, , ,

Aprenda como cuidar adequadamente de um cão Whippet

Para cuidar de um cão da raça whippet é preciso levar em consideração alguns pontos. Estrutura física do animal, o comportamento típico dele e as características da personalidade e do temperamento são algumas questões.

A raça whippet é conhecida por ter um porte elegante. Sua silhueta graciosa e fina lembra muito a da raça galgo. Apesar de ser ótimo para caça, também é muito dócil, ótimo para ser criado como animal doméstico.

O cão é extremamente gentil com as crianças e sempre apresenta lealdade aos donos, além de ser um excelente companheiro e protetor. Diante dessas informações, o tutor deve saber quais são os cuidados essenciais para essa raça.

Como cuidar adequadamente de um whippet?

Assim como em qualquer outra raça, o whippet precisa ter uma nutrição balanceada. Além disso, é importante manter as vacinações e visitas veterinárias regulares. Só assim o cachorro pode até passar a expectativa de vida, que segundo a American Kennel Club (AKC) é de 12 a 15 anos.

Como é um corredor nato, é importante que o tutor reserve momentos de exercícios para o Whippet

Um dos cuidados básicos é com o pelo desse animal (Foto: depositphotos)

Características físicas

Pelo

O whippet tem características físicas que demandam atenção do tutor. Por exemplo, em determinadas épocas do ano, o pelo da raça fica ralo e ela fica mais suscetível a sentir frio. Nesse sentido, nos períodos mais frios é preciso agasalhar o pet.

Esportista

De acordo com PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle, a função da raça está relacionada ao corpo do cão. “Os longos membros do whippet e seus músculos fortes, aliados à paixão por atividades físicas, produzem um atleta nato”, afirma.

Devido à essas características, a raça é utilizada em corridas profissionais. Ele é tido como o segundo cão mais rápido do mundo, atingindo uma velocidade de 56 quilômetros por hora, perde apenas para o greyhound.