Cachorro vomitando espuma branca: o que pode ser?

Seu cão está vomitando espuma branca? Descubra quais são as principais causas e saiba como fazer o tratamento adequado

Os cachorros passam por quadros de vômito de forma relativamente abundante, principalmente quando filhotes. O vômito de espuma branca, entretanto, pode ter diversas causas, e por isso é importante sempre atentar aos sintomas e procurar ajuda médica. Mas quais são as causas? Devemos nos preocupar?

Comer muito rápido

Alguns cães comem muito rápido, e com isso se torna comum que vomitem uma espécie de baba mais viscosa com espuma branca. Isso porque ingere, sem querer, coisas que não deve digerir, como poeira e pelos, por exemplo, e isso fica preso na garganta, causando incômodo e provocando o vômito.

Comer um pedaço de comida muito grande também é um causador desse incômodo. Não tem muito como resolver esse problema, mas se o vômito persistir, leve o cachorro ao veterinário com urgência.

Cachorro vomitando espuma branca: o que pode ser?

Foto: Reprodução/ internet

Atividades físicas

Na eliminação excessiva de líquidos, isso pode causar uma desidratação que pode provocar náuseas. Pode acontecer ainda que, pelo fato de o cão não estar respirando correta, ele tenha náuseas. Fique atento, isso pode ser perigoso.

Gastrite

Assim como nas pessoas, a gastrite é uma doença comum em cães, manifestando-se mais comumente com vômitos matinais. Esse vômito pode ter coloração branca ou amarela, mas caso haja sangue junto, é essencial que o cão seja levado ao veterinário, já que pode se tratar de uma úlcera.

O tratamento é feito com jejum e dieta baixa em gordura, consumindo alimentos como arroz cozido com frango desfiado que irão ajudar o estômago a se distender, reduzindo a quantidade de ácidos produzidos.

Se houver vômitos persistentes, principalmente após o tratamento, fique atento e leve o cão ao veterinário novamente, pois é possível que esteja com algum tipo de inflamação no trato digestivo.

Infecções

Vômito acompanhado de febre pode ser um indicativo de que o cão está com infecções e deve entrar com um tratamento de antibióticos, mas somente com orientação médica.

Inflamação abdominal

Essa inflamação pode ser uma das causas possíveis para o vômito com espuma branca, e é a mais perigosa dessas causas, sendo a doença que mata mais cães, ficando atrás somente do câncer.

A inflamação é causada por um acúmulo excessivo de suco gástrico, espuma, alimento e ar dentro do estômago, fazendo com que o órgão se retorça prendendo o conteúdo e obstruindo as veias que são responsáveis pela alimentação dos outros órgãos internos.

Procure notar se a região do estômago fica mais inchada e veja se o cão demonstra sentir dor, estar desanimado e não permite o contato nessa região.

Existem ainda muitas outras doenças que podem causar esse problema, por isso é essencial levar o pet ao veterinário para que seja feito um diagnóstico correto.