, , , ,

Cocker spaniel americano – Saiba mais sobre esta raça

O cocker spaniel possui uma aparência que conquista: um porte que não ultrapassa os 39 centímetros e um pelo sedoso

Cocker spaniel americano ou simplesmente cocker spaniel, essa é uma das raças mais populares nos Estados Unidos. De acordo com a American Kennel Club (AKC), este cão ocupa o 29º lugar na lista do órgão que mede a popularidade dos animais.

Toda esta boa fama do cachorro é uma consequência do excelente comportamento e da personalidade encantadora que ele possui. Além disso, o cocker spaniel possui uma aparência que conquista qualquer umcom um porte que não ultrapassa os 39 centímetros e um pelo sedoso.

Temperamento e personalidade do cocker spaniel americano

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que existem dois tipos de cocker spaniel, o inglês e o americano. De acordo com o escritor especializado em animais de estimação, David Alderton, com relação ao temperamento não há diferenças muito significativas entre eles.

O Cocker Spaniel Americano é companheiro, amável e cria laços de carinho facilmente

Este cão ocupa o 29º lugar na lista dos mais populares (Foto: depositphotos)

O cockier spaniel americano é fácil de treinar e precisa de muito exercício para não ficar entediado. Tem um temperamento gentil e amigável. O cão dessa raça adora estar presente nos ambientes onde a família está reunida, pois adora se sentir um membro desse ambiente.

Já com relação a personalidade desse cachorro é possível dizer que é animada e vivaz. Como gosta de aprender e alegrar o tutor, é uma raça ativa, inteligente e fácil de lidar. O contato com o humano é imprescindível, pois é companheira, amável e cria facilmente laços de carinho com as pessoas.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um cocker spaniel americano?

Filhote de cocker spaniel americano se popularizou rápido no Brasil, por isso que é vendido por preços que vão desde R$ 1.500 até R$ 3 mil. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

Mesmo sendo muito animado, o cachorro desta raça pode viver bem em apartamento. Isto porque, é pequeno e não necessita de muito espaço. Entretanto, o dono precisa comprometer-se a levar o animal para passear todos os dias.

3. É um bom companheiro para crianças?

Excelente companheiro para as crianças, o cocker é paciente e adora brincar com os pequenos. Também se dão bem com os adolescentes da casa.

4. Cocker spaniel americano late muito?

De acordo com a AKC, a raça late apenas quando é necessário. É calmo e prefere não fazer barulho.

Veja também: Escovando o pelo: saiba a forma correta de segurar o seu cachorro nesse momento

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Há cães que não gostam de ficar sozinhos e o cocker é um deles. O tutor não deve deixá-lo ficar muito tempo só, pois o cachorro fica triste e pode até responder à solidão de forma negativa.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A pelagem é uma característica que oferece muito trabalho ao tutor desta raça, pois trata-se de um cachorro que solta muito pelo. Por isso, escovações diárias são necessárias e tosa higiênicas devem ser feitas.

Comportamento do cocker spaniel americano

Alegre, o cocker spaniel americano ama passear. O tutor que queira levar um cão dessa raça para casa, deve ter em mente que o animal necessita de caminhadas diárias. Caso contrário, pode se tornar entediado e demonstrar um comportamento destrutivo.

A raça não é necessariamente esportiva, mas é enérgica e precisa dispersar essa energia em atividades úteis. Brincadeiras com bolas é uma indicação divertida para esse animal.

Características físicas

Cuidados específicos

Infelizmente, o cocker spaniel americano pode apresentar muitos problemas de saúde. De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor o livro “Cães”, Bruce Fogle, os criadores responsáveis se esforçam para realizar cruzamentos com cães saudáveis.

Isso porque, a raça pode ter uma gama de disfunções no organismo ocasionadas de forma hereditária. Ainda segundo o especialista, entre os possíveis problemas estão: epilepsia, doenças cutâneas, problemas oculares e até mesmo renais. 

Além disso, devido as orelhas longas esses cães estão mais propícios a desenvolverem infecções. Por isso que a limpeza nessas regiões precisam ser feitas de forma minuciosas e, de preferência, todos os dias.

Tutores responsáveis também precisam ter um cuidado especial com a alimentação da raça. Uma vez que, muitos veterinários relatam que esse é um cão que pode apresentar obesidade com facilidade.

Por fim, um outro cuidado que o interessado pelo cocker spaniel americano precisa ter é com relação a pelagem. Com os pelos abundantes, o cão dessa raça necessita de escovações diárias. Tudo isso para que o cachorro possa apresentar uma pelagem macia, limpa, sedosa e exuberante.

Veja também: Conheça as 10 raças de cães ‘experts’ em fugir dos tutores

Filhotes

Assim como todos os cães, essa raça também necessita das vacinas na fase filhote. O médico veterinário vai orientar sobre a vacinação correta, evitando problemas como cinomose, parvovirose, hepatite etc.

Além da vacinação, o cachorro ainda filhote precisa de vermífugo e métodos que bloqueiem a ação de pulgas e carrapatos. Todas essas medidas ajudam a melhorar a qualidade de vida do cachorro e fazem com que o animal cresça saudável e forte.

Curiosidades desta raça

Como já foi visto anteriormente, existe o cocker spaniel americano e o cocker spaniel inglês. Essa divisão ocorreu devido um desentendimento na década de 30 entre os criadores da raça cocker na América.

Enquanto alguns queriam preservar o instinto caçador do cocker, outros criadores tinha a intenção de usar o animal da raça em exibições. Esse conflito gerou a formação de um novo clube. Assim surgiu uma variedade mais “americanizada” da raça. Em outras palavras, nasceu o cocker spaniel americano.

Nesse sentido, esse animal possui características físicas diferente do seu “parente” inglês. Segundo informações de Bruce Fogle, a versão americana tem cabeça e focinho menores, a cernelha mais baixa e o pelo mais longo, denso e sedoso.

Veja também: Cocker Spaniel Inglês – Saiba tudo sobre esta raça

Outra curiosidade sobre o cocker spaniel americano é que ele ficou mais famoso com o filme “A Dama e O Vagabundo”. A obra cinematográfica da Disney é mundialmente conhecida e conta a história de uma cadelinha (Dama) da raça cocker spaniel e de um cão (Vagabundo) vira-lata.

Expectativa de vida: 10 a 14 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do cocker spaniel americano

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.