Como ensinar ao seu cachorro o exercício ‘vir quando chamado’

Quando o cachorro é filhote todo ensinamento é válido, tendo em vista que trabalhar a mente e o corpo do peludo faz com que ele cresça um pet saudável, inteligente e obediente. E quem não deseja ter um cachorro com estas características? Pensando nisso, a behaviorista Gwen Bailey publicou um livro que ensina os tutores a serem os próprios treinadores dos cães, iniciando pela primeira fase da vida do cachorro.

“O Filhote Perfeito”, nome da obra escrita pela treinadora de cães, traz diversos ensinamentos que vão desde comandos básicos até alguns mais complexos. Entre as aulas escritas, Bailey ensina como o dono deve ensinar ao cachorro o exercício de vir só quando for chamado. Com esta técnica, o tutor mostra alguns limites ao filhote, que por sua vez vai crescer um adulto obediente.

Ensinando o comando “vem” ao cachorro

O exercício de vir quando chamado deixará o pet mais obediente

Ainda filhote, o pet precisa aprender alguns comandos (Foto: depositphotos)

1. Distancie-se do cachorro

Peça ajuda para alguém segurar o cachorro, enquanto você se distancia deles, não é preciso ficar muito longe. Volte até ao cachorro e mostre que você tem um petisco na mão. De costas, dê passos para trás até chegar a distância inicial. Ao chamar o cachorro pelo nome dele, o seu ajudante deve soltá-lo, permitindo que ele vá até o seu encontro.