5 coisas importantes que você precisa ensinar ao seu cão nos primeiros dias

A decisão de ter um cãozinho em casa deve ser pensada com muito carinho, pois junto com todas as delícias de se ter um animal de estimação, vem uma grande responsabilidade, independentemente da idade do bichinho.

Os tutores devem pensar em uma série de fatores, inclusive no treinamento do cão, para assegurar que o animalzinho desenvolva as habilidades necessárias para viver bem. Em um artigo escrito no site BarkPost, Rômulo Rodrigues elenca algumas coisas importantes que os tutores devem ensinar ao seu cão logo nos primeiros dias.

Coisas importantes que você deve ensinar ao seu cãozinho

A forma como você treina o seu cachorro é essencial, uma vez que moldará a personalidade dele. Confira a seguir a listinha feita pelo site BarkPost:

Algumas coisas importantes que você precisa ensinar ao seu cão nos primeiros dias

Foto: depositphotos

1) Os comandos básicos

Uma das coisas mais importantes a serem ensinadas ao seu cachorrinho são os comandos básicos, como “senta”, “fica”, “vem” e “larga”. “Senta” e “fica” deixam o cachorro mais paciente; “vem” serve para chamar a atenção do bichinho; “larga” pode ser usado para quando ele estiver mastigando algo indevido. Para que os treinamentos sejam exitosos, lembre-se de ter bons petiscos à mão!

2) Aprender a viver em seu espaço

O seu cãozinho deve gostar da própria cama/casinha e saber que aquele é o lugar dele. Deixar alguns bons petiscos nesses espaços pode ajudá-lo a aprender isso.

3) Ensinar a ficar sozinho em casa

Quando o cãozinho já aprendeu a gostar da própria cama/casinha, ficar em casa sozinho será mais fácil. Caso contrário, os treinos podem ser feitos em intervalos menores de tempo. Você pode sair por 5 minutos e, se ele não chorar, recompense com um petisco na volta. Vá aumentando o tempo gradativamente, para que o animalzinho perceba que quando você sai não significa que nunca mais vai voltar.

4) Ensinar sobre limites

Os cachorros respondem bem aos limites quando eles estão claramente definidos. Por exemplo, se o seu cão não pode mastigar os sapatos, diga um sonoro “não” a ele e troque o calçado por algum brinquedo. Lembre-se que é importante manter as regras e não ceder para não prejudicar todo o processo de aprendizagem.

5) Fazer as necessidades

Quando notar que o seu cãozinho precisa fazer as necessidades, leve-o para fazer cocô em lugares apropriados. Lembre-se de recompensá-lo quando ele fizer no lugar certo. Tudo ficará mais fácil ao criar essa rotina.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.