadas pelo cão.