Ensinando o cachorro a deitar de forma correta e sem complicação

As brincadeiras entre tutores e seus cães são essenciais para a boa convivência e para a felicidade de ambos. Se for possível brincar de forma que possam gerar o desenvolvimento cognitivo em nossos amigões, melhor ainda. Nesses casos, podemos ensinar nossos pets a sentar, dar a patinha e a deitar, por exemplo. Nesta publicação você irá entender sobre como ensinar o seu pet a deitar, que pode parecer, em um primeiro momento, algo complicado, mas que pode ser facilmente aprendido por seu cãozinho.

É importante lembrar, antes de mais nada, que o sistema cognitivo dos cães funciona por meio das recompensas, dos reforços positivos. Por isso, você deve recompensar seu amigão quando ele fizer algo que você queria que ele fizesse. Ele vai passar a repetir ao seu comando, buscando mais recompensas.

Primeiro ensinamos a sentar

O cão, sempre sendo recompensado, deve aprender, antes de mais nada, como sentar. Somente depois disso podemos passar para a etapa de deitar, certo? A recompensa somente deve ser dada se o cão fizer o que você pediu. Antes de mandar ele deitar, você deve mandá-lo sentar, mas a recompensa deve vir somente depois que ele deitar.

Imagem de cão deitado em tapete

Foto: Depositphotos

Passo a passo: ensinando o cachorro a deitar

Tenha em mãos a recompensa de seu pet, e então siga o passo a passo:

1. Faça o seu pet sentar, levando o alimento acima do cão.
  2. Faça carinho, e então pegue a ração e desça até o chão, dando o comando “deita”. Assim ele deitará para buscar a ração.
  3. Dê a recompensa e parabenize-o, para mostrar que ele fez certo.
  4. Repita os comandos até que ele aprenda e repita as ações sem errar, e depois de algumas repetições, faça sem o uso da ração.

Lembre-se, entretanto, de algumas vezes recompensar o cão com petiscos, de forma que ele não desanime na hora de obedecer o comando.

Atenção

Não force o seu pet empurrando-o até o chão, muito menos usando a coleira para puxá-lo até o chão para deitar. Para se tornar algo saudável e agradável para você e para ele, ele deve estar interessado no exercício. Os treinos exigem repetição e paciência, pois alguns cães aprendem rápido, enquanto outros podem demorar um pouco mais. A comunicação com o animal é essencial para ensinar qualquer truque, desde os mais simples até os mais complexos.

Não recompense o pet quando ele falhar. Pare onde está e repita o exercício. Lembre-se, também, que após uns 20 minutos de treino, seu pet estará cansado da atividade. Dê uma pausa e volte mais tarde para praticar novamente com seu amigão.