Seu cão é ambicioso? Entenda o que fazer nesses casos

Os cães são diferentes entre si, enquanto alguns são mais submissos e obedientes, outros podem demonstrar-se ambiciosos e autoconfiantes. Um cachorro adulto que tem algumas destas características é o reflexo de um filhote com uma criação mal planejada.

Por esta razão, é necessário ensinar bons modos para os pets desde a fase de filhotes, momento da vida do animal em que ele aprende com mais eficácia.

O comportamento ideal para um cachorro é o que está em equilíbrio, ou seja, nem muito ambicioso e nem muito submisso. É necessário que o tutor ensine ao cãozinho que ele consegue ultrapassar os desafios, mas que ele nunca será o controlador da situação. De acordo com a behaviorista Gwen Bailey, no livro “O Filhote Perfeito”, o mais importante é manter a harmonia entre os sentimentos do peludo.

Como reconhecer um cão ambicioso?

A fase de filhote é a ideal para ensinar bom comportamento e evitar a ambição do pet

É preciso controlar o comportamento do animal (Foto: depositphotos)

“Um filhote nunca é igual a outro. A constituição genética dele e as primeiras experiências de sua vida terão um importante papel para determinar quão ambicioso ele será”, explica Bailey. Portanto, é necessário entender o peludo e suas primeiras características enquanto filhote e, se for preciso, trabalhá-las para aperfeiçoar os comportamentos do cachorro.

Entre os aspectos que podem ser identificados no filhote ambicioso é a vontade de controlar os momentos, sejam eles brincadeiras, passeios e até mesmo o espaço territorial. Além disso, os cães podem se tornar ambiciosos com o auxílio de um tutor desavisado, ou seja, aquele costuma oferecer inúmeros privilégios ao cachorrinho, sem que este tenha apresentado um comportamento adequado.