, , ,

Grifo de Caça Tcheco – saiba tudo sobre essa raça

Naturalmente dócil e com facilidade para aprender o adestramento, o grifo é uma raça devotada aos donos

O grifo de caça tcheco foi uma raça utilizada como caçador multifuncional em 1800 na Boêmia, de acordo com o PhD em medicina veterinária e escritor do livro “Cães”, Bruce Fogle. Ainda segundo o que conta o especialista em sua obra, esse cachorro passou por um processo de reconstrução após a Segunda Guerra Mundial.

Também chamado de griffon, o cachorro dessa raça é o resultado de cruzamentos entre bracos alemães de pelo duro e de pelo curto. Atualmente, ainda é um cão raro fora da Eslovaca e dos territórios das Repúblicas Tcheca. No Brasil, por exemplo, é difícil encontrar canis especializados no grifo de caça tcheco.

Temperamento e personalidade do grifo de caça tcheco

Naturalmente dócil e com facilidade para aprender o adestramento. Essas são algumas das características que definem o temperamento do griffon. As vezes pode demonstrar-se obstinado, nessas situações é indicado pulso firme do tutor para controlar o cão.

Grifo de caça tcheco

Grifo de caça tcheco é um cachorro dócil e enérgico (Foto: depositphotos)

Já quando se trata da personalidade desse cachorro, é possível dizer que ele é extrovertido e ansioso. Por isso que torna-se claramente um cão com um alto nível de energia. É ainda confiável e amigável com todos os integrantes da família.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um grifo de caça tcheco?

Um filhote de grifo de caça tcheco pode ser comprado por até R$ 3 mil. A raça ainda é muito rara no Brasil, por isso é importante certifica-se se o animal é mesmo da raça, exigindo pedigree. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

É recomendando criar um cão dessa raça em uma casa bastante espaçosa, para que o animal possa gastar energia com brincadeiras e corridas em ambientes abertos. Apartamento limita o instinto desse cão, por isso não é indicado. De qualquer forma, é importante passear com o peludinho e ainda oferecer exercícios sem guia, buscando lugares seguros.

3. É um bom companheiro para crianças?

De acordo com informações da American Kennel Club (AKC), o griffon é um bom companheiro para as crianças. Isso porque é um cão dócil e que gosta de brincar com a criançada.

4. Grifo de caça tcheco late muito?

Ainda segundo a AKC, a raça não late sempre, apenas quando é necessário. Por isso, é considerado um cão geralmente silencioso.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Grifo de caça tcheco é devotado à família e adora ficar entre as pessoas que ele gosta. Dessa forma, é recomendado que esse animal fique pouco tempo sozinho em casa. Assim ele pode ficar tranquilo e sem apresentar comportamento inadequado.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A pelagem dessa raça é naturalmente grossa, áspera e o pelo não tem tendência a cair. Contudo, são necessárias escovações sazonais, mantendo o casaco limpo e sem queda de pelo.

Comportamento do grifo de caça tcheco

O grifo de caça tcheco pertence ao grupo desportivo, por isso é um cão que exige muitos exercícios diários. Trata-se de um cachorro cheio de energia e versátil. Entre as atividades preferidas dessa raça estão a corrida, caça e até mesmo a natação.

Quem pretende ter um cão desse como um cachorro de estimação precisa levar em consideração que ele precisa de muitos exercícios. A quantidade diária deve ser suficiente para manter o griffon bem tanto mentalmente como também fisicamente.

Características físicas

Cuidados específicos

A doença mais comum nessa raça é a displasia, acometendo o quadril e o cotovelo do cachorro. Nessas situações, o animal começa apresentar dores nos ossos dessas regiões do corpo. Logo o grifo de caça tcheco pode ficar mancando e chorando ao se locomover. Assim que o tutor perceber, é recomendado buscar ajuda veterinária.

Uma forma de evitar problemas como esses, é procurando saber sobre os progenitores do filhote. Displasia pode ser hereditária e criadores responsáveis podem evitar essa predisposição nos filhotes.

Filhotes

Assim como todos os filhotes, os de grifo de caça tcheco precisam ir na primeira consulta com o veterinário antes do segundo mês de vida. Nessa primeira fase, os cães não possuem o sistema imunológico completo, por isso podem sofrer com doenças virais a exemplo da cinomose e parvovirose. As vacinas polivalentes auxiliam na prevenção.

Curiosidades desta raça

O visual do griffon pode parecer descuidado, mas a pelagem é assim mesmo naturalmente. Além disso, a raça apresenta uma barba, que assim como o pelo do corpo, é grossa, áspera e longa. 

Com outros cães e animais menores, como os gatos, a raça pode não se adaptar tão facilmente. Por isso, é mais indicado acostumar o cachorro quando ele ainda é filhote.

Expectativa de vida: 12 a 15 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do grifo de caça tcheco

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.