, , ,

Elkhound Norueguês – Saiba tudo sobre esta raça

Apesar de pouco conhecido, o elkhound norueguês é um cão com características fortes e admiráveis.

De acordo com o site da American Kennel Club (AKC), quem falou a frase “o cão é o melhor amigo do homem” deveria estar pensando especificamente nesta raça.

Essa associação existe porque o elkhound possui uma forte relação com o tutor, desde os tempos mais remotos.

Por ter sido criada para caçar animais de grandes porte, a raça sempre trabalhou diretamente com o dono. Atualmente, além de exercer essa função também tornou-se um excelente cão de companhia. 

Temperamento e personalidade do elkhound norueguês

Ainda segundo informações da AKC, essa raça possui um temperamento uniforme. Quando treinada, obedece ao tutor sem maiores problemas.

É inteligente e determinado, por isso o cão necessita de orientação firme para entender que o ser humano é o “líder da matilha”.

Elkhound olhando para câmera

Apesar da inteligência, o elkhound norueguês pode apresentar problemas no adestramento (Foto: depositphotos)

Já quando o assunto é referente à personalidade deste animal, vale ressaltar as características mais marcantes, são elas: força, audácia e lealdade.

Mas, não são só essas, uma vez que o elkhound norueguês também é um cachorro confiável, amigável e confiante.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um elkhound norueguês?

Não há registros de venda desta raça no Brasil. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes.

Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situações desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

É um cachorro com alto nível de energia, por isso não é indicado para apartamento.

Além disso, mesmo vivendo em casas com grandes espaços abertos, o tutor precisa passear com o animal dessa raça. Esse tipo de atitude evita um cachorro entediado, destrutivo e obeso.

3. É um bom companheiro para crianças?

Trata-se de um cachorro com instinto protetor, desta forma é uma raça excelente para crianças, inclusive as que são pequenas.

4. Elkhound norueguês late muito?

Quem prefere animais silenciosos não vai gostar de um elkhound norueguês, isto porque o cachorro dessa raça é um latidor nato. Apesar de tranquilo, gosta muito de vocalizar.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

De acordo com a AKC, esse peludo não gosta de ser deixado sozinho por muito tempo. Ele precisa da atenção dos donos e isso é essencial.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A pelagem do elkhound é trabalhosa e precisa de cuidados especiais. Além de cair com mais intensidade nas épocas de muda, o pelo morto cai durante todo o ano.

Comportamento do elkhound norueguês

O comportamento da raça é bem semelhante aos antepassados, pois os cães continuam valentes.

Antigamente, um elkhound norueguês sozinho caçava lobos, alces e até mesmo ursos, por isso não tinha medo de nada. Ainda hoje o animal dessa raça é destemido.

Em casa, pode ser um bom cão de guarda, uma vez que é reservado com estranhos. Já com as pessoas da família, o elkhound é alegre e amigável.

Além disso, é versátil, audacioso e persistente.

Cuidados específicos

Há dois problemas de saúde bem comuns que afetam cães dessa raça com frequência, são eles: atrofia progressiva da retina (APR) e a displasia dos quadris.

No entanto, ambas as doenças podem ser evitadas caso os progenitores passem por testes antes de acasalarem. Isto porque, são enfermidades que podem ser transmitidas hereditariamente.

Filhotes

Os filhotes de elkhound norueguês precisam ser levados para o veterinário desde cedo. Além de realizar exames que verificam a saúde desses pequenos caninos, o médico também deve aplicar a primeira dose da vacina polivalente.

Esse procedimento é repetido de acordo com a orientação do especialista e vai ajudar a desenvolver o sistema imunológico do pet, evitando doenças como parvovirose, cinomose e outras.

Além da questão da saúde, o tutor precisa ficar atento com o aspecto comportamental desses filhotes. Durante a fase inicial da vida é mais fácil introduzir o adestramento.

Desta maneira, é recomendado treinar o elkhound norueguês, ensinando os limites e mostrando quem é o “líder da matilha”.

Curiosidades desta raça

A história do elkhound norueguês é antiga. De acordo com o livro “Cães” escrito pelo PhD em medicina veterinária, Bruce Fogle, ossos revelam a existência de cães como os dessa raça há 5 mil anos. Contudo, os padrões só foram estabelecidos no final do século XIX.

Outra curiosidade relacionada a esta raça é a variação do nome na terra natal. Na Noruega, o elkhound pode ser chamado de gra elghund, nome que descreve tanto a cor do animal como também sua principal presa: “gra” significa alce.

Existe ainda um cachorro que difere dessa raça pela cor. Chamado de elkhound norueguês preto ou sort elkhound, este cão foi desenvolvido entre a Suécia e a Noruega. Além disso, é ainda mais raro que o parente cinza.

Expectativa de vida: 12 a 15 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do elkhound norueguês

Noruega

Galeria de fotos

(Foto: Reprodução AKC)

(Foto: depositphotos)

(Foto: Reprodução AKC)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.