Como é o tratamento da leishmaniose visceral canina

Nesse texto você vai poder saber como é o tratamento da leishmaniose visceral canina, como essa doença é transmitida, quais são seus sintomas e como é possível evitar a contaminação do seu pet. Isso e muito mais você confere a seguir!

Você sabia que o seu cachorro também pode pegar Leishmaniose? A transmissão da doença se dá por meio da picada de um mosquito conhecido como ‘mosquito palha’. Depois de contaminados, somente as fêmeas podem transmitir a enfermidade canina.

De acordo com a veterinária Fabiana Zerbini, essa doença mata 90% dos animais que não recebem nenhum tipo de tratamento.

Existe tratamento para leishmaniose canina?

Sim. O tratamento inclui um remédio chamado de Milteforan, da Virbac do Brasil, que foi aprovado recentemente pelo Governo Brasileiro, pois antes os animais contaminados eram simplesmente submetidos à eutanásia.

O tratamento da leishmaniose visceral canina é feito a partir de um remédio

Essa doença mata 90% dos animais que não recebem nenhum tipo de tratamento (Foto: depositphotos)

A preocupação com o controle e erradicação da doença é grande, pois a leishmaniose é uma das seis endemias prioritárias no mundo inteiro, sendo os cachorros os maiores reservatórios da doença.

Com o uso do medicamento aprovado recentemente, os cães deixam de ser transmissores da doença para outros mosquitos, que por sua vez podem picar os humanos.

Existe vacina contra leishmaniose?

Porém, mesmo depois de tomar o remédio, os cachorros precisam permanecer para o resto da vida sob supervisão veterinária, pois a medicação é capaz de reduzir a quantidade de parasitas nos cães, mas não de eliminá-los por completo. Atualmente, também existe a vacina contra a leishmaniose. A dose é tomada uma vez.

Porém, de acordo com a veterinária, a melhor forma de prevenir a doença é eliminar o mosquito, que costuma se propagar em frutas apodrecidas, material orgânico, como folhas e lixo.