Como fazer o cachorro comer mais devagar

Alguns cães muitas vezes comem mais rápido do que deveriam, as vezes nem chegam a mastigar, apenas engolem a comida o mais rápido possível. Esse tipo de comportamento nem sempre significa fome, pode ser um comportamento obsessivo em torno da comida. Os motivos para esse tipo de comportamento podem variar e também causas certas consequências. Veja agora um pouco mais sobre esse assunto.

O que faz o seu cachorro comer rápido?

As razões que fazem com que seu cachorro coma mais rápido podem ser diversas, entre as principais e mais comuns temos: um sentimento de ansiedade individual, um grande tempo sem ter se alimentado ou um ambiente competitivo com outros animais.

Consequências

Quando o cão começa a comer muito rápido, diversos problemas podem ser gerados, entre eles temos:

• Gases
  • Vômitos logo após a alimentação
  • Má digestão

Veja agora algumas dicas de como evitar que isso ocorra.

Evite ambientes conturbados

Os ambientes que são muito agitados e possuem muita circulação de pessoas fazem com que o cachorro fique mais ansioso e acabe comendo mais rápido, por isso é importante evitar esse tipo de ambiente.

Como fazer o cachorro comer mais devagar

Não recompense ansiedade

Caso no momento em que você for colocar a ração do seu pet ele começar a pular, agitado ou latindo, não dê a comida para que ele se acalme. Espere que ele se acalme sozinho e só dê a comida quando ele estiver quieto.

Divida a refeição em 2 ou 3

Se você dá a refeição do seu cão apenas uma vez ao dia, comece a dividir essa porção em duas ou três. O ideal é que ofereça a mesma quantidade de refeição diária em pequenas porções, deste modo ele não estará faminto na hora de comer.

Não dê atenção na hora da refeição

No momento em que estiver comendo evite dar atenção ao seu cachorro. Ignore o comportamento dele de forma calma e tente afastá-lo. Mesmo que ele continue pedindo, continue o ignorando e afastando até que ele entenda que agindo daquela forma não irá ganhar mais comida.

Deixe seu cão comer sozinho

Caso você tenha mais animais em sua casa, deixe que seu cão coma sozinho. Até que ele aprenda a se relacionar melhor com o alimento, ele deve comer sozinho. Nesses casos o cão fica com o sentimento de proteção e quer garantir que não irá ficar com fome, por isso come mais rápido.