Ensinando ao seu cão o exercício do ‘levanta’

Muitas pessoas quando ganham ou adotam algum animal, querem que ele aprenda alguns truques, seja para alegrar a família ou para mostrar o quanto o filhote consegue ser educado.

Estes tipos de treinamento são essenciais, pois podem trabalhar com a inteligência e a aumentar a capacidade do pet. Por isso é indicado aplicar alguns exercícios na vida do cachorrinho.

Entre tantos treinamentos, a behaviorista Gwen Bailey ensina o ato de levantar, no livro “O Filhote Perfeito”. Este comando pode ser útil para colocar um certo limite no peludo, quando você desejar que ele fique quieto e só sair do cantinho quando você ordenar. Desta forma, você consegue ter um cachorrinho disciplinado, educado e bem obediente.

Ensinando o comando ‘levanta’ ao pet

O comando "levanta" é um dos primeiros que devem ser ensinados ao cãozinho

É indicado ensinar os comandos ao pet ainda quando filhote (Foto: depositphotos)

Passo 1: posição sentado

Para ensinar o comando “levanta”, o cachorrinho já precisa saber o “senta”, tendo em vista que é nessa posição que deve se iniciar o treinamento. Com o filhote sentado, coloque um petisco em frente ao focinho dele e faça um movimento afastando-se dele devagar.

Passo 2: atraia ele com um petisco

A ideia de afastar o petisco do focinho do cachorro aos poucos é fazer com que ele fique na posição de pé, tendo em vista que geralmente o animal vai sendo guiado pelo cheiro da comidinha e se movimentando ao ponto de ficar em pé sem que ele se dê conta. Quando isto ocorrer, está na hora de passar para o passo número 3.

Veja também: Confira truques superinteligentes para os cães

Passo 3: recompense o filhote

Quando você conseguir que o cachorrinho fique em pé, está na hora de recompensá-lo pelo belo trabalho feito. Por isso, dê o petisco ao filhote, elogio-o e faça muito carinho no pequeno. Pode ser que na primeira tentativa ele não compreenda o porquê das felicitações, mas com a repetição que deve acontecer neste treinamento ele vai ligar a recompensa ao ato de levantar.

Passo 4: introdução do comando

Depois de aplicar os três primeiros passos e repeti-los algumas vezes, até que o cachorrinho consiga aprender a levantar de forma imediata, é o momento de aplicar o comando “levanta”, fazendo uma associação entre a palavra e o ato de levantar.

Com o petisco longe da visão do filhote, faça um movimento com a mão chamando a atenção do pet e dizendo a palavra “levanta”. Aos poucos, ele vai fazer a associação e o petisco não será mais necessário.

Veja também: Ensinando o cachorro a deitar de forma correta e sem complicação

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.