Remédios caseiros para controlar o vômito dos cães

O vômito é um dos problemas mais comuns que atinge os cachorros, sendo uma forma natural para livrar o estômago de uma substância irritante, como alimento estragado.

Se o seu cãozinho está vomitando ultimamente, você deve saber que existem causas simples e mais graves para esse quadro, portanto, é necessário procurar um veterinário para conhecer exatamente qual é o motivo dos vômitos do seu animal de estimação.

Os casos mais simples, como os vômitos sem sangue, podem ser tratados em casa. Neste artigo, conheça alguns remédios caseiros para o seu cão deixar de vomitar.

As causas do vômito em cães

Os casos mais simples de vômito em cães podem ser tratados com remédios caseiros

Em casos mais graves, o indicado é consultar um veterinário (Foto: depositphotos)

Os vômitos dos cachorros podem ser causados por uma série de fatores, dentre os quais estão as infecções virais, bacterianas ou parasitárias; alergias; intolerância alimentar; alimentos tóxicos e substâncias não digeríveis.

Os casos mais simples são vômitos de apenas o que o animal ingeriu (sem sangue, bílis ou outros sinais de alerta), provocados por indisposições passageiras, como tensão emocional e mudança de tipo de ração, por exemplo. Se o seu cãozinho vomitar apenas uma vez e permanecer alerta, provavelmente não é nada grave.

Mas se o bichinho vomitar mais de duas vezes seguidas e demonstrar indisposição, deve ser levado ao veterinário, pois ele pode estar envenenado, intoxicado ou asfixiado.

O tutor também deve estar atento para outros sintomas além do vômito. Se o cão apresentar falta de apetite, barriga muito inchada e/ou dolorida, gengivas pálidas ou amareladas, diarreia, desconforto e dor, ele deve ser levado imediatamente a uma clínica veterinária.

Veja tambémCão vomitou verde: saiba o que pode ser e o que fazer

Remédios caseiros para o cão não vomitar mais

Existem alguns remédios caseiros que podem fazer com que o seu cãozinho pare de vomitar. Lembre-se que o tratamento pode ser feito em casa apenas em casos mais simples.

Confira algumas dicas a seguir:

Água abundante

O cãozinho perde muito líquido com os vômitos e diarreias, por isso, é preciso repô-lo de forma controlada a cada hora. Se o seu animal tiver dificuldade de ingeri-lo, uma maneira de oferecer-lhe água é através de cubinhos de gelo.

Para repor líquidos, as bebidas isotônicas ou carbonatadas também pode ser usadas, mas é preciso consultar o veterinário sobre a dose destes líquidos.

Veja também: Descubra o porquê do seu cão estar vomitando amarelo

Ajudar o animal a expulsar o que lhe fez mal

Se o motivo do vômito foi algo que tenha lhe caído mal, o melhor que o tutor pode fazer é ajudar o seu melhor amigo canino a expulsar e não contribuir com mais alimentos no seu estômago.

A dica é não oferecer nada de comer ao seu cachorro pelo período de 12 horas e, após isso, começar dando apenas 1/8 da sua comida habitual.

Remédios homeopáticos

Os remédios homeopáticos, tais como infusão de regaliz ou camomila, também pode ajudar a aliviar o quadro.

Iogurte

O iogurte ajuda a repor as bactérias benignas do intestino delgado, que acabam se perdendo com fortes diarreias e vômitos.

Veja também: Não sabe se seu cachorro tem verme? Saiba como identificar

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.