Confira truques superinteligentes para os cães

Os cachorros podem ser treinados para realizar qualquer tarefa que se enquadre dentro do seu porte físico: dançar, tocar a campainha, abrir a porta da geladeira, apanhar algum objeto e leva-lo até o dono, rolar ou ir para direita e esquerda. Mas, para isso é necessário que o dono tenha muita paciência para treinar o pet. Nesse sentido, algumas ferramentas e lições podem ser usadas.

Como primeiro passo, é necessário que o cachorro já venha sendo treinado. Isso ajuda a que ele tenha alguma noção sobre os comandos básicos. Outra dica importante é utilizar um dispositivo que emite um som quando pressionado, chamado clicker, fica mais fácil fazer com que o cachorro obedeça aos seus comandos. Vale lembrar que o animal deve ser recompensado cada vez que corresponder as tarefas dentro do treinamento.

Conheça alguns truques

Ensinar o cachorro a executar truques fáceis ajuda a impressionar familiares e amigos, além de ser bastante proveitoso na execução de uma ordem. A partir de agora, você vai poder conferir alguns deles:

Cachorros que dançam

O truque consiste no cachorro ficar de pé nas duas patas traseiras e andar. Para iniciar o treinamento, o recomendado é que se use sessões curtas para ajuda-los a fortalecer as pernas. Para isso, é imprescindível que se use o cliker, ou algo que emita som e o seu animal esteja acostumado a obedecê-lo.

Inicialmente, você dá o comando para o animal sentar. Coloque a mão acima do focinho, induzindo a acompanha-la. A qualquer esforço do cachorro para executar o movimento é importante que o recompense. Vá erguendo a mão aos poucos, não esquecendo de recompensá-lo. É importante que você estimule-o a ficar mais tempo na posição, retardando o clique. Movimente a mão em todas as direções e clique, recompensando-o por andar nas patas traseiras. A medida que o cachorro for seguindo a sua mão, comece a variar os movimentos, fazendo círculos. É importante que você acrescente o comando “dança”, antes dele aprender o movimento por completo.

Confira truques superinteligentes para os cães

Foto: Depositphotos

Para a esquerda e para a direita

Para que o cachorro realize esse truque, você precisa posicioná-lo de frente para um objeto, nesse caso pode ser uma cadeira ou um banco. A mais ou menos um metro à esquerda do objeto base, use uma tampa como alvo. Você deve começar o treinamento dando o comando para que ele toque a tampa. Assim que ele conseguir, clique e o recompense. Aumente a distância a medida que ele for executando a tarefa com sucesso. É importante que você clique antes que ele alcance o alvo.

Quando ele estiver manifestando esse comportamento, use o novo comando “pra esquerda”, antes que ele se mova para a frente para tocar o alvo. O comando deve ser repetido assim que ele vire para a esquerda quando você falar o comando. A partir daí, você pode ir eliminando o alvo aos poucos, tornando-o menor.

Para ensinar o cachorro a responder ao comando “pra direita”, basta repetir os mesmo passos usados para ensiná-lo a ir para a esquerda.

Encontrar algum objeto

Esse treinamento é útil, caso você perca algum objeto de uso frequente, a exemplo da carteira ou chave do carro. O primeiro passo é escolher um objeto que guarde bem o seu cheiro: um boné, uma peça de roupa ou uma presilha de cabelo. Peça a alguém para segurar o cachorro enquanto você esconde o objeto em um lugar, a princípio, evidente. Após ser solto, clique no dispositivo e o recompense assim que ele for chegando próximo ao objeto.

Aos poucos, aumente a dificuldade ao esconder o objeto. Para certificar que o cachorro passou a reconhecer o seu cheiro, troque o objeto utilizado no treinamento. Para marcar o treinamento, use a palavra “procura”. É importante que o animal seja recompensado a medida que ele for se aproximando do objeto ou completar a tarefa.

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Clube para Cahorros.