, , ,

Aprenda como cuidar adequadamente de um cão Whippet

Existem cuidados específicos para se ter com essa raça. O tutor deve ficar atento

Para cuidar de um cão da raça whippet é preciso levar em consideração alguns pontos. Estrutura física do animal, o comportamento típico dele e as características da personalidade e do temperamento são algumas questões.

A raça whippet é conhecida por ter um porte elegante. Sua silhueta graciosa e fina lembra muito a da raça galgo. Apesar de ser ótimo para caça, também é muito dócil, ótimo para ser criado como animal doméstico.

O cão é extremamente gentil com as crianças e sempre apresenta lealdade aos donos, além de ser um excelente companheiro e protetor. Diante dessas informações, o tutor deve saber quais são os cuidados essenciais para essa raça.

Como cuidar adequadamente de um whippet?

Assim como em qualquer outra raça, o whippet precisa ter uma nutrição balanceada. Além disso, é importante manter as vacinações e visitas veterinárias regulares. Só assim o cachorro pode até passar a expectativa de vida, que segundo a American Kennel Club (AKC) é de 12 a 15 anos.

Como é um corredor nato, é importante que o tutor reserve momentos de exercícios para o Whippet

Um dos cuidados básicos é com o pelo desse animal (Foto: depositphotos)

Características físicas

Pelo

O whippet tem características físicas que demandam atenção do tutor. Por exemplo, em determinadas épocas do ano, o pelo da raça fica ralo e ela fica mais suscetível a sentir frio. Nesse sentido, nos períodos mais frios é preciso agasalhar o pet.

Esportista

De acordo com PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle, a função da raça está relacionada ao corpo do cão. “Os longos membros do whippet e seus músculos fortes, aliados à paixão por atividades físicas, produzem um atleta nato”, afirma.

Devido à essas características, a raça é utilizada em corridas profissionais. Ele é tido como o segundo cão mais rápido do mundo, atingindo uma velocidade de 56 quilômetros por hora, perde apenas para o greyhound.

Veja também: As duas raças de cachorros mais rápidas

Por esse aspecto tão forte em cães desse tipo, o tutor precisa estar preparado para oferecer exercícios físicos constantes, caso ele seja apenas um cão de companhia.

Caminhadas, corridas ou brincadeiras com discos são essenciais na vida de um whippet feliz. Principalmente se o cachorro dessa raça for criado em espaços pequenos, como apartamento.

Adestramento

Pelo porte desse animal, facilmente pode “roubar” comidas da mesa. É preciso adestrar, ensinando os comportamentos apropriados e recriminando os errados.

Comportamento

Mesmo com um porte elegante, o whippet é um caçador vigoroso. Assim, pode correr atrás de animais selvagens, pequenos pets e até mesmo carros em movimento.

Com esse tipo de comportamento, é recomendado que o tutor fique atento ao animal quando o mesmo estiver próximo de outros menores, como coelhos. Além disso, o whippet precisa estar com guia em ruas muito movimentadas.

Problemas de saúde

Há ainda doenças comuns no cachorro dessa raça. Problemas de saúde como tireoide ou de coração afetam a qualidade de vida do whippet e podem até diminuir a expectativa de vida. É essencial a busca por auxílio veterinário, descobrindo cedo, fica mais fácil de tratar.

Temperamento e personalidade

Quem quer um cachorro dessa raça precisa levar em consideração que o animal é gentil, afetuoso e muito leal aos tutores. Sendo assim, aprecia ter a companhia dos humanos.

Veja tambémAs raças de cachorro mais quietas

Por esta razão, não é recomendado deixar esse cachorro sozinho por muito tempo. É importante que ele tenha a oportunidade de desfrutar da companhia humana durante muitas partes do dia.

Principais características do whippet

O whippet é afetuoso com os tutores e por isso não deve ser deixado sozinho por muito tempo

Essa raça é ágil e ideal para caça (Foto: depositphotos)

Apesar do aspecto magrinho, o whippet é um cão forte, resistente e que consegue atingir grandes velocidades. Surpreendendo pela sua capacidade em ser ágil é um cão ideal para a caça.

Ele também possui o formato da cabeça longo e um focinho estreito. Seus olhos costumam passar a impressão de que ele está assustado ou triste, mas na verdade eles transbordam muita ternura e amor.

As orelhas de um whippet são pequenas e seu pescoço, assim como sua silhueta, é alongado e fino. Eles costumam medir aproximadamente 50 centímetros e chegam a pesar entre 10 e 20 quilos.

A raça possui pelos curtos e não é muito adepta ao frio. O ideal é criá-lo sempre em ambientes com temperaturas mais amenas e nas épocas frias proporcionar ao whippet um cama aconchegante, bem quentinha. O uso de roupas caninas também está liberado nessas ocasiões.

Veja também: Raças de cachorros que possuem pelo curto

Respeitando todas as características desse tipo de cachorro, é possível conseguir criar esse animal. Cuidar adequadamente de um cão whippet é essencial para dar uma vida saudável e feliz a raça.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.