Cachorro pode ter terçol? Veja como identificar e tratar terçol em cachorros

Uma dúvida constante é “cachorro pode ter terçol?”. Você pode até não saber, mas cães também podem desenvolver terçol, por isso veja como identificar o problema e como tratá-lo da maneira correta. Aproveite e veja receitas caseiras para diminuir o incômodo nos pets. Boa leitura!

Este problema que é tão comum nos seres humanos, também podem incomodar os cachorros não importando a raça ou tamanho.

Na maioria das vezes os terçóis são simples, no entanto, esta condição pode ser considerada perigosa para os animais se ela for acompanhada de outros sinais que indiquem a presença de uma inflamação na margem da pálpebra, chamada  de blefarite.

Reconhecer este problema é o primeiro passo para buscar o tratamento mais adequado para o animal adoentado. Nas situações mais simples, o terçol pode ser tratado pelo próprio tutor, com tratamentos caseiros.

Já quando ele é causa a blefarite ou quando é uma consequência desta inflamação, o animal deverá ser encaminhado para o veterinário o mais rápido possível.

Identificando o terçol nos cachorros: veja sintomas

Assim como os humanos, os cães também podem ter terçol

Borda da pálpebra vermelha ou escamada é um sinal de terçol (Foto: depositphotos)

Quando se trata da blefarite, há vários sintomas, sendo alguns bastante comuns, como: perda da pigmentação desta área do corpo, escoriações, presença de secreção mucosa ou de pus ao redor dos olhos, visão turva, inflamação na córnea e etc. Por esta razão, neste caso o veterinário deve ser procurado o mais rápido possível.

Já quando o animal apresenta apenas um terçol, ele acaba tendo um comportamento incomodativo com a região, resultando em uma irritação.

Assim, o cachorro pode ficar com a borda da pálpebra vermelha ou escamada, apresentar coceira na área e até mesmo perda de pelo no local. Por ser mais simples, há como tratar este problema ainda em casa.