, ,

Como evitar a agressividade do cão relacionada à comida? Aprenda exercício

O exercício busca fazer com que o cão entenda que a aproximação do humano não significa ameaça

Tentar proteger a comida é um instinto animal. É comum quando nos aproximamos de um cachorro que está se alimentando ele rosnar, principalmente se for um cão que costuma passar mais fome. Mas, mesmo os filhotes que têm toda a mordomia em casa,  se mostram agressivos na hora da refeição.

Para ajudar a evitar a relação de posse e agressão entre o cachorro e a comida, o livro “O Filhote Perfeito” da autora Gwen Bailey ensina exercícios de prevenção.

O principal propósito do exercício é fazer com que o cachorro entenda que a aproximação do humano não significa que ele irá roubar sua comida, mas, algumas vezes, dar até algo melhor em troca.

Exercícios para acalmar o cão na hora da refeição

Com alguns truques, é possível diminuir a agressividade do cão na hora das refeições

O territorialismo em relação a comida é instintivo do cão (Foto: depositphotos)

1- Fique agachado perto dele

Chame o filhote, coloque a ração em uma vasilha grande e coloque-a no chão. Fique agachado ao lado dele e quando ele começar a comer, acaricie-o com delicadeza e vá conversando com ele em um tom baixo e calmo.

Veja também: Veja as 6 comidas mais perigosas para cães

2- Acaricie-o

Acaricie a lateral do corpo dele. Se você notar que ele está à vontade com o carinho, acaricie a cabeça, orelhas e região sob o pescoço.

3- Ofereça petiscos

Pegue dois pedaços de comida que são mais gostosos do que o que tem na vasilha e segure na frente do focinho do cão enquanto ele estiver comendo. Deixe ele comer os petiscos e repita o processe várias vezes.

Prepare outro pedaço de petisco e dessa vez esconda-o na palma de sua mão. Coloque a mão fechada no centro da vasilha. Quando ele começar a cheirar, abra os dedos e deixe que ele coma o petisco. Faça isso diversas vezes e depois deixe-o sozinho para terminar de comer em paz.

Veja também: Pesquisa revela que cães gostam mais de elogios do que de comidas

4- Consiga sua confiança

Quando o filhote começar a balançar o rabo devido à sua aproximação, de vez em quando erga a vasilha dele, coloque alguns petiscos saborosos dentro dela e a devolva ao chão.

5- Acostume-o com a família

Quando você notar que o filhote já se sente à vontade ao ponto de deixar outras pessoas de aproximarem de sua comida, peça para os membros da sua família façam o exercício, principalmente crianças pequenas.

Procure realizar o exercício diariamente, até o filhote começar a abanar o rabo e olhar da vasilha para você, para ver o que mais vai lhe oferecer ao se aproximar. A medida com que o cachorro vá envelhecendo, diminua a frequência do exercício.

Veja também: Aprenda a preparar comida para o seu cachorro

Sobre o autor

Avatar
Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.