Entenda o que é a impactação da glândula anal

Os cães possuem duas glândulas debaixo da pele localizadas na região anal desses animais, sendo uma do lado direito e a outra do lado esquerdo.

Também chamadas de bolsas, estas áreas são responsáveis por conferirem um odor específico nas fezes e no ânus do animal, através de um líquido que é expelido. Em outras palavras, cada cachorro possui um odor distinto, que serve para facilitar o reconhecimento entre eles.

De acordo com Amy D. Shojai, no livro “Primeiros Socorros para Cães e Gatos”, esta região pode apresentar problemas devido a não exclusão das substâncias. “Quando as fezes estão macias demais e, ao passarem, não exercem pressão suficiente para esvaziar as glândulas, ou se as glândulas produzem em demasia, o líquido pode tornar-se espesso e bloquear as glândulas“, explica a autora.

Impactação da glândula anal pode ocorrer pela má exclusão de substâncias pelas fezes

Esse problema é mais comum em cachorros de raças toy (Foto: depositphotos)

Então, se você já reparou o seu cachorro arrastando o traseiro no chão, saiba que este pode ser um indício de um problema chamado impactação da glândula anal.

Os animais tomam esta atitude na tentativa de desbloquear as regiões afetadas e expelir o líquido. Para entender melhor sobre este problema, acompanhe este artigo do Clube para Cachorros.