,

Doenças virais em cães

Cinomose, parvovirose e raiva são conhecidas como doenças virais em cães. Além desses problemas de saúde mais conhecidos, outros também podem prejudicar a vida do cachorro e são transmitidos através de vírus.

De acordo com a veterinária Glaucia Luna, essas doenças se instalam no organismo dos animais de diversas maneiras. “Os vírus infectam o organismo por meio do contato com as mucosas (oral, nasal, gástrica), onde o contato com secreções, excreções e aerossóis (pelo ar) disseminam pelo ambiente. Ocorre a instalação e replicação viral em diversos órgãos”, esclarece a médica.

Tipos de doenças virais em cães

Cinomose

A cinomose é uma doença viral que ataca o sistema respiratório dos cães

A cinomose não é uma doença exclusiva de filhotes (Foto: depositphotos)

Uma das doenças virais em cães mais comum é a cinomose, mas ela também pode afetar animais de diversas espécies. “Pode causar uma diversidade de sintomas, desde os clássicos que afetam o sistema respiratório cursando com secreção nasal e ocular e pneumonia, até sintomas neurológicos e gastrointestinais inespecíficos”, alerta Glaucia.

Ainda segundo a veterinária, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a cinomose pode surgir em qualquer fase da vida do animal. Esse mito deve ser quebrado, pois alguns tutores acreditam que a doença afeta apenas filhotes.

Veja também: Quais doenças podemos transmitir para os cães. Descubra

Parvovirose X coronavirose

A parvovirose é uma doença viral que apresenta sintomas gastrointestinais

Um dos sintomas dessa doença é a falta de apetite (Foto: depositphotos)

Tanto a parvovirose como a coronavirose são doenças que apresentam sintomas gastrointestinais, aponta a veterinária. “A diferenciação se dá por meios de exames específicos para determinação do agente causador da doença”, explica.

Entre os sintomas mais comuns dessas doenças estão: vômito, diarreia com presença de sangue, perda do apetite, fraqueza e desidratação.

Segundo Glaucia Luna, a parvovirose é uma doença viral que causa danos sérios ao sistema gastrointestinal e cardíaco. Assim, o problema de saúde pode promover “a destruição do epitélio do intestino causando hemorragias, prejudicando a absorção de nutrientes e desequilíbrio eletrolítico no organismo, e quando acomete o coração causa endocardite que pode levar à morte súbita“, conclui.

No caso da coronavirose, causada pelo corona vírus, o tempo de incubação pode variar entre 24 a 36 horas. Um animal sadio, mas sem as devidas vacinas, pode desenvolver o problema ao ter contato com um doente ou com as fezes desse enfermo.

“Como em toda doença viral, o tratamento consiste em fornecer suporte e antibioticoterapia adequados com a sintomatologia apresentada”. indica a médica veterinária.

Hepatite viral canina

A hepatite viral canina é caracterizada por icterícia e hemorragias nas mucosas

O tratamento dessa doença é basicamente composto por antibióticos (Foto: depositphotos)

Apatia, febre, dores abdominais, diarreia com sangue, petéquias, sintomas neurológicos, vômitos, hemorragia de mucosas, hipotermia, icterícia e ascite, sinais comuns a muitas doenças podem estar presentes em conjunto ou isoladas no animal acometido”, lista Glaucia quando o assunto é sintomas de um cão com hepatite viral canina.

Já quando se trata do tratamento mais adequado para esse problema de saúde, a médica veterinária enfatiza. Ele deve ser baseado em “antibioticoterapia e terapia de suporte de acordo com o quadro apresentado pelo animal.”