Ensinando ao seu cão o exercício do ‘levanta’

Muitas pessoas quando ganham ou adotam algum animal, querem que ele aprenda alguns truques, seja para alegrar a família ou para mostrar o quanto o filhote consegue ser educado.

Estes tipos de treinamento são essenciais, pois podem trabalhar com a inteligência e a aumentar a capacidade do pet. Por isso é indicado aplicar alguns exercícios na vida do cachorrinho.

Entre tantos treinamentos, a behaviorista Gwen Bailey ensina o ato de levantar, no livro “O Filhote Perfeito”. Este comando pode ser útil para colocar um certo limite no peludo, quando você desejar que ele fique quieto e só sair do cantinho quando você ordenar. Desta forma, você consegue ter um cachorrinho disciplinado, educado e bem obediente.

Ensinando o comando ‘levanta’ ao pet

O comando "levanta" é um dos primeiros que devem ser ensinados ao cãozinho

É indicado ensinar os comandos ao pet ainda quando filhote (Foto: depositphotos)

Passo 1: posição sentado

Para ensinar o comando “levanta”, o cachorrinho já precisa saber o “senta”, tendo em vista que é nessa posição que deve se iniciar o treinamento. Com o filhote sentado, coloque um petisco em frente ao focinho dele e faça um movimento afastando-se dele devagar.

Passo 2: atraia ele com um petisco

A ideia de afastar o petisco do focinho do cachorro aos poucos é fazer com que ele fique na posição de pé, tendo em vista que geralmente o animal vai sendo guiado pelo cheiro da comidinha e se movimentando ao ponto de ficar em pé sem que ele se dê conta. Quando isto ocorrer, está na hora de passar para o passo número 3.